Na semana passada aproveitei nosso espaço para falar sobre atitudes e comportamentos de pessoas bem-sucedidas e felizes, gente com qualidade de vida de verdade. Acredito que a observação desses indivíduos pode mostrar um caminho para uma vida mais rica em todos os sentidos.

Recebi muitas mensagens depois de publicar 5 Maneiras de construir o Sucesso com Qualidade de vida. Após os cinco primeiros itens, eu me comprometi nessa semana a comentar outras cinco maneiras de construir o sucesso com foco na jornada e família, e é isso que farei hoje.

Tenho convicção de que o aprendizado deve ser compartilhado e meu objetivo é fomentar uma saudável discussão e muito debate em torno de ótimos exemplos que temos em nossos próprios círculos de amizade. Pense nas características que eu mencionei e em algumas pessoas que conhece.

Mais 5 maneiras de construir o sucesso com qualidade de vida

Vejamos então mais cinco atitudes de quem lida com o sucesso sem abrir mão da vida. O que essas pessoas fazem de tão especial?

1. Não têm medo de trabalhar

“Uns sonham com o sucesso, nós acordamos cedo e trabalhamos duro para persegui-lo”Abílio Diniz

Durante meu processo de observação, encontrei em minhas pesquisas essa frase do Abílio Diniz, certamente um dos empresários mais admirados e de sucesso no país. A frase certamente chama a atenção porque toca na essência do sucesso: muito trabalho.

Todos os homens que alcançaram o sucesso reconhecem o papel fundamental do trabalho, não apenas no sentido da quantidade, mas da qualidade e do foco. Para eles, as prioridades sempre são bem claras: trabalho, resultados, saúde e convívio social.

Pode ser que eles tenham que trabalhar muitos finais de semana, não tenham folga ou férias, mas essas decisões são sempre tomadas de forma inteligente e com apoio da família. Há uma causa maior, um propósito que vai além do acúmulo de tarefas e dinheiro.

É claro que nem todo mundo consegue manter o mesmo ritmo de trabalho de outras pessoas, por isso é preciso relativizar o que se considera trabalhar muito. Períodos de descanso são fundamentais para recarregar as baterias, bem como tempo para si mesmo e para a família.

O ponto fundamental é não esquecer dos objetivos e, principalmente, de onde se quer chegar, entendendo que é o trabalho que o levará até lá.

Leitura sugerida: 5 lições de Jorge Paulo Lemann para atingir o sucesso

2. Admiram atitudes e comportamentos reais, não apenas personagens

Atitude certamente é uma das palavras mais citadas em palestras, livros e até mesmo artigos que tenham sucesso como tema. Muita gente adota um discurso muito bonito, mas não consegue demonstrar na prática o preparo necessário para alcançar o sucesso.

Hoje assistimos, principalmente na internet, uma enxurrada de iniciativas com gente que se gaba de ter conquistado muito em pouco tempo e que, para repassar a “receita do bolo”, oferece um curso repleto de fórmulas e “garantias” de sucesso.

Como sempre, a ingenuidade de alguns é a porta de entrada de aproveitadores que passam a lucrar muito vendendo algo que nem de longe é sustentável. A verdade é que muita gente passa a ter admiração por personagens e suas histórias e não por atitudes ou exemplos reais.

Falo isso porque é preciso tempo, dedicação e muito contato para conhecer pessoas realmente transformadoras, gente que realmente tem interesse claro e genuíno de contribuir com a formação e o sucesso das pessoas. Acho estranho fazer essa interpretação em alguns segundos dentro de uma página qualquer.

Para ter sucesso e qualidade de vida, é fundamental adotar a postura correta de alguém que demonstra e deixa claro para todos seus reais interesses, construindo sua imagem de forma consistente e verdadeira. O processo pode até ser mais rápido para alguns, mas ninguém pode pular etapas.

Gente bem-sucedida costuma ler e gostar de histórias, mas seu foco é sempre na pessoa, no ser humano por trás das histórias e suas reais atitudes e comportamentos.

Leitura sugerida: 3 Atitudes Capazes de Mudar Sua Vida Financeira

3. Não desistem quando ficam sozinhos ou fracassam

O caminho ao sucesso costuma ser cheio de empecilhos e armadilhas, o que não é novidade para ninguém. Acontece que nessa trajetória é comum ver pessoas “abandonarem o barco”, principalmente depois de seguidos fracassos ou frustrações.

Boa parte das pessoas que alcançaram o sucesso passaram por dificuldades desse tipo. Eles se viram, em alguns casos, até mesmo obrigadas a cair fora da própria empresa que fundaram – o exemplo mais célebre dessa questão é o fundador da Apple, Steve Jobs, que em 1985 foi expulso da empresa, retornando ao comando apenas em 1997.

Segundo ele mesmo contou, foram anos difíceis, mas que serviram, acima de tudo, para fortalecer suas convicções e alimentar seu desejo de dar a volta por cima.

O percurso cheio de altos e baixos precisa ser valorizado como um período importante para reflexão e mudança/correção de rota. Se você foi abandonado por todos, talvez o negócio realmente esteja prestes a afundar: não seria o momento de mudar tudo e recomeçar com uma nova proposta?

Dificuldades são oportunidades para melhorar, parar crescer, quem sabe para olhar por “fora da caixa” e tentar aprimorar a visão do negócio e da vida a partir das frustrações.

Leitura sugerida: 5 Milionários que Fizeram Fortuna do Zero

4. Praticam a disciplina como estilo de vida

Ter um propósito e seguir em sua busca nem sempre é algo fácil, como discutimos no item anterior. Ter disciplina para manter-se fiel aos seus objetivos, aprender sempre e respeitar sua estratégia é um desafio enorme, mas fundamental.

Os amigos da Plataforma Brasil, ao falarem sobre gestão empresarial, foram muito felizes ao apontar que no ambiente onde existem pessoas disciplinadas, o desempenho do grupo é muito melhor, acompanhe:

“Liberdade que vem da possibilidade de usar nosso tempo para pensar em coisas grandes, no objetivo final de nossos empregos, nas demandas mais importantes que nosso trabalho exige.

É a liberdade de não perder tempo administrando o caos, a desordem, enfim, a bagunça que nos tira o foco e nos faz perder tempo precioso com coisas inúteis como achar um e-mail perdido na caixa de entrada ou uma anotação rabiscada no fundo de um caderno qualquer.”

Seja no trabalho, como um membro da equipe ou mesmo na direção de uma empresa, a disciplina é a ponte entre os resultados desejados e as ações a serem tomadas. Ela ajuda inclusive a manter-se motivado mesmo nos momentos de dúvida.

Repare com pessoas bem-sucedidas costumam praticar exercícios físicos com regularidade, geralmente praticando corrida, triatlo, ciclismo e musculação de forma deliberada, constante e disciplinada. É uma forma de exercitar não só os músculos, mas a mente e a necessidade de levar essa mesma disciplina para a vida e para os negócios.

Leitura sugerida: Gestão Empresarial: Disciplina é liberdade

5. Cultivam o “brilho nos olhos” para inspirar outras pessoas

Um dos pontos mais importantes e que propositalmente deixei para o final da lista é a questão de motivar e trazer pessoas para perto, mas não na forma de empregados. Estou falando de seguidores. Aqueles que construíram o sucesso com qualidade de vida entendem que as pessoas precisam de líderes capazes de inspirá-los no dia a dia.

Algumas pessoas preferem seguir por um caminho nebuloso, acreditando que o poder e o comando serão capazes de conduzi-los ao sucesso. Estes descobrem, quase sempre da pior maneira, que a liderança deve ser conquistada com confiança e não por imposição de um cargo.

É preciso ser transparente, honesto com sua própria história e aberto para discutir seus próprios fracassos e situações de vida. É essencial que as pessoas possam conhecer seus valores. Estou falando basicamente de liderar pelo exemplo, e não apenas por convenções ou expectativas criadas pelos outros.

Um artigo escrito por Ricardo Gulko, aqui mesmo no Dinheirama, fala mais sobre isso, acompanhe um trecho: “Dois dos aspectos mais importantes para inspirar e implementar tais valores e virtudes são: liderar pelo exemplo e gerenciar com sabedoria e não por métricas”. O sucesso precisa vir acompanhado de sucesso no entorno e só o líder de verdade proporciona isso.

Leitura sugerida: Como criar uma cultura de confiança e credibilidade em sua empresa

Conclusão

Ao escrever essa série de dois artigos, em que procurei dividir com você dez maneiras de construir o sucesso com qualidade de vida, percebi que esse assunto merece ser muito debatido, inclusive em escolas e universidades.

Felizmente, não faltam exemplos de pessoas que conseguiram atingir esse sucesso verdadeiro. O que falta é mais interesse e pró-atividade para encontrar e conversar com esses indivíduos.

A internet favorece quem tem curiosidade e facilita a tarefa de encontrar vídeos e artigos interessantes; ela também ajuda na tarefa de entrar em contato com essas pessoas, seja pelas redes sociais, e-mail ou ferramentas específicas.

Se você gostou da série e concorda com meus pontos de vista, sugiro compartilhá-los com alguém que admira e que deseja ver cada vez melhor e com mais sucesso. A vida precisa de exemplos e de interesse. Trazer à tona um assunto que pode influenciar outras pessoas a seguir um caminho de sucesso é sempre importante. Obrigado e até a próxima.

Foto “Reach the top”, Shutterstock.

Ricardo Pereira
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários