Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Economia Parecer sobre MP que reajusta salário de servidores pode ser votado nesta quarta

Parecer sobre MP que reajusta salário de servidores pode ser votado nesta quarta

A MP prevê reajuste linear de 9% para todos os servidores e empregados públicos civis do Executivo federal, incluindo aposentados e pensionistas.

por Agência Câmara
3 min leitura
PRÉ-MERCADO

A comissão mista que analisa a Medida Provisória 1170/23, que reajusta salário dos servidores do Executivo federal, reúne-se nesta quarta-feira (9) para votar o parecer da relatora, deputada Alice Portugal (PCdoB-BA). 

Finclass Vitalício Quadrado

O texto foi apresentado nesta terça-feira (8), mas um pedido de vista adiou a votação.

A MP prevê reajuste linear de 9% para todos os servidores e empregados públicos civis do Executivo federal, incluindo aposentados e pensionistas. Essa  recomposição também se estende a cargos em comissão, funções de confiança, funções comissionadas de natureza técnica e equivalentes, bem como de cargos de natureza especial.

Alice Portugal manteve a versão enviada pelo governo, rejeitando as emendas propostas na comissão, com a justificativa de que muitas delas aumentariam as despesas orçamentárias.

Em seu parecer, a deputada ampliou a margem consignável de servidores federais, que passam a ter disponíveis 45% do salário para contratar empréstimos. Hoje, essa margem é de 35% do salário, já que 10% estão obrigatoriamente destinados à utilização de cartão de crédito consignado e cartão de benefícios consignado.

A reunião da comissão ocorre às 14h30, no plenário 13 da ala Alexandre Costa, no Senado Federal.

Finclass Vitalício Quadrado

A comissão é presidida pelo senador Marcelo Castro (MDB-PI). Após análise do colegiado, a medida provisória segue para votação dos Plenários da Câmara dos Deputados e do Senado.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.