Home Economia e Política Governo central tem superávit primário de R$ 11,1 bi em abril

Governo central tem superávit primário de R$ 11,1 bi em abril

O resultado, que compreende as contas de Tesouro, Banco Central e Previdência Social, veio no mês passado abaixo do saldo positivo de 13,35 bilhões de reais projetado por analistas em pesquisa da Reuters

por Reuters
0 comentário

O governo central registrou superávit primário de 11,1 bilhões de reais em abril, ante um saldo positivo de 15,6 bilhões de reais no mesmo mês do ano passado, informou o Tesouro Nacional nesta terça-feira.

O resultado, que compreende as contas de Tesouro, Banco Central e Previdência Social, veio no mês passado abaixo do saldo positivo de 13,35 bilhões de reais projetado por analistas em pesquisa da Reuters.

De acordo com o Tesouro, o saldo de abril é fruto de uma alta de 12,4% acima da inflação na despesa total, na comparação com o mesmo mês de 2023, enquanto a receita líquida — que exclui transferências para governos regionais — teve crescimento real de 8,4%.

O saldo positivo nas contas dá fôlego ao governo na busca por uma melhora da trajetória fiscal. A meta para o resultado primário deste ano foi mantida pela equipe econômica em déficit zero, enquanto alvos mais ousados para os próximos anos acabaram afrouxados diante da dificuldade de avançar com toda a agenda fiscal no Congresso.

Em sua mais recente revisão das projeções para o ano, feita neste mês, a equipe econômica estimou que fechará 2024 com um déficit primário de 14,5 bilhões de reais, uma piora em relação ao saldo negativo de 9,3 bilhões de reais projetado em março, mas ainda dentro da margem de tolerância estabelecida pelo arcabouço fiscal.

Dinheirama

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.