Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Home > Renda Fixa > Tesouro Direto: boa opção de investimento em 2009?

Tesouro Direto: boa opção de investimento em 2009?

41comentários

Tesouro Direto: boa opção de investimento em 2009?Guilherme comenta: “Navarro, aprendi no Dinheirama que com a recessão mundial que se aproxima do Brasil a tendência do Banco Central seja de baixar os juros. Isso, claro, na tentativa de reaquecer a economia e baixar o custo do capital que circula por aqui. Estou certo? Neste sentido, não é difícil deduzir que o ano será de muitas incertezas, pouco crescimento e alguma volatilidade em investimentos como bolsa de valores e fundos multimercado. Finalmente, a pergunta: em tempos assim, investir no Tesouro Direto pode ser a melhor alternativa, não acha? Obrigado”.

2008 terminou! Demorou, como alguns de meus amigos insistem em dizer. E 2009? Será que vale a pena investir[bb] nos mesmos produtos? Acreditamos nas mesmas pessoas? Ou será melhor deixar nossas “barbas de molho” e optar por alguma alternativa mais conservadora e menos emocionante? Ufa. Confesso que ainda sinto uma “ressaca” quando surge a história de ano velho e ano novo, mas não há como negar que este ano será realmente mais devagar. Bem mais devagar. Projeções otimistas garantem que o Brasil crescerá 3,5%. Os pessimistas acreditam em algo perto de 2%.

Mas, a esta altura, quem se importa com estimativas? Aos ouvidos dos milhões de brasileiros cansados de ouvir as palavras “crise”, “volatilidade”, “prejuízo” e “desaceleração” tais números soam como meros “chutes”, jogados ao acaso talvez por necessidade ou interesse. Não importa o que digam, a verdade é que 2009 será um ano de muito cuidado. Eis que a importância do artigo finalmente surge: o que um investidor cauteloso e inteligente faz em períodos complicados?

A resposta para a pergunta passa por um ingrediente cada vez mais escasso nas decisões financeiras e cotidianas de um enorme grupo de pessoas: o bom senso. Em tempos difíceis, de complicações econômicas, o investidor[bb] precisa manter seu dinheiro protegido e, se possível, ganhar algo com isso. Ora, emprestar dinheiro ao governo (é isso que fazemos quando compramos títulos públicos) é, na minha opinião, a aplicação mais segura que existe.

O Tesouro Direto está bombando!
Segundo estatísticas recentes, as aplicações via Tesouro Direto, programa do governo destinado à venda de títulos públicos para pessoas físicas, cresceram 373,2% em novembro de 2008 somando R$ 180 milhões contra o mesmo mês do ano passado. No ano, as vendas via Tesouro Direto atingiram R$ 1,4 bilhão. O número de investidores cadastrados no programa somou 142.749, crescimento de 42% nos últimos 12 meses.

Os juros aqui estão em 13,75%, um dos mais altos do mundo. Isso significa que ao emprestar dinheiro para o governo, este devolverá seu dinheiro corrigido anualmente com excelentes rentabilidades. Sim, porque uma rápida consulta na tabela de rentabilidades publicada no site do Tesouro Direto mostra, por exemplo, que:

  • As LTN, Letras do Tesouro Nacional, títulos de prazo mais curto com rentabilidade prefixada, oferecem retorno anual que vai de 12,4% a 13,4%;
  • As NTN-F, Notas do Tesouro Nacional (Série F), títulos de médio/longo prazo com rentabilidade prefixada, oferecem retorno anual que vai de 13,3% a 14,2%;
  • As LFT, Letras Financeiras do Tesouro, títulos de rentabilidade diária atrelados à Taxa Selic, oferecem retorno anual de 12,5%;
  • As alternativas de títulos indexados (IGP-M e IPCA) também trazem rentabilidade interessante, embora seus ganhos futuros dependam dos rumos da inflação.

Mas retornos da ordem de 12% a.a. são interessantes?
Em um ano complicado, onde nenhuma previsão parece ser confiável e que tem grandes chances de sofrer com a desaceleração econômica mundial, acho 12% um belo número. Aliás, 12% a.a. é bom em qualquer situação. Lembre-se que por retornos dessa ordem, muitos investidores aceitaram investir seu dinheiro com um picareta sem ao menos questionar sua estratégia ou modus operandi. Aqui é diferente: trata-se de emprestar dinheiro para o governo. Logo, precisamos considerar três coisas importantes:

1. Quando você investe em um fundo de renda fixa ou referenciado DI, de qualquer banco, seus gestores compram, entre outros títulos, alguns destes que mencionei neste artigo. Você pode fazer isso diretamente, sem ter que pagar a taxa de administração do fundo. Por que não fazê-lo? Seu fundo de renda fixa rendeu, em média, 11,5% em 2008, menos que as opções que mostrei aqui. Não pretendo dizer que os fundos são produtos ruins, apenas alertá-lo para uma oportunidade que talvez você ainda não conheça;

2. Por pura preguiça, muitos brasileiros deixam seu dinheiro na caderneta de poupança, onde ele rende metade do que renderia se aplicado em títulos públicos. Se você está entre os preguiçosos, mexa-se. Posso advinhar que você está preocupado: o ano não vai ser previsível e você quer garantir o melhor retorno com menor risco, não é? Pois é, a caderneta de poupança não é a opção mais interessante neste caso;

3. Comprar títulos púbicos implica risco quase zero. Por que? Ora, se você investir dinheiro em um título privado (CDB) e o banco quebrar, babau! O FGC (Fundo Garantidor de Crédito) cobrirá até R$ 60 mil. O mesmo vale para a caderneta de poupança. Vimos bancos quebrando lá fora, vimos bancos quebrando por aqui antes do Proer. Não parece que isso vá se repetir, portanto CDBs também são produtos interessantes. Ora, se a chance de um banco brasileiro quebrar é pequena, qual a chance do governo brasileiro quebrar? Quase nula. Retorno interessante, risco baixo. Não é isso que procura?

Uma dúvida bastante comum sobre títulos públicos se refere à forma de resgate dos papéis. Basicamente, você pode comprar e esperar que a data de vencimento chegue, quando o dinheiro será devolvido com a correção correspondente ou vender em uma dia específico da semana. Em outras palavras, isso quer dizer que sempre que você precisar, poderá resgatar os títulos antes do vencimento pelo seu valor de mercado, uma vez que o Tesouro Nacional garante a recompra de seu título todas as quartas-feiras.

Cabe informar que as rentabilidades apresentadas para efeito de comparação (dos fundos e dos títulos) são os equivalentes brutos, ou seja, sem incidência de IR (que acontece tanto para o fundo quanto para os papéis do Tesouro) e cobrança da taxa de administração (fundos) e custódia (títulos). Veja mais sobre IR nos artigos listados no final deste texto e também nos comentários deste artigo.

A pergunta do título do artigo está respondida? O Tesouro Direto é uma boa opção para o seu dinheiro[bb], independente de estarmos ou não no meio de uma crise. Sempre foi, mas só agora, de alguns anos para cá, é que ele ficou realmente acessível para o pequeno investidor. A esta altura você já deve estar querendo saber como investir diretamente em títulos públicos, de maneira fácil e rápida. Pois bem, consulte o material abaixo e seja feliz:

PS: Cuidado com a interpretação de texto, grande vilã das aulas de redação. Eu disse que os títulos públicos são ótimas alternativas de investimento, mas reconheço também o valor dos fundos de renda fixa, DI e CDBs. Tanto que já escrevi inúmeros artigos sobre estas opções, inclusive recomendando-as. Se querem uma escala de preferência pessoal, aqui vai ela: Tesouro Direto, CDB, fundos DI e fundos de renda fixa. Bons negócios!

bb_bid = “74″;
bb_lang = “pt-BR”;
bb_name = “fixedlist”;
bb_keywords = “tv lcd,investir dinheiro,cerbasi,pai rico,bolsa de valores,notebook”;
bb_width = “600px”;
bb_limit = “6″;

Crédito da foto para stock.xchng.

Conrado Navarro

Mais informações

Educador financeiro, tem MBA em Finanças pela UNIFEI. Sócio-fundador do Dinheirama, autor dos livros “Vamos falar de dinheiro?” (Novatec) e "Dinheirama" (Blogbooks) e autor do blog "Você Mais Rico" da Revista Você S/A. Ministra cursos de educação financeira e atua como consultor independente. No Twitter: @Navarro.

Leia todos os artigos de Conrado Navarro

  • Juliano Zimmer

    O mais importante é optar pela cautela, pesquisar antes de comprar, evitar comprar produtos com juros muito caro, analisar as finanças e equilibrar com as despesas mensais, e ver se compensa investir no momento de turbulência nos mercados por conta da crise. O brasileiro precisa aprender a analisar propostas antes de fechar negócio e deixar a empolgação de lado para não levar prejuízo.

  • Vinícius Cordeiro

    Navarro, você esqueceu de mencionar algo importantíssimo: o Leão. O Tesouro Direto não é isento de imposto, muito pelo contrário. Entretanto, as alíquotas são progressivamente reduzidas, de acordo com o tempo de investimento.

    Dito isto (que eu sei que você já sabe, mas quis apenas clarificar para o futuro visitante), o rendimento de uma LFT sendo comprada hoje (07-01-2009), através de um agente de custódia cobrando 0,35% ao ano, está na casa dos 11% ao ano.

    Como diria o Keanu Reeves em quase todos os seus filmes: Wow! ;)

  • http://www.tinyurl.com/maisumarenda André Severiano

    Conrado,

    Como fazer em números essa comparação? Tenho dúvidas nos cálculos.
    Abs,

  • Márcio Carvalho

    Boa tarde Conrado,

    Venho a algum tempo acompanhando teu trabalho e acho muito interessante e esclerecedor para quem tem interesse em investir porém possui pouca ou nenhuma experiência / conhecimento.

    Gostaria de saber se algum dos colegas pode me ajudar, ainda falando sobre o Tesouro Direto é claro, A pergunta é, como eu faço para calcular um rendimento futuro em uma aplicação no Tesouro Direto? Por exemplo: Digamos que todos mês eu invista uma quantia fixa, como faço para calcular o rendimento desta aplicação em um determinado período de tempo, considerando claro as variáveis acima citadas IR, etc…Como faço para chegar a este valor futuro?

    E outra, eu verifiquei no site que tem várias opções dentro do site (LTN, etc…). Qual a melhor opção delas e assim como avaliar isso? Como eu saberei qual a ideal para mim?

  • Eduardo severino

    Esse texto só confirma o que venho pesquisando sobre o tesouro direto, a minha idéia este ano é investir um determinado valor em previdência privada (ciclo de vida) e o restante no tesouro direto até as coisas melhorarem diante da incerteza do mercado de ações. Ótimos investimentos a todos em 2009!!!

  • alpha

    90% do meu patrimonio eh LFT. os outros 10% estão em um fundo alavancado agressivissimo.

  • Rodrigo

    Olá Conrado, bela matéria.

    Estou realizando simulações no próprio site do tesouro direto e estou com as seguintes dúvidas com relação ao preenchimento de alguns campos:

    Se título for LFT ->Informe taxa SELIC para o período ao ano (em porcentagem).
    Se título for NTN-C -> Informe a taxa de inflação (IGP-M) para o período ao ano (em porcentagem).Se título for NTN-B ou NTN-B Principal -> Informe a taxa de inflação (IPCA) para o período ao ano (em porcentagem)

    Como posso obter o valor desses indices?

  • Márcio Carvalho

    Muito Grato Conrado, vou continuar com vocês espero não haver problema e vou fazer os testes que você me indicou, ainda não conhecia estas ferramentas, assim que conseguir algo te dou um retorno.

  • Tiago Antonio

    É lógico que o Tesouro Direto está dando resultado muito bom, mas eu ainda acredito na subida das ações da bolsa de valores. Logicamente sou jovem e posso me aventurar e correr riscos na renda váriavel. E como exemplo, comprei ações da Aracruz (ARCZ6) dia 15/12/08 a R$ 1,98 e hoje (07/01/2009) já vale R$ 2,97, ou seja, rendimento de 49,77% em menos de um mês, fantástico! Então olhos abertos às boas oportunidades!

  • Aureo Vilas Boas

    Prefiro a adrenalina da Bovespa, excelente artigo!

  • alpha

    navarro, o tesouro direto mereceser o tema de um livro. vc sabe se já existe algum sobre o tema?

  • Pingback: Tesouro Direto: boa opção de investimento em 2009? | insiderNews

  • http://www.casodepolicia.com Eduardo

    Há muito acompanho este blog, porém acho que é a primeira vez que comento. Me interesso por educação financeira e investimentos desde que, por acaso, li um livro sobre o tema, há uns bons 8 anos mais ou menos.

    Não ter uma parcela significativa de meus rendimentos para aplicar nunca me impediu de guardar um pouquinho, e é isso que venho fazendo desde então.

    Estava justamente estudando este mercado, dos títulos do tesouro, e como mágica surge este post didático e esclarecedor. Cheguei a chamar minha noiva para ver um blog falando justamente do assunto que eu venho comentando há meses (aparte: ela acha blog bobeira hehe por isso quis mostrar que nem todos o são).

    Agradeço a coincidência e este blog, Navarro, que vem ajudando a compreender com mais facilidade assuntos que demandariam muito mais tempo para entender, não fosse um escritor simples, direto e didático.

    Abraço.

  • Max

    Navarro, há uma infinidade de analistas de finanças que dizem de modo recorrente o seguinte sobre investimentos: “Poupança para quem tem menos de 1000 reais”, “CDB para quem tem menos de 20 mil” e “Para quem tem mais de 20 mil reais, Fundos de renda fixa”. Mas não é bem assim, eu acho, pois pesquisei bastante e não encontrei um fundo que combine segurança e rentabilidade tal como o CDB (e Tesouro Direto também). É isso mesmo?

    Obrigado e, mais uma vez, parabéns pelo trabalho.

    Max

  • Leigão querendo ficar rico.

    Olá!

    Conheci o blog a pouco tempo e me interessei por este artigo.

    O meu banco é o Itau, por isso optei por escolhê-lo como meu agente de custódia: https://itautrade.itau.com.br, mas lendo o contrato me deparei com a seguinte subitem:

    2.1. Somente serão realizadas operações de compra e venda de Títulos no Tesouro Direto para o Cliente, por meio da ITAUCOR. O CLIENTE NÃO PODERÁ REALIZAR OPERAÇÕES DE COMPRA E VENDA DE TÍTULOS DIRETAMENTE NO TESOURO DIRETO.

    ANEXO I
    Tarifas cobradas pela ITAUCOR e pela CBLC para operações no Tesouro Direto

    Tarifa devida à ITAUCOR Tarifa devida à CBLC
    Valor fixo correspondente a cada operação de compra realizada R$ 25,00 Não há
    Percentual máximo incidente sobre o valor dos Títulos adquiridos 4,00% 0,4%

    (se necessário posso hospedar o contrato na íntegra)

    Alguém sugere outro Agente ( http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto/instituicoes_index.asp ) ou poderiam me explicar o que significa o ítem 2.1 supracitado?

    Abraços,
    Paulo.

  • Leigão querendo ficar rico.

    Acho que esqueci da pergunta.

    Tudo que quero é EU MESMO REALIZAR OPERAÇÕES DE COMPRA E VENDA DE TÍTULOS DIRETAMENTE NO TESOURO DIRETO, ou seja, exatamente o contrário do que diz o item 2.1.

  • Pingback: Notas sobre a bolsa de valores e afins de 8.1.2009 | Um investidor iniciante na bolsa de valores

  • http://www.ziipi.com Priscilla

    Oi!

    Para quem gosta de estar sempre por dentro de notícias e dicas de conomia aí vai uma sugestão: Tem um site que achei na net esses dias que trás assuntos relacionados. Vale a pena dar uma olhada: http://www.ziipi.com/result?pesquisa=economia

  • Rafael Lopes

    Boa noite!

    Conrado, você poderia me esclarecer uma dúvida?

    Por favor, veja:

    “E como exemplo, comprei ações da Aracruz (ARCZ6) dia
    15/12/08 a R$ 1,98 e hoje (07/01/2009) já vale R$ 2,97,
    ou seja, rendimento de 49,77% em menos de um mês,
    fantástico!”

    Como chegar ao valor de 49,77% ? Em uma planilha que montei no MS Excel, cheguei a 50,00%. Fiz o seguinte:

    R$ 2,97 – R$ 1,98 = R$ 0,99.

    Logo após:

    (R$ 0,99 / R$ 1,98) * 100 = 50%

    Meu procedimento está correto?

  • Márcio Carvalho

    Tenho conta corrente no Itaú, mas qual seria a melhor opção em nível de taxa de administração?

  • Márcio Carvalho

    Navarro,

    Simulei uma LTN lá no site coloquei de exemplo R$300,00 durante 3 anos e uma Taxa de administração do banco de 1% não tinha noção de quanto colocar.

    E obtive o resultado abaixo. Você poderia comentar o que houve aí, o que significa cada campo desse, os mais complexos de preferencia? Sou leigo ainda e fico meio confuso. Obrigado.

    Título: LTN
    Dias corridos entre a data de compra e a de vencimento: 729
    Dias corridos entre a data de compra e a de venda: 729
    Dias úteis entre a data de compra e a de vencimento: 501
    Dias úteis entre a data de compra e a de venda: 501
    Valor investido líquido: R$ 300,00
    Rentabilidade bruta (a.a.): 13,04%
    Taxa de custódia na entrada (0,4% a.a.): R$ 1,20
    Taxa de administração na entrada: R$ 3,00
    Valor investido bruto: R$ 304,20
    Valor bruto do resgate: R$ 382,78
    Valor da taxa de custódia do resgate: R$ 1,20
    Valor da taxa de administração do resgate: R$ 2,99
    Alíquota média de imposto de renda: 15,00%
    Imposto de renda: R$ 12,42
    Valor líquido do resgate: R$ 366,17
    Rentabilidade líquida após taxas e I.R. (a.a.): 9,78%

  • Márcio Carvalho

    Navarro, quais são as variáveis que devo considerar na hora de calcular a porcentagem mensal real de rentabilidade no caso do Tesouro Direto?
    Tomando como exemplo a primeira da tabela de rentabilidade só como teste:

    Títulos
    LTN
    Vencimento
    01-04-2009
    Últ. 30 dias
    1,17%
    Mês Anterior
    1,37%

    O que preciso fazer para saber a porcentagem real que devo aplicar no fim do mês?
    Não sei se fui claro. Valeu

  • Pingback: Notas sobre a bolsa de valores e afins de 8.1.2009 | insiderNews

  • Rafael Lopes

    Bom dia!

    Alguem poderia me ajudar? Vejam:

    “(…) E como exemplo, comprei ações da Aracruz (ARCZ6)
    dia 15/12/08 a R$ 1,98 e hoje (07/01/2009) já vale R$ 2,97,
    ou seja, rendimento de 49,77%. (…)”

    Como calcular, passo-a-passo, o valor de 49,77% ? Eu
    cheguei a 50,00% tanto na HP12C quanto no MS Excel.

    Obrigado!

    Rafael.

  • Rodrigo

    Olá Conrado,

    Bela matéria.

    Esse artigo veio justamente no momento em que estava começando a ler sobre o tesouro direto.
    Realizei alguma simulações, porem tive algumas dúvidas para simular alguns titulos que exigiam o preenchimento de indices como taxa Selic, IPCA, IGP-M.

    O site dá a seguinte orientação:

    Se título for LFT ->Informe taxa SELIC para o período ao ano (em porcentagem).
    Se título for NTN-C -> Informe a taxa de inflação (IGP-M) para o período ao ano (em porcentagem).Se título for NTN-B ou NTN-B Principal -> Informe a taxa de inflação (IPCA) para o período ao ano (em porcentagem)

    Como posso obter os valores de cada um desses indices, e como saber para periodos mais longos, como titulos com vencimento em 2014, 2017, …. ??

    Abraço.

  • Vinícius Cordeiro

    @Rodrigo:

    O simulador é bom mas não faz previsão do futuro. Para títulos pré-fixados, a simulação fica muito próxima do resultado real. Já nos títulos pós-fixados, uma vez que o índice utilizado é variável ao longo do tempo (IPCA, IGP-M, SELIC), você pode obter apenas uma _estimativa_ do valor final. Daí a utilidade do simulador, você pode experimentar diversos cenários de maneira rápida, mudando apenas o valor do índice.

    Já quanto aos valores dos índices, o Navarro já respondeu, é só ler alguns comentários mais acima.

  • Felipe
  • Márcio Carvalho

    Felipe, você já investe no tesouro através de alguma corretora, tenho conta no Itaú mas pelo ranking mostrado não é futuro investir por lá. O Banif é realmente a melhor opção? Você o utiliza?

  • Gui Rodrigues

    A parte dos meus investimentos que está em renda fixa está toda no Tesouro Direto. Apesar da atratividade do TD, entretanto, estou mais inclinado pra bolsa 2009. Sabe aquele mantra “compre na baixa”? É isso que eu estou tentando fazer. Além disso, imagino que a tendência de redução dos juros significa, no longo prazo, que mais investidores procuração na bolsa uma alternativa de investimento. Mais investidores deve ser bom…

  • http://pn.junior@hotmail.com Pedro

    Olá Navarro,
    Gostaria mais uma vez de parabenizá-lo pela ótima página.
    Fiquei com dúvidas ao preencher o simulador, onde consigo as taxas referentes ao papel da compra e a taxa de administração.
    Abraços.

  • Alex Gregianin

    Opa!

    Com o corte de 1% na selic,não ficou um pouco ruim a situação p/ Tesouro?Eu digo isso pq as notas mais altas a venda hj(eu conto com as pré fixadas pq eu ja sei qto vou ganhar),estao com rentabilidade top de 13,23%.P/ um investimento de curto prazo,a LTN 010110 tem rentabilidade de 11,36%.

    Se eu estou correto,após o IR(para 1 ano 22,5%),a rentabilidade dessa nota seria 8,80%,ou seja próximo de 0,73% ao mês!O que me intriga é que a minha poupança vem me dando como “rentabilidade” algo próximo de 0,71% ao mes,e poupança não tem IR,as far as I know.Estou errado cara?Seria o tesouro direto uma boa opção apenas p/ titulos de longo prazo com a selic nesse patamar?

  • Pingback: Aprender a investir pode fazer a diferença? | Dinheirama - Economia, Investimentos e Educação Financeira ao alcance de todos

  • Pingback: Aprender a investir pode fazer a diferença? | insiderNews

  • Pingback: Carteira Fevereiro/2010 « Investimentos de Longo Prazo

  • Pingback: Carteira Junho/2010 « Investimentos de Longo Prazo

  • Suellen

    Oi… Sinceramente não li todos os comentarios, mas gostaria de obter uma resposta sobre as regras do Tesouro Direto com relação a idade, renda, se trabalha ou não, nome no SPC, emfim.. Quero saber quem não pode investir nmo Tesouro Direto….

    Agradeço desde já

  • Edson

    A taxa de mercado secundario,que afeta o preço dos titulos do Tesouro Direto quando os
    mesmos são vendidos antes da data de vencimento,que relação tem com a SELIC ou essa
    taxa de mercado realmente é a propria SELIC?

    Obrigado pelos esclarecimentos

  • http://dinheirama.com/blog/sobre Conrado Navarro

    Vinícius, muito obrigado pelo importante material adicional de seu comentário. O IR é sempre uma questão fundamental nas decisões. Quando comparei a rentabilidade dos fundos de renda fixa e dos títulos, em ambos os casos usei a rentabilidade bruta, sem tirar o IR e a taxa de administração (fundos) e custódia (títulos). Em suma, mesmo com IR, os títulos ainda serão alternativas mais interessantes. Vou colocar um pequeno adendo ao artigo para comentar sobre a rentabilidade bruta, obrigado!
    Abraços.

  • http://dinheirama.com/blog/sobre Conrado Navarro

    André, obrigado pela visita. Não sei se entendi bem sua questão, mas você pode simular rendimentos líquidos de aplicação através de um simulador que disponibilizamos na seção de downloads. Experimente o simulador de futuro e aposentadoria e poderá “brincar” com deduções de IR e também inflação. Use a rentabilidade do fundo que vem em seu extrato, pois aquela já considera e desconta a taxa de administração. Para títulos públicos, no entanto, use o simulador da página oficial do Tesouro, que mostra o IR previsto para cada tipo de título. E assim é possível fazer muita coisa com os números, sejam eles brutos ou líquidos. Abraços.

  • http://dinheirama.com/blog/sobre Conrado Navarro

    Márcio, obrigado pelo comentário e pelas palavras de apoio e reconhecimento. É um prazer poder colaborar. Você chegou a usar o simulador disponível no próprio site do Tesouro Direto? Acesse o link http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto/ e veja na barra lateral direita um link para o Simulador. Use-o e poderá ver, na prática e com cálculos, a rentabilidade ao longo do tempo. Se pretende fazer algo mais elaborado, você pode usar o simulador de juros compostos com IR e inflação que disponibilizamos na seção de downloads. Experimente! Quanto às opções de títulos, recomendo que leia o artigo “Por dentro do Tesouro Direto”, que publiquei aqui mesmo (veja link ao final do artigo) e também faça o teste de perfil disponibilizado pelo governo no link: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto/perfil_investimento.asp

    Eduardo, obrigado pela visita. A idéia de investir no Tesouro até a poeira baixar é ótima e é justamente este um dos meus planos e objetivos para 2009/2010.

    Abraços a todos.

  • http://dinheirama.com/blog/sobre Conrado Navarro

    Rodrigo, obrigado pelo apoio e comentário. Para ver os dados que precisa, use os sites abaixo:
    Selic: http://www.portalbrasil.net/indices_selic.htm
    IGP-M: http://www.portalbrasil.net/igpm.htm
    IPCA: http://www.portalbrasil.net/ipca.htm

    Tiago, obrigado pela visita. Você tem razão, estamos diante de ótimas oportunidades também na bolsa de valores. A propósito, eu também comprei Aracruz em dezembro e vendi hoje. Coincidência legal.

    Valeu pessoal. Abraços.

Livro: Pai Rico Pai Pobre

Quem já falou do Dinheirama?

@Dinheirama, as publicações de vocês são excelentes. Parabéns!

Gisele

Parcerias Exclusivas

Ueba Yahoo Posts

Disclaimer

Toda e qualquer decisão tomada após a leitura deste blog é única e exclusiva responsabilidade do leitor