Home Finanças Pessoais Conta de luz: governo anuncia fim da tarifa extra na energia

Conta de luz: governo anuncia fim da tarifa extra na energia

por Redação Dinheirama
0 coment√°rio

O governo federal anunciou, nesta quarta-feira (6), o fim da bandeira de escassez hídrica, que estava ativa há 6 meses. Essa bandeira tarifária gerava uma taxa extra na conta de luz e pesava no bolso dos consumidores.

A saber, ela tinha o gasto extra de R$14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos de energia elétrica.

De acordo com o presidente da Rep√ļblica, a conta de luz ter√° redu√ß√£o de cerca de 20%. Entretanto, saiba que a medida entra em vigor a partir do dia 16 de abril.

Tarifa extra na conta de luz

Essa tarifa extra foi aprovada em meio à crise hidrológica que afetou o nível dos reservatórios das hidrelétricas em 2021. A saber, as usinas são a principal fonte geradora de energia elétrica no país. E, conforme o governo, foi a pior seca em 91 anos.

“Em 2021, o Brasil enfrentou a pior seca j√° registrada na hist√≥ria. Para garantir a seguran√ßa no fornecimento de energia el√©trica, o pa√≠s utilizou todos os recursos dispon√≠veis.”

Conforme nota do MME, reproduzida pelo presidente da Rep√ļblica.

Al√©m disso, o governo federal teve que tomar medidas excepcionais. “Com o esfor√ßo dos √≥rg√£os do setor, o pa√≠s conseguiu superar esse desafio”. Desse modo, os reservat√≥rios est√£o muito mais cheios que no ano passado e o risco de faltar energia foi totalmente afastado.

O reservat√≥rio da usina de Furnas, por exemplo, terminou o m√™s de mar√ßo acima de 80% de seu volume √ļtil. O governo informou ainda que retomou a opera√ß√£o da Hidrovia Tiet√™-Paran√°, que ficou interrompida por sete meses.

Conta de luz - Dinheirama
Crédito: Unsplash

Dicas para economizar energia elétrica

  • Chuveiro
  1. Tente limitar o tempo do banho em 10 minutos;
  2. Limpe a sa√≠da d’√°gua do chuveiro, pois √© comum entupir e isso diminui a vaz√£o;
  3. Coloque no modo ver√£o se n√£o estiver muito frio.
  • Aparelhos eletr√īnicos
  1. Desligue da tomada os aparelhos/computadores em stand by ou no modo “sleep”;
  2. Tire os carregadores da tomada quando n√£o estiver usando;
  3. Se for viajar ou ficar um período mais longo fora de casa, tire tudo da tomada. Assim você evita gasto de energia dos aparelhos em stand by.
  • Geladeira
  1. Nunca seque roupa atr√°s da geladeira ‚Äď isso causa desgaste no compressor e, al√©m de consumir mais energia, diminui sua vida √ļtil;
  2. Não instale a geladeira ao lado do fogão ou em local ensolarado, pois a temperatura quente irá forçar o motor a trabalhar mais a fim de regular a temperatura;
  3. Para saber se a geladeira está desperdiçando energia, faça o teste do papel. Pegue uma folha, prenda na porta e tente puxar. Se a folha sair facilmente está na hora de trocar a borracha.
  • Ilumina√ß√£o
  1. Instale l√Ęmpadas de LED ‚Äď as incandescentes consomem mais energia e duram menos;
  2. Prefira cores claras nas paredes para n√£o precisar acender a luz durante o dia;
  3. Se trabalha em casa ou tem um escritório, prefira colocar a mesa próxima da janela;
  4. Mantenha as luminárias limpas para que possam oferecer a iluminação ideal;
  5. Sempre apague a luz ao sair do c√īmodo, mesmo que seja “rapidinho”.
  • M√°quina de lavar
  1. Procure acumular roupa o suficiente para encher a m√°quina;
  2. Se a roupa n√£o estiver muito suja, use ciclos mais curtos de lavagem;
  3. Para camisetas e camisas, procure estendê-las no varal presas a cabides de plástico. Assim secarão com menos vincos e você não precisará perder muito tempo e energia ao passar.

Evite gambiarras

Usar diversas extens√Ķes de tomada causa desperd√≠cio de energia e ainda √© perigoso. Reparar resist√™ncia do chuveiro que n√£o est√° funcionando direito √© um risco desnecess√°rio e que consome mais ‚Äď prefira troc√°-la por uma nova e siga as orienta√ß√Ķes do manual para uma troca sem perigos.

E a√≠, voc√™ j√° faz algumas das coisas que listamos? Siga essas dicas e no m√™s seguinte compare as suas contas. Voc√™ ver√° a diferen√ßa! 

Por fim, lembre-se: ao comprar equipamentos eletr√īnicos, prefira aqueles com o selo Procel de Economia de Energia da Categoria A.

O Dinheirama √© o melhor portal de conte√ļdo para voc√™ que precisa aprender finan√ßas, mas nunca teve facilidade com os n√ļmeros.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informa√ß√£o e atesta a apura√ß√£o de todo o conte√ļdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que n√£o faz qualquer tipo de recomenda√ß√£o de investimento, n√£o se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.