Home Economia e Política Arthur Lira cria grupo para discutir regras para redes sociais

Arthur Lira cria grupo para discutir regras para redes sociais

O presidente da Câmara atribuiu a falta de acordo à ação das big techs, que são as multinacionais que controlam as redes sociais

por Agência Brasil
0 comentário

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou nesta quarta-feira (5) os integrantes que formarão o grupo de trabalho (GT) que vai preparar o projeto para definir regras para as redes sociais no Brasil.

A criação do grupo ocorre 57 dias após Lira anunciar a intenção de criar esse colegiado, logo após a repercussão do ataque à Justiça brasileira feito pelo multibilionário Elon Musk, dono da plataforma X, antigo Twitter.

O grupo é composto por 20 parlamentares e terá prazo de 90 dias para concluir os trabalhos, prorrogáveis por mais 90 dias.

“A critério do colegiado e visando à qualificação dos trabalhos, poderão ser realizadas audiências públicas e reuniões com órgãos e entidades da sociedade civil organizada, bem assim com profissionais, juristas e autoridades”, informa o despacho do presidente.

O GT substitui a tramitação do PL 2630/2020, conhecido como PL das Fake News, então sob a relatoria do deputado Orlando Silva (PCdoB/SP).

Segundo Lira, esse PL estava “contaminado” pela discussão ideológica e seria preciso começar o debate do zero.

Em 2023, a Câmara tentou votar o PL relatado por Orlando, mas Lira preferiu retirar o projeto da pauta devido à falta de acordo entre os parlamentares.

Na época, o presidente da Câmara atribuiu a falta de acordo à ação das big techs, que são as multinacionais que controlam as redes sociais.

O governo tem defendido que algum órgão, novo ou já existente, fique responsável por supervisionar as obrigações das empresas que controlam as redes sociais que sejam fixadas na lei.

Já a oposição tem combatido qualquer regra para atuação das plataformas no Brasil.

Confira a lista dos parlamentares que compõem o colegiado:

Dep Ana Paula Leão (PP/MG)
Dep Fausto Pinato (PP/SP)
Dep Júlio Lopes (PP/RJ)
Dep Eli Borges (PL/TO)
Dep Gustavo Gayer (PL/GO)
Dep Filipe Barros (PL/PR)
Dep Glaustin da Fokus (PODEMOS/GO)
Dep Maurício Marcon (PODEMOS/RS)
Dep Jilmar Tatto (PT/SP)
Dep Orlando Silva (PCdoB/SP)
Dep Simone Marquetto (MDB/SP)
Dep Márcio Marinho (REPUBLICANOS/BA)
Dep Afonso Motta (PDT/RS)
Dep Delegada Katarina (PSD/SE)
Dep Aureo Ribeiro (SOLIDARIEDADE/RJ)
Dep Lídice da Mata (PSB/BA)
Dep Rodrigo Valadares (UNIÃO/SE)
Dep Marcel Van Hattem (NOVO/RS)
Dep Pedro Aihara (PRD/MG)
Dep Erika Hilton (PSOL/SP)

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.