O CPF é, sem dúvida, um dos documentos mais importantes para a vida financeira. Quer seja para confirmar seus dados, quer seja para ver se o nome está sujo, consultar CPF é bastante comum.
- Ibovespa: Veja os destaques de hoje; Yduqs desabou mais de 5%
- Mercado ainda não precificou a JBS (JBSS3), aponta Santander
- Dólar pode ir a R$ 7,30 em 2025 só por culpa do governo, diz BTG
- BC deveria desistir da Selic para controlar a economia: entenda
- Regulamentação da reforma tributária é sancionada; conheça a nova lei
E com a tecnologia jogando a favor, essa atividade se tornou ainda mais simples e prática. Afinal, hoje é possível descobrir irregularidades e até negociar dívidas pela internet.
Saber de tudo isso é fundamental, já que o Brasil fechou 2021 com recorde no número de inadimplentes. Em outras palavras, mais de 76% das famílias estão endividadas.
Na dúvida se você faz parte desse percentual? Então, a consulta do CPF é o primeiro passo que você deve ter em mente para se livrar das pendências.
Acompanhe o texto a seguir e saiba como ela pode ser feita:
Importância do CPF
Compreender o que é CPF e sua importância é essencial para ter uma vida financeira mais organizada. Isso porque o Cadastro de Pessoa Física é um documento imprescindível para a realização de muitas atividades formais.
Emitido pela Receita Federal, o CPF é o meio de identificação na declaração anual do Imposto de Renda. Dessa forma, ele deve ser expedido a partir dos 12 anos de idade. O intuito é a inclusão de dependentes na declaração do IR por parte dos responsáveis legais. Mas, não é só nesse campo que o CPF é imprescindível.
O documento é exigido em uma série de atividades, por exemplo:
- Abertura de contas;
- Tomada de empréstimos e financiamentos;
- Emissão de cartão de crédito e mais.
O CPF é também utilizado em concursos públicos e matrículas em universidades. Além disso, é fundamental para a emissão da Carteira de Trabalho. Por isso, é tão importante tê-lo sempre regularizado.
Como consultar CPF online?
É comum não se lembrar dos 11 dígitos clássicos do CPF em alguns casos. Como resultado, muitas pessoas se veem de mãos atadas na hora de precisar do documento.
Além disso, há situações em que o documento encontra-se inválido, sendo necessária a consulta para fins de regularização. Dessa forma, há diversas maneiras de consultar CPF online. Então, confira as principais:
Pelo RG
A cédula de identidade continua sendo o documento de identificação principal de muitos brasileiros. E agora, com as novas atualizações, ela vem acompanhada do CPF em um mesmo documento.
Portanto, você pode consultar os dados no próprio RG, caso tenha uma versão atualizada da carteira de identidade.
Pelo nome da mãe
Outra forma que as pessoas tentam descobrir o CPF é pelo nome da mãe. Mas, atenção: apenas esse dado não é o suficiente para a emissão dos 11 dígitos.
Ou seja, não é possível consultar o CPF apenas com o nome da mãe. Quer seja por meios físicos, quer seja online, a Receita Federal pede mais dados para liberar os CPFs de terceiros.
Você pode tentar consultar o CPF pelo nome da mãe junto com o nome da cidade. Afinal, quanto mais dados, mais seguro para liberar o documento. Mas ainda assim, não há garantia de que vai conseguir.
Pela data de nascimento
Desde 2017, o CPF passou a ser inserido em outro documento comumente exigido dos brasileiros: a Certidão de Nascimento. Dessa forma, a data de nascimento é uma alternativa a mais para descobrir os dados de CPF de um terceiro.
Caso a certidão não esteja atualizada, o processo vale da mesma forma que a consulta por nome de mãe. É necessário reunir mais informações para que a pesquisa seja eficiente de fato.
Consultar CPF pelo nome
Não é possível consultar o CPF pelo nome completo de uma pessoa de forma gratuita e online. Apenas empresas que concedem crédito e a própria Receita Federal conseguem fazer consulta de CPF pelo nome.
Embora algumas pessoas afirmem que conseguem fazer isso, na verdade é um golpe. Cuidado para não cair em fraudes na internet.
Consultar dívidas no CPF
Como dito anteriormente, o número de inadimplentes no Brasil tem aumentado significativamente. Essa é uma das motivações para consultar CPF: verificar nome limpo ou se há irregularidades sobre o documento.
O primeiro passo para organizar as finanças é compreender o tamanho da dívida. E a melhor forma de fazer isso é consultando as informações que constam em portais especializados. Com eles, é possível consultar CPF grátis e fácil com poucos cliques.
Dois sites são bastante conhecidos dos consumidores: a Serasa e SPC. O primeiro está ligado aos serviços financeiros e de crédito. Já o SPC disponibiliza informações sobre dívidas em empresas comerciais e estatais.
Consulta CPF na Serasa
O recurso disponibilizado pelo Serasa é um dos mais conhecidos do mercado. Por meio do site, você pode consultar o CPF gratuitamente, e ainda participar de renegociações de dívidas. Para consultar seus informes, basta fazer um cadastro simples na plataforma. Confira o passo a passo:
- Acesse o portal do Serasa;
- Digite o número do CPF na tela inicial e clique em “Consultar Agora”;
- Preencha as informações de cadastro: CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e senha;
- Confira o código de verificação que é enviado por e-mail ou SMS;
- Digite o código recebido e clique em “Confirmar código”.
Como consultar CPF no SPC
O aplicativo do SPC Consumidor é outra alternativa para quem deseja consultar CPF. De forma prática e gratuita, é possível checar também o score financeiro. Isto é, a nota de crédito dada para as suas movimentações financeiras.
Lembre-se: quanto mais em dia você estiver com as contas, maior o seu score. Para fazer o seu cadastro no SPC Brasil, realize os seguintes passos:
- Em primeiro lugar, acesse o portal do Cadastro Positivo e clique em “criar acesso”;
- Em seguida, digite os dados solicitados: CPF, nome, data de nascimento, endereço e e-mail;
- Valide o email ou telefone e defina uma senha de acesso;
- Baixe o aplicativo Google Authenticator gratuitamente na Google Play ou na Apple Store;
- Escaneie o QR Code e insira o código de acesso para o portal;
- Acesse a página e clique em “Consultar CPF grátis”;
- Por fim, faça seu login.
Conclusão
A consulta de CPF é imprescindível para muitas atividades cotidianas. Em especial, para a abertura de contas, a tomada de empréstimos ou mesmo para regularizar situações de dívidas. As ferramentas disponibilizadas pela Receita Federal contribuem para um orçamento mais organizado e bem estruturado.
O portal da Receita Federal oferece ainda diversas comodidades para os usuários. Você pode consultar CPF, analisar a regularização de dados e solicitar outros documentos.
Gostou do conteúdo? Mantenha-se atualizado sobre as principais informações envolvendo finanças pessoais e aproveite para conferir outros textos aqui no Dinheirama. Confira nossas dicas para manter o seu orçamento em dia!