Finclass
Home Economia Comissão debate ações de big techs contra PL das Fake News

Comissão debate ações de big techs contra PL das Fake News

Deputado quer discutir abuso de poder por empresas

por Agência Câmara
3 min leitura
(Imagem: Depositphotos)

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta quarta-feira (12) para discutir “a manipulação de informações das big techs contra o PL das Fake News”.

O deputado Ivan Valente (Psol-SP), que pediu o debate, afirma que, no início de abril, o Google lançou campanha publicitária contra o projeto (PL 2630/20).

“Na véspera da anunciada votação do PL 2630, as ações se intensificaram. Google, Meta, Twitter e Spotify atuaram com forte abuso de poder econômico e desinformação para influenciar a opinião pública e os parlamentares contra o referido projeto de lei”, disse.

Finclass

Ivan Valente acrescentou que a ferramenta de busca do Google manteve link para texto assinado pelo diretor de Relações Governamentais e Políticas Públicas do Google Brasil, Marcelo Lacerda, com o posicionamento da empresa sobre o projeto, “baseado em informações inconsistentes”.

O PL das Fake News foi discutido em maio no Plenário da Câmara dos Deputados, mas teve a votação adiada.

Convidados

Foram convidados para a audiência desta quarta, entre outros:
– o secretário nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Wadih Damous;
– a coordenadora para Direitos Digitais do Ministério da Justiça, Estela Aranha; e
– a diretora do Laboratório de Estudos de Internet e Mídias Sociais (NetLab) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Marie Santini.

Confira a lista completa de convidados

A reunião será realizada no plenário 8, às 10 horas.

Finclass

Dinheirama

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.