Por que investimos? Simples: porque queremos ganhar dinheiro. O que fazer com esse dinheiro é outra história.

Quem nunca recebeu uma ligação ou um convite face a face do gerente do banco para colocar seu dinheiro num título de capitalização? E muita gente aceita! Porque não conhece os detalhes do produto, que mais se parece com uma mistura de bolão com loteria. Título de capitalização não é investimento, é jogo, e se você não ganha, perdeu dinheiro, pois a inflação vai devorar uma parte de suas parcelas que não são corrigidas no mesmo ritmo.

É a falta de conhecimento sobre investimentos (ou de modo geral, falta de educação financeira) que faz com que muitas pessoa entrem numa barca furada, colocando o suado dinheiro em produtos que vão fazer ele diminuir ainda mais.

Cabe aqui uma observação: não nos entendam mal quando damos estes exemplos usando o gerente do banco. Ele até pode te ajudar a conhecer mais sobre investimentos, mas há um forte conflito de interesses que ele precisa administrar: por um lado, ele sabe o que realmente é bom e ruim para você, por outro, ele tem metas a alcançar para o banco, e essas metas envolvem produtos que são ótimos para o banco e péssimos para o cliente.

Assim, concluímos que o único modo de você estar verdadeiramente protegido, é aprender sobre investimentos e você mesmo cuidar do seu dinheiro. Sim, dá um pouco de trabalho, mas acredite, é mais fácil que ganhar o próprio dinheiro. Se você se empenha tanto para isso, porque não se empenhar um pouco para aprender a fazer seu dinheiro crescer?

Esse é um dos nossos convites e desafios que lançamos para você em 2016: mude sua vida financeira!

E para você conhecer mais sobre esses produtos que os bancos oferecem aos clientes (a caderneta de poupança, por exemplo, hoje, é outra “bomba”), a Empiricus, nossa parceira de conteúdo, através de seu canal de finanças pessoais Criando Riqueza, preparou um relatório interessante contendo os 7 investimentos mais oferecidos pelos bancos a seus clientes.

Com ele você irá aprender o que realmente são estes “investimentos” e irá tirar suas próprias conclusões. Então, clique aqui para ser direcionado para a página exclusiva que o Criando Riqueza preparou para o download do material.

Até a próxima!

Nota: Esta coluna é mantida pela Empiricus, que contribui para que os leitores do Dinheirama possam ter acesso a conteúdo gratuito de qualidade.

Foto “bank manager”, Shutterstock.

Criando Riqueza
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários