Home Cripto Bitcoin devolve ganhos após BlackRock negar reportagem sobre aprovação de ETF

Bitcoin devolve ganhos após BlackRock negar reportagem sobre aprovação de ETF

Por volta das 14:30 (horário de Brasília), o bitcoin, conhecido por sua volatilidade, era negociado em alta de 3,54%, a 28.135 dólares

por Reuters
0 comentário
(Imagem: Reprodução/Freepik/@freepik)

O bitcoin (BTCUSD) subiu repentinamente nesta segunda-feira, antes de devolver quase todos os seus ganhos, após a gestora de ativos BlackRock negar uma reportagem da mídia que dizia que os órgãos reguladores dos Estados Unidos tinham aprovado o pedido da companhia por um ETF.

Por volta das 14:30 (horário de Brasília), o bitcoin, conhecido por sua volatilidade, era negociado em alta de 3,54%, a 28.135 dólares, após subir anteriormente até 10%, a 29.900 dólares, maior nível desde agosto.

A Coin Telegraph, um veículo de notícias especializado em criptomoedas, noticiou mais cedo que a SEC, órgão regulador de mercado dos EUA, havia aprovado uma solicitação da gestora de ativos BlackRock para um fundo de índice (ETF) de bitcoin no mercado à vista, antes de retratar a história mais tarde.

Mas o bitcoin despencou depois que uma repórter da Fox Business disse na rede social X que a BlackRock havia desmentido a reportagem.

A BlackRock confirmou posteriormente à Reuters que “a solicitação de iShares Bitcoin ETP ainda está sob análise pela SEC”. Fontes próximas à SEC também confirmaram que o pedido ainda está pendente.

(Imagem: Reprodução/Facebook/BlackRock)
(Imagem: Reprodução/Facebook/BlackRock)

“Os mercados de cripto acabaram de mostrar o quão sensíveis são a qualquer potencial boa notícia, com sua recuperação prematura hoje em meio aos rumores da aprovação de um ETF de bitcoin à vista”, disse Ben Laidler, estrategista de mercados globais da eToro.

Em uma publicação no X, a Coin Telegraph pediu desculpas por sua publicação anterior, que disse “levar à disseminação de informações imprecisas”.

“Uma investigação interna está em andamento. Estamos comprometidos com a transparência e compartilharemos os resultados da investigação com o público assim que ela for concluída dentro de 3 horas”, disse o veículo, que também excluiu sua publicação inicial.

Os mercados de criptoativos têm aguardado notícias sobre vários pedidos de ETF de bitcoin à vista pendentes, que, se aprovados, deverão impulsionar o investimento no setor.

A SEC até então negou todos os pedidos de ETF de bitcoin à vista, alegando que os requerentes não demonstraram que podem proteger os investidores da manipulação do mercado.

“O movimento mostra o quão monomaniacamente obcecado é o mercado de bitcoin com os próximos ETFs à vista”, disse Joseph Edwards, chefe de pesquisa da empresa de criptoativos de Londres Enigma Securities.

Embora a notícia sobre a aprovação de um ETF de bitcoin à vista pela SEC nesta segunda-feira tenha sido um “alarme falso”, também foi um “bom ensaio geral” para quando o órgão regulador tomar uma decisão final sobre as solicitações, disse Lucas Kiely, diretor de investimentos da Yield Aplicativo.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.