Home Economia e Política Vendas de iPhones na China caem 19% no 1º tri

Vendas de iPhones na China caem 19% no 1º tri

A China é o terceiro maior mercado da Apple e gerou cerca de 17% da receita total da companhia no trimestre de outubro a dezembro

por Reuters
0 comentário

As vendas de smartphones da Apple (AAPLAAPL34) na China caíram 19% no primeiro trimestre, o pior desempenho desde 2020, com a companhia norte-americana atingida por lançamentos de rivais como a Huawei no segmento premium, mostraram dados do mercado.

A participação da Apple no maior mercado de smartphones do mundo caiu para 15,7% no primeiro trimestre, de 19,7% um ano antes. Isso colocou a empresa dos EUA quase no mesmo patamar da Huawei, que viu as vendas de seus aparelhos aumentarem 70%, de acordo com a empresa de pesquisa Counterpoint.

A Apple perdeu a posição de maior marca de smartphones na China para a rival Vivo, caindo para o terceiro lugar no trimestre, seguida pela Huawei, cuja participação no mercado saltou de 9,3% no ano anterior para 15,5%. A Honor, uma marca criada a partir da Huawei, ficou em segundo lugar.

“O retorno da Huawei teve um impacto direto sobre a Apple no segmento premium. Além disso, a demanda de reposição da Apple foi ligeiramente reduzida em comparação com os anos anteriores”, disse Ivan Lam, analista da Counterpoint.

“Para o segundo trimestre, a possibilidade de novas opções de cores, combinada com iniciativas agressivas de vendas, pode trazer a marca de volta ao território positivo”, disse Lam, acrescentando que está observando uma melhora lenta, mas constante, nas vendas semanais do iPhone.

A China é o terceiro maior mercado da Apple e gerou cerca de 17% da receita total da companhia no trimestre de outubro a dezembro.

A perda de participação de mercado na China ocorre depois que dados mostraram no início deste mês que a empresa norte-americana sofreu uma queda de quase 10% nas vendas globais de smartphones no primeiro trimestre, prejudicada pela intensificação da concorrência dos fabricantes de smartphones Android liderados pela Samsung Electronics.

A Samsung conquistou da Apple a posição de maior fabricante de smartphones no primeiro trimestre.

Ao longo do primeiro trimestre, a Apple lançou campanhas de descontos na China para atrair consumidores, incluindo subsídio de até 180 dólares para certos modelos.

Na semana passada, a Huawei lançou a série de smartphones Pura 70, depois da série Mate 60 em agosto. O Mate 60 foi visto como um retorno da empresa chinesa ao mercado de alto padrão e descrito como um triunfo sobre as sanções impostas pelos Estados Unidos à companhia, uma vez que os aparelhos contêm chip avançado fabricado na China.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.