Home Economia e Política Cai pela metade o número de famílias que dão mesada aos filhos no Brasil

Cai pela metade o número de famílias que dão mesada aos filhos no Brasil

por Redação Dinheirama
0 comentário
Cai pela metade o número de famílias que dão mesada aos filhos no Brasil

O número de famílias brasileiras que dão mesadas ou semanadas para os filhos caiu quase pela metade desde 2014. Há dois anos, 32% de adultos, entre pais, tios e avós, davam dinheiro às crianças. Em 2015, o número passou para 18% e, neste ano, 17% mantiveram o hábito.

A pesquisa, divulgada pelo jornal O Estado de São Paulo, realizada pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), entrevistou 696 pessoas de todo o Brasil e teve como tema a educação financeira na infância.

O economista da empresa, Flávio Calife, acredita que a queda se deve à crise econômica do País. “O orçamento doméstico diminuiu muito por conta da piora no mercado de trabalho. Com isso, os pais acabaram cortando gastos e a mesada das crianças é um deles”, explica.

Calife acredita que no próximo ano a tendência é de que o percentual cresça. Na próxima pesquisa, a Boa Vista SCPC espera que haja uma retomada da renda familiar com o controle da recessão no País e, assim, mais de 20% dos pais invistam na mesada dos filhos.

Entre aqueles que mantêm o hábito, 63% afirmaram dar a mesada aos filhos para incentivar a educação financeira desde cedo. Para o economista, o processo deve começar a partir dos sete ou oito anos de idade.

“Elas devem aprender que os recursos têm limites e, para isso, é importante que os pais ofereçam a oportunidade de escolha”, afirma Calife. Ao optar entre um brinquedo e outro, por exemplo, a criança entende que é preciso poupar em vez de insistir para comprar os dois.

Ebook gratuito recomendadoInvista e Construa o Futuro dos seus Filhos

Eletrobras reconhece perdas com corrupção

A Eletrobras informou nesta terça (11) que entregou à SEC, o “xerife” do mercado de ações dos Estados Unidos, formulários com informações financeiras de 2014 e 2015, cujo atraso levou à suspensão de suas ações na bolsa de Nova York.

Nos documentos, a empresa reconhece perdas de R$ 302,5 milhões com o esquema de pagamento de propinas investigado pela Operação Lava Jato. Os valores referem-se ao superfaturamento de obras contratadas com o cartel de empreiteiras descoberto pela operação.

A avaliação foi feita por investigação interna conduzida pelo escritório de advocacia Hogan Lovells e supervisionada por uma comissão independente.

“Os relatórios da investigação independente reportam determinados superfaturamentos relacionados à propina e práticas de cartel, considerados ilegais no âmbito de alguns contratos dos projetos investigados”, diz a empresa, em nota.

De acordo com as investigações, as propinas variavam entre 1% e 6% do valor do contrato. Já o impacto identificado da prática de cartel em licitações foi de 10% em um contrato.

Pente-fino do INSS cancela 8 entre 10 auxílios-doença analisados

Após passar um pente-fino nos benefícios por incapacidade do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o governo detectou que a maioria dos auxílios-doença concedidos por meio de decisões judiciais que foram analisados tinha irregularidades ou fraudes.

Um mês após o início das revisões, o trabalho realizado pela perícia do órgão já levou ao cancelamento de 82% dos cerca de 5.000 benefícios analisados desde o início da checagem, segundo dados obtidos pela reportagem.

A previsão inicial do órgão era cortar de 15% a 20% do total de auxílios reavaliados. Os demais auxílios revisados foram transformados em aposentadorias por invalidez.

Um dos principais sintomas de que as fraudes são comuns é a constatação de que metade dos segurados periciados estavam trabalhando e contribuindo com a Previdência Social, o que não é permitido a cidadãos que recebem auxílios-doença ou aposentadorias por invalidez.

Mercado financeiro

Em razão do feriado, o mercado financeiro “descansa”. Voltaremos a divulgar os números no próximo dia útil.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.