Topo Flávio Augusto Desk 2
Home Economia Lula diz que é preciso saber se desoneração também vai beneficiar trabalhadores

Lula diz que é preciso saber se desoneração também vai beneficiar trabalhadores

Na noite da quarta-feira, a Câmara aprovou o projeto que prorroga por mais quatro anos a desoneração da folha de pagamentos de 17 setores

por Reuters
Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira que a discussão sobre a desoneração no Congresso deve levar em conta se a medida beneficiará trabalhadores, e não apenas empresários, um dia após a Câmara dos Deputados aprovar um projeto que prorroga a desoneração da folha de pagamentos para 17 setores da economia.

Flávio Augusto Quadrado 2

Em cerimônia de anúncio de projetos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Teresina, Lula afirmou ainda que quando uma desoneração é aprovada, quem perde receita “no fundo” são os municípios.

“Cada vez que for discutir desoneração, é preciso cuidar de colocar os empresários, os trabalhadores e o governo, porque é preciso saber se a desoneração vai beneficiar só o empresário ou se vai beneficiar os trabalhadores, que trabalham naquela empresa e têm o direito de ganhar alguma coisa pelo benefício que o governo deu”, defendeu o presidente.

Na noite da quarta-feira, a Câmara aprovou o projeto que prorroga por mais quatro anos a desoneração da folha de pagamentos de 17 setores, que acabaria no fim do ano. O projeto retorna ao Senado, para que sejam analisadas as alterações promovidas pelos deputados.

Pelas regras atuais, vigentes até 31 de dezembro de 2023, empresas de 17 setores podem substituir a incidência da contribuição previdenciária patronal sobre a folha de salários pela incidência sobre a receita bruta. A proposta aprovada pela Câmara na véspera prorroga esse regime até 31 de dezembro de 2027.

O texto aprovado pelos deputados incorporou uma mudança para acalmar preocupações de parlamentares em relação aos municípios e modifica os critérios para o cálculo de redução da alíquota de contribuição previdenciária desses entes federativos.

Flávio Augusto Quadrado 2

Em Teresina, Lula voltou a mostrar otimismo com a retomada do crescimento da economia brasileira, mas defendeu mais uma vez a necessidade de que o fruto dessa expansão seja distribuído.

“Crescimento econômico significa crescer e distribuir. A gente não quer o crescimento que fica apenas na mão de um, a gente quer o crescimento que seja repartido para que todas as pessoas possam melhorar de vida.”

Dinheirama

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.