Home Mercados Ibovespa: veja os 8 destaques desta sexta; MRV recua 4%

Ibovespa: veja os 8 destaques desta sexta; MRV recua 4%

Por volta de 11h15, o Ibovespa recuava 0,75%, a 123.375,67 pontos

por Reuters
3 min leitura

¬†O Ibovespa (IBOV) recuava nesta sexta-feira, no √ļltimo preg√£o do semestre, ap√≥s marcar m√°xima em um m√™s na v√©spera, com a√ß√Ķes sens√≠veis √† economia dom√©stica sofrendo diante de nova alta na curva de juros por preocupa√ß√Ķes com o cen√°rio fiscal.

Por volta de 11h15, o Ibovespa recuava 0,75%, a 123.375,67 pontos, mas ainda caminhando para um resultado positivo na semana, com um ganho de 1,68% acumulado até o momento.

Nesta manh√£, o presidente Luiz In√°cio Lula da Silva voltou a criticar o patamar atual da taxa Selic, a 10,50% ao ano, afirmando que o n√≠vel dos juros √© “irreal” diante de uma infla√ß√£o que est√° “controlada”.

Também reiterou que os recentes ganhos do dólar contra o real são consequência de especulação com derivativos.

A pauta dom√©stica, por sua vez, mostrou que o setor p√ļblico consolidado registrou um d√©ficit prim√°rio de 63,895 bilh√Ķes de reais, pior do que as expectativas no mercado e acima do saldo negativo um ano antes.

De acordo com um gestor ouvido pela Reuters, o que está realmente preocupando o investidor no médio e longo prazos, principalmente os locais, é o quadro fiscal, quais os próximos passos do governo em relação a medidas fiscais.

“E, obviamente, as palavras do presidente t√™m um peso grande em rela√ß√£o ao que pode acontecer… ent√£o, o mercado se antecipa a isso e se v√™ eventualmente estresse no d√≥lar, principalmente, mas tamb√©m na curva de juros, e depois na bolsa.”

As preocupa√ß√Ķes com o quadro dom√©stico ofuscavam o potencial efeito positivo do exterior, onde dados mostrando desacelera√ß√£o na infla√ß√£o ao consumidor dos Estados Unidos apoiavam ganhos em Wall Street e varia√ß√Ķes modestas nos Treasuries.

O índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) ficou estável em maio, após aumento de 0,3% em abril, em linha com o esperado, segundo dados do Departamento de Comércio dos EUA. Em 12 meses, passou de 2,7% para 2,6%.

De acordo com o estrategista-chefe da Avenue, William Castro Alves, a leitura do PCE parece ser positiva sob o ponto de vista do combate à inflação, ainda que a queda dos gastos pessoais denote uma desaceleração da economia.

“Ainda √© prematuro para afirmar em cortes de juros, mas o dado de hoje deixa o cen√°rio aberto para que tal possibilidade possa se materializar na reuni√£o de setembro, caso vejamos mais evolu√ß√£o positiva na infla√ß√£o at√© l√°”, acrescentou.

Destaques

¬†Ita√ļ (ITUB4)¬†recuava 1,11% e Bradesco¬†(BBDC4)¬†cedia 0,72%, em sess√£o negativa para os bancos do Ibovespa, dado o clima mais negativo com o cen√°rio dom√©stico.

BTG Pactual (BPAC11) mostrava decr√©scimo de 1,86%, tendo ainda no radar o an√ļncio da aquisi√ß√£o do M.Y. Safra Bank, institui√ß√£o financeira fundada nos Estados Unidos.

¬†MRV¬†(MRVE3) ca√≠a 4,89%, conforme setores sens√≠veis √† economia voltavam a sucumbir ao avan√ßo das taxas futuras de juros em meio a preocupa√ß√Ķes com o quadro fiscal do pa√≠s e novas declara√ß√Ķes do presidente Lula. O √≠ndice do setor de imobili√°rio na B3 cedia 1,76%, enquanto o de consumo perdia 2,21%. ¬†Magazine Luiza (MGLU3)¬†recuava 3,93%.

Vale (VALE3) avançava 0,83%, endossada pela alta dos futuros do minério de ferro na China, onde o contrato mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian subiu 0,18%.

No noticiário sobre a mineradora, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou a companhia para que pague reparação por tragédias de Mariana e Brumadinho, enquanto a companhia anunciou que concluiu a venda de fatia na PT Vale Indonesia.

¬†Petrobras (PETR4) subia 0,29%, em dia de varia√ß√Ķes modestas dos pre√ßos do¬†petr√≥leo no exterior. A companhia tamb√©m informou que seu conselho de administra√ß√£o elegeu nesta sexta-feira tr√™s novos integrantes da diretoria apontada pela nova presidente-executiva da estatal, Magda Chambriard.

O Dinheirama √© o melhor portal de conte√ļdo para voc√™ que precisa aprender finan√ßas, mas nunca teve facilidade com os n√ļmeros.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informa√ß√£o e atesta a apura√ß√£o de todo o conte√ļdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que n√£o faz qualquer tipo de recomenda√ß√£o de investimento, n√£o se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.