Warren Buffett e o perfil do investidorNos artigos “Ações no longo prazo com Análise Fundamentalista” e “Vantagens e Desvantagens da Análise Fundamentalista” tivemos uma conversa sobre o perfil do investidor que utilizará a análise de balanços, resultados e previsões para a alocação de seu capital em sua carteira. Assim, convido você a relembrar os principais conceitos antes de começarmos discutir especificamente dos indicadores e análises.

Você deve se lembrar que citei Warren Buffett como sendo uma grande referência para os analistas. Ele não só aprendeu com um dos pioneiros no assunto, o lendário Benjamin Graham (autor do excelente livro “Investidor Inteligente”), como se utilizou de idéias próprias para chegar às conclusões que desejava sobre o futuro das empresas – há autores que dizem que Buffett chegou a contar vagões de carga de uma empresa na qual desejava investir, sentadinho no banco da estação de trem, para saber se estavam produzindo mais.

Pois é, não dá para negar que Warren Buffett[bb] é um grande ícone entre os “value investors”, investidores preocupados com o retorno no longo prazo. Mas como definir este que é quase um guru para o mercado? No livro “Os princípios de Investimento de Warren Buffett” (Ed. Sextante), o autor James Pardoe apresenta um questionário bem interessante para definir Buffett e nos fazer refletir. Será que somos mesmo seguidores de sua filosofia? Repare e procure responder às questões:

  1. Você faz estudos e levantamentos sobre a empresa antes de investir?
  2. Você verifica o andamento das ações apenas periodicamente, evitando sofrer a influência dos traders e do mercado em geral?
  3. Você ignora as dicas “quentes” dos analistas e amigos?
  4. Você pensa de forma independente, de modo diferente do “rebanho”?
  5. Você tem a paciência adequada para esperar a empresa alcançar (ter reconhecido, muitas em 20 anos ou mais) o seu valor intrínseco?
  6. Você evita investir em negócios que não entende ou que são complicados?
  7. Você compra quando todos estão temerosos e vende quando estão gananciosos?
  8. Você evita a diversificação excessiva?
  9. Você respeita as regras do “Sr. Mercado” e adota a Margem de Segurança?
  10. Você lê os principais jornais financeiros e informativos de mercado regularmente?

Quantos “sim” você assinalou? Poucos? Muitos? O verdadeiro seguidor de Buffett marcará entre 8 e 10 pontos no questionário. É claro que tais perguntas não servem apenas para estudar e idolatrar Warren Buffett. As respostas acabam convergindo para os princípios fundamentalistas, do investimento em empresas com potencial futuro e que claramente criam e agregam valor[bb] aos acionistas. Logo, também servem para definir o seu perfil diante da escola de análise fundamentalista.

Em próximos artigos trarei informações mais específicas sobre a análise de empresas, agora mais tranqüilo e confiante de que você compreende bem o que significa investir através de fundamentos. Deixe suas sugestões e comentários para que possamos trazer conteúdo cada vez mais relevante e inteligente. Até a próxima.

Crédito da foto para freedigitalphotos.net.

Avatar
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários