Home Finanças Pessoais Começar a investir em ações: passo a passo

Começar a investir em ações: passo a passo

As ações são investimentos de renda variável, ou seja, seu retorno não pode ser quantificado no momento da compra

por Blog do Serasa
3 min leitura

Ações são “pedaços” de empresas disponibilizadas para serem compradas e vendidas na Bolsa de Valores do Brasil (B3), por exemplo.  

Quando um investidor compra uma ação, ele se torna acionista da empresa. Essa ação pode valorizar ou desvalorizar, ou seja, pode dar lucro ou prejuízo ao acionista. É por isso que a renda extraída dessas operações é chamada de variável.  

Como obter lucro a partir de ações

As ações são investimentos de renda variável, ou seja, seu retorno não pode ser quantificado no momento da compra. Trata-se, portanto, de um investimento de risco: a pessoa pode ou não ter lucro. 

No caso das ações, o lucro ou prejuízo está diretamente ligado ao desempenho da empresa no mercado, além de fatores econômicos e políticos. 

Por isso, para aumentar as chances de obter lucro com a compra e venda de ações, é preciso escolher papéis de empresas de boa reputação, boa gestão e com tendência para solidez e crescimento. Ainda assim, oscilações no preço das ações podem ocorrer. 

Tipos de ações na bolsa

Depois de entender o que são ações, é hora de conhecer os tipos como elas são classificadas na B3. Os dois tipos principais são: ações ordinárias e ações preferenciais. 

Ações ordinárias (ON) 

Garantem ao acionista o direito à participação e ao voto em decisões da empresa. Essa garantia depende da quantidade de papéis que o investidor compra quanto mais ações ordinárias o investidor tem, maior o poder de participação.  

As ações ON apresentam o número 3 logo após o código da empresa. Exemplos: VALE3 (empresa: Vale); RENT3 (empresa: Localiza); PETR3 (empresa: Petrobras).  

Ações preferenciais (PN) 

São papéis cujo foco é o recebimento dos dividendos e outros tipos de compensação, como os chamados juros sobre capital próprio.

Nesse caso, os acionistas não têm poder de voto nas decisões da empresa, mas recebem uma porcentagem maior de lucro.  

Como uma empresa vende ações na bolsa?

Esta é uma dúvida frequente quando paramos para estudar o que são ações. Afinal, como uma empresa consegue disponibilizar lotes de ações na Bolsa de Valores? 

Quando uma empresa atinge certo grau de maturidade e relevância no mercado, ela pode optar por se tornar uma empresa de capital aberto, disponibilizando parte dela em forma de ações para que outros investidores injetem dinheiro em troca de distribuição de lucros. 

(Imagem: Reprodução/Site oficial B3)
(Imagem: Reprodução/Site Oficial B3)

Em resumo, a empresa de capital aberto passa por 3 fases ao entrar na B3: 

• IPO: é o evento de entrada da empresa na Bolsa de Valores. A sigla quer dizer Initial Public Offering, traduzido como Oferta Pública Inicial.  

• Mercado primário: depois da oferta pública inicial na B3, a próxima fase é a negociação dos investidores direto com a empresa. Ou seja, o dinheiro das ações compradas vai direto para a empresa. 

• Mercado secundário: depois que todas as ações forem compradas, elas passam a ser negociadas entre investidores. Ou seja, uma pessoa X que tem lotes de ações da empresa pode vender para outra pessoa Y, que também pode comprar ações da pessoa Z. 

Começar a investir em ações: passo a passo

Agora que vimos o que são ações, vamos aos passos básicos para começar a investir:

  1. Abra uma conta em uma corretora de valores: a corretora é uma instituição autorizada a intermediar a compra e venda de ações. Só é possível investir em ações por meio de corretoras autorizadas. Confira a lista completa no site da Bolsa de Valores.  
  2. Acesse o Home Broker da corretora: Home Broker é o nome da plataforma on-line disponibilizada pela corretora com todas as ações do dia disponíveis para compra e venda. 
  3. Compre as ações no horário do pregão: de segunda a sexta-feira, a Bolsa de Valores abre o pregão (o horário em que as ações podem ser comercializadas). Ele se inicia às 10h e termina às 17h55.    
  4. Decida se comprará ações por lote ou unidade: há duas formas de comprar ações – por lotes com 100 ações (chamado de lote padrão) ou por unidade, de 1 a 99 unidades de ações (chamado de mercado fracionário).  
  5. Avalie as características das ações: verifique liquidez, riscos, características da empresa, valores de compra e todos os detalhes antes de fechar negócio. 
  6. Compre as ações por uma ordem de compra: ao escolher as ações para comprar, basta seguir os passos da corretora, que no final das etapas gerará uma ordem de compra. O prazo para que a compra seja concretizada é de 2 dias úteis

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.