Home Investimentos A cultura do investimento se popularizando no Brasil

A cultura do investimento se popularizando no Brasil

por Marcos Abe
0 comentário

A cultura do investimento se popularizando no BrasilSe observarmos a lista dos livros mais vendidos nos últimos anos, veremos que as publicações sobre educação financeira fazem parte da mesma. Autores como Robert T. Kiyosaki (“Pai Rico, Pai Pobre”), Gustavo Cerbasi (“Investimentos Inteligentes”) e T. Harv Eker (“Os Segredos da Mente Milionária”), entre outros, vêm contribuindo para abrir a mente dos brasileiros em relação à importância de investir.

Lembro-me de quando li “Pai Rico, Pai Pobre” pela primeira vez, há cerca de dez anos. Na época tive um estalo na mente: “Como nunca pensei nisso antes?” Foi uma lâmpada que se acendeu em cima da minha cabeça. Acredito que as centenas de milhares de pessoas que já leram esse livro no Brasil devem ter pensado algo parecido.

A questão é que cada vez mais pessoas vêm despertando para a possibilidade de criar uma nova realidade para si mesmas. Se antes poucos sabiam o que fazer para prosperar, hoje o conhecimento necessário para realizar essa façanha está disponível, por meio dos livros e da Internet, para qualquer um que esteja disposto a aprender.

Gradualmente, mais brasileiros passam a compreender que para prosperar financeiramente é preciso investir para aumentar o patrimônio e adquirir renda passiva. Se antes o brasileiro mediano só colocava seu dinheiro na poupança e alguns poucos diferenciados investiam em imóveis, hoje conseguimos observar um crescente interesse por outros veículos de investimentos.

Nos últimos anos, a quantidade de pequenos investidores que adentrou no mercado de ações, seja adquirindo cotas de fundos ou comprando e vendendo ações diretamente na Bolsa de Valores, foi bastante significativa. Investidores dos mais diversos perfis estão começando a descobrir o mar de possibilidades que a Bolsa representa.

Com o objetivo de auxiliar os investidores que desejam aproveitar as oportunidades que a Bolsa oferece, lancei o livro “Manual de Análise Técnica: Essência e Estratégias Avançadas” (Novatec Editora). Com essa obra busco transmitir ao leitor o conhecimento necessário para que ele se torne um investidor técnico.

Quem já leu “O Guia de Investimentos” e “Aposentado Jovem e Rico”, ambos da série Pai Rico de Robert T. Kiyosaki, deve saber a importância de ser um investidor técnico. Esse autor afirma que um investidor médio só ganha dinheiro quando o mercado sobe e muitas vezes perde tudo que ganhou quando o mercado cai. Mas um investidor técnico possui as habilidades necessárias para ganhar dinheiro tanto na alta como na baixa.

O investidor técnico consegue fazer uma leitura dos movimentos da massa de investidores e assim procura investir acompanhando seus passos. Dessa forma, assume posições com maior probabilidade de obter lucro e se protege de grandes perdas por meio da gestão de riscos.

Muitas pessoas que aspiravam investir em ações haviam desistido de suas pretensões quando os efeitos da crise do subprime tornaram-se mais do que evidentes. Contudo, com a alta dos preços que observamos nos últimos meses, já encontramos alguns indivíduos manifestando o interesse de entrar no mercado novamente.

Sinceramente, não sei dizer se o pior já passou e se, daqui para frente, continuaremos vendo o mercado recuperar suas perdas. Entretanto, ouso dizer que com o conhecimento certo, disciplina e experiência adquirida com o tempo, um investidor é capaz de lucrar na Bolsa mesmo que a crise continue e o mercado volte a cair. É uma questão apenas de saber o que fazer nessa situação.

Finalizando, convido o leitor a conhecer o meu livro para aprender os fundamentos da Análise Técnica e todas as estratégias que lhe possibilitarão ganhar dinheiro no mercado de ações até mesmo nesse momento de incertezas que a crise atual trouxe. Será muito gratificante ajudá-lo em sua trajetória rumo à independência financeira!

——
Marcos Abe é investidor e autor do livro “Manual de Análise Técnica: Essência e Estratégias Avançadas”.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.