Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Economia Comissão aprova projeto do Poder Executivo que busca simplificar as emissões de debêntures

Comissão aprova projeto do Poder Executivo que busca simplificar as emissões de debêntures

O projeto faz parte do programa “Simplificação e Desburocratização do Crédito”, do Ministério da Fazenda

por Agência Câmara
3 min leitura
Proposta faz parte de programa do governo para simplificar o acesso ao crédito e estimular investimentos (Imagem: Reprodução/@ freepik)

A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2551/23, do Poder Executivo, que busca simplificar o processo de emissão de debêntures, com o objetivo de reduzir os custos da captação de recursos pelas companhias. O texto altera a Lei das Sociedades Anônimas.

Finclass Vitalício Quadrado

Debêntures são títulos de crédito emitidos por empresas e negociados no mercado de capitais. São consideradas um dos meios para o financiamento de longo prazo das companhias a partir dos recursos de investidores.

O relator, deputado Helder Salomão (PT-ES), recomendou a aprovação. “Com as alterações, garantiremos celeridade e melhorará a capacidade de obtenção de recursos para investimentos pelas companhias, com menor burocracia e riscos relativamente baixos para os investidores”, defendeu o parlamentar.

O projeto faz parte do programa “Simplificação e Desburocratização do Crédito”, do Ministério da Fazenda. Na avaliação do ministério, o procedimento de emissão de debêntures é mais complexo que o de outros instrumentos de dívida, exigindo, por exemplo, que a assembleia geral – a mais alta instância na estrutura de governança das empresas –, aprove as emissões.

A proposta aprovada altera essa regra para permitir que o conselho de administração ou diretoria da companhia (aberta ou fechada) possam aprovar a emissão de debêntures. A finalidade é acelerar o processo de emissão, principalmente para companhias cujas regras de convocação e instalação de assembleia geral determinam prazos mais longos.

O texto dispensa a necessidade de registro da escritura de emissão (documento em que constam as características dos papéis emitidos) em junta comercial, como ocorre hoje. Caberá à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) regulamentar o registro e a divulgação do ato societário das emissões das companhias abertas. Nas companhias fechadas, a regulamentação será feita pelo Poder Executivo.

Finclass Vitalício Quadrado

Separação

Outra inovação proposta é a possibilidade de desmembramento do principal e dos juros das debêntures, que poderão ser negociados separadamente com investidores. Essa técnica, conhecida como stripping, já existe no mercado internacional e no Brasil é adotada para algumas classes de títulos públicos.

O texto permite ainda que o quórum de deliberação da assembleia de debenturistas para alteração da escritura de emissão possa ser reduzido, desde que cumpridos alguns requisitos. A CVM terá de aprovar previamente a redução.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.