Já está disponível para download, no site da Receita Federal, o Programa Gerador da Declaração (PGD), para fazer a Declaração de Imposto de Renda 2013 – IRPF 2013. Você já pode baixá-lo e, assim, começar a preencher sua Declaração de Ajuste Anual referente ao ano de 2012.
O prazo para entrega da Declaração de Imposto de Renda 2013 vai de 1º de março a 30 de abril. O Receitanet, programa para a transmissão da declaração, também já está disponível no site. Uma facilidade foi implementada no programa deste ano: empresas usadas na declaração passada poderão ser “puxadas” para a declaração deste ano.
Ou seja, existe uma opção em que você pode reproduzir as empresas relacionadas em declarações anteriores (pagadoras ou recebedoras). Ao clicar na palavra “todos”, a relação das entidades passará a integrar imediatamente o Programa atual, sem a inclusão de quaisquer valores, o que deverá ser feito manualmente.
Na hora de preencher sua Declaração de Imposto de Renda, atenção para o maior detalhamento da ficha de rendimentos isentos e não tributáveis e a separação das fichas pagamentos efetuados e doações efetuadas. O índice de correção da tabela de imposto de renda foi de 4,5%. Assim, ficam obrigados a entregar a Declaração de Ajuste Anual os contribuintes que receberam a partir de 24.556,65 reais em rendimentos tributáveis em 2012.
Quem optar pela declaração simplificada terá direito ao mesmo percentual de abatimento que no ano passado, 20%. O limite de desconto, porém, subiu para 14.542,60 reais. Quem usar a declaração completa poderá contar com abatimento de 1.974,72 reais por dependente, até 3.091,35 reais com gastos de educação e até 985,96 reais para os pagamentos feitos para o INSS de um empregado doméstico (desde que esta quantia não ultrapasse 6% do IR devido).
As regras e os detalhes sobrem quem precisa declarar Imposto de Renda e como deve ser feita a Declaração de Imposto de Renda já foram publicados por aqui – clique e leia mais. Segundo informações oficiais, a Receita Federal espera que, neste ano, sejam entregues 26 milhões de declarações, um recorde em relação aos anos anteriores.
Para download dos programas do IRPF 2013, clique aqui.
Guia Dinheirama de Imposto de Renda 2013:
- Regras para declaração de Imposto de Renda
- Download: programa para declarar Imposto de Renda
- Como fazer a declaração de Imposto de Renda?
- Como declarar despesas médicas no Imposto de Renda
- Como declarar imóvel no Imposto de Renda
- Declaração de Imposto de Renda de investimentos e renda variável
- Declaração de Imposto de Renda de Operações Day Trade (IRPF 2012/2013)
- Isenção de Imposto de Renda sobre ganhos no mercado de ações – IRPF 2012/2013
- Declaração de Imposto de Renda – Ações e renda variável (IRPF 2012/2013)
Fonte: R7. Imagem de freedigitalphotos.net.