Home Economia e Política Comissão aprova tempo em dobro para exames da CNH a pessoas com TDAH

Comissão aprova tempo em dobro para exames da CNH a pessoas com TDAH

Além do TDAH, projeto que muda prova da CNH inclui pessoas com deficiência auditiva, dislexia e Transtorno do Espectro Autista (TEA)

por Agência Câmara
0 comentário
Provas

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência aprovou nesta terça-feira (1º) projeto que concede o dobro de tempo na realização dos exames exigidos para tirar a carteira de habilitação às pessoas com deficiência auditiva, dislexia, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem, conforme regulamento.

O Projeto de Lei 3031/22 recebeu parecer favorável da relatora, deputada Dayany Bittencourt (União-CE). “A proposição representa um avanço ao inserir em lei essa garantia e com alcance para todos os exames necessários à obtenção da Carteira Nacional da Habilitação (CNH)”, disse a relatora.

A proposta foi aprovada na forma de um substitutivo apresentado pela deputada, que altera o Código de Trânsito Brasileiro.

O texto original, do ex-deputado Francisco Jr. (GO), prevê que pessoas com dislexia terão “tempo adicional” nos exames. Bittencourt substituiu a expressão por “tempo em dobro” e incluiu as outras condições.

Os exames cobrados na primeira habilitação são de aptidão física e mental, de legislação do trânsito (escrito), de noções de primeiros socorros e de direção veicular (exame prático).

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.