Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Economia STF agiliza julgamento sobre responsabilidade de big techs após polêmica com Musk

STF agiliza julgamento sobre responsabilidade de big techs após polêmica com Musk

"Os autos deverão ser encaminhados para julgamento até o final de junho deste ano, encontrando-se, a proposta de voto, ainda pendente de ajustes pontuais", disse o ministro em nota divulgada nesta terça-feira

por Reuters
3 min leitura
STF Prédio

O ministro Dias Toffoli, relator no Supremo Tribunal Federal (STF) de recurso que discute a constitucionalidade do Marco Civil da Internet e aborda a responsabilização de plataformas de redes sociais, afirmou nesta terça-feira que o caso deve retornar à pauta de julgamentos da corte até o final de junho.

Finclass Vitalício Quadrado

A retomada da discussão pelo Supremo ocorre em meio a uma polêmica envolvendo o dono do X, o bilionário Elon Musk, que, no fim de semana, desafiou decisões judiciais que determinavam o bloqueio de contas da plataforma no Brasil, levando a corte a se posicionar institucionalmente reforçando que toda empresa em operação no país está sujeita às leis brasileiras.

“Os autos deverão ser encaminhados para julgamento até o final de junho deste ano, encontrando-se, a proposta de voto, ainda pendente de ajustes pontuais”, disse o ministro em nota divulgada nesta terça-feira.

Na nota, Toffoli mencionou que o tema já estava pronto para ser abordado pelo pleno do STF em maio do ano passado, mas teve sua análise adiada a pedido da Câmara dos Deputados, que discutia, à época, um projeto de lei para regulamentar a atividade de plataformas digitais para impedir a disseminação de desinformação, o chamado PL das Fake News.

A Câmara chegou a debater a medida, mas diante da pressão de big techs e da falta de consenso, deputados não conseguiram avançar na votação, que segue estacionada.

O assunto voltou à tona esta semana com a polêmica envolvendo do dono do X, e, além do STF, parlamentares e o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva movimentam-se para pressionar por uma votação no plenário da Câmara.

Finclass Vitalício Quadrado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), defendeu na segunda-feira que os deputados retomem a discussão da proposta, argumentando que “há um papel cívico que deve ser exercido pelas plataformas digitais” para impedir a disseminação de desinformação, discurso de ódio e ataques a instituições.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.