Home Finanças Pessoais Pandemia, consumo e trabalho: a realidade já mudou! E você?

Pandemia, consumo e trabalho: a realidade já mudou! E você?

por Cristina Pizarro
0 comentário
Pandemia, homem de máscara, realidade mudou e você?

Que fase, meus amigos! Estamos vivendo um momento histórico e nem um pouco confortável diante desta pandemia. Todos, sem exceção, foram tirados da sua rotina por tempo indeterminado.

Não adianta fingir que está tudo bem, pois a sombra da morte (sim, da morte mesmo, não em sentido figurado, infelizmente) ronda e atrapalha tudo o que estivermos fazendo. Uns ainda em negação, outros já buscando a melhor forma de viver a nova realidade.

O fato é que fomos todos atingidos e aquela velha sensação de segurança já era. Fazemos parte da humanidade e, de alguma forma, estamos todos conectados, suscetíveis e fragilizados pela pandemia.

Leitura imperdível: “Quebre a Caixa, Fure a Bolha” (clique)

Se estamos aqui, tendo conexão com a internet, uma casa, um celular ou computador, somos privilegiados. Eu sei que não existe “fique em casa” para quem não tem nada. Se você e eu temos, não sejamos os bobos da vez, os idiotas da aldeia.

Sejamos exemplo, ajuda, inspiração e canal de reflexão, crítica e autocrítica. Nossas escolhas estão cobrando a sua conta. Lembra da expressão “não existe almoço grátis”? Adivinha, é verdade.

Se você se empolgou aplicando em fundos de ações, fundos imobiliários que renderam muito nos últimos meses, levou um susto e aprendeu na prática a diversificar melhor as aplicações.

Aprendeu que aquilo ali não é um joguinho, é real. E que, se você precisar do dinheiro, vai ter que realizar a perda. A gente já sabia, só não queria ver, achamos lindo ver os números subindo.

E a tal reserva de emergência?

Aqui temos uma aula prática, um reality show global. Quem tinha reserva de emergência, está passando com mais dignidade pela crise. Quem não tinha, está aprendendo na prática pra que ela serve. E tudo bem. Somos todos humanos e estamos aprendendo.

O que não dá é pra passar pela crise, prevendo uma crise maior ainda nos próximos meses e não fazer NADA. Não pensar em alternativas para viabilizar o seu trabalho, não pensar em formas de cortar custos, não pensar sequer em cozinhar em casa, mesmo tendo tempo e recursos.

A casa caindo e os moradores pedindo delivery, justificando que é pelo bem do comércio local. Será? Atitude louvável, eu também sou pequena comerciante e agradeço todos os dias pelos meus clientes fiéis, mas estamos aplicando a regrinha mais básica da educação financeira? Perguntando-nos antes de pedir aquela pizza ou lanchinho: “eu quero, eu preciso, eu posso, eu DEVO?”

Se você é autônomo ou pequeno comerciante e ainda não tem uma rede de contatos que te possibilite trabalhar online, ainda dá tempo. A internet está cheia de pessoas ajudando com isso, neste momento crítico. De graça, basta a gente querer.

Vale também pensar nos motivos que nos fizeram adiar tanto essa decisão, e como a preguiça nos deixou frágeis. Em vez de fazer um cursinho, estávamos navegando nas redes, encaminhando correntes, notícias fakes, vírus diversos prometendo tudo grátis.

Ou ainda fumando na calçada, falando mal ou bem do governo, ou seja, tudo o que não traz mudança nenhuma em nossas vidas e nas daqueles a quem amamos e dependem de nós.

Como vai ser o mundo depois da pandemia? Assista aqui!

Eu sei que a realidade é dura e eu também vivo nela. Sei que precisamos fugir de vez em quando, sonhar, esquecer, mas quando temos família e responsabilidades, a reação tem de ser rápida. Engolir rápido para começar logo a digestão.

Não espere das autoridades, não conte com a sorte, não se feche. Vamos fortalecer boas conexões com boas pessoas. Consumir conteúdos de qualidade, que nos impulsionem e nos tragam bons insights. Produzir conteúdo para nossas redes sociais, ajudar os outros e nos manter sãos física e mentalmente.

Planilha gratuita: Conheça e baixe a melhor planilha de controle financeiro

Com a pandemia, a realidade já mudou

Se você está em casa com sua família, seja o exemplo, lidere a mudança de forma prática e positiva. Filminhos e séries são ótimos, mas tudo tem limite. Eu estou aqui para trocar ideias, me chama nas redes sociais, será um prazer.

Ter momentos de fraqueza e medo é aceitável e totalmente normal. Vamos buscar as brechas que existem para que a vida ainda seja boa e dê bons frutos. Em qualquer situação, inclusive na pandemia. Fique bem, dias melhores virão!

Foto: Pexels

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.