O mercado de trabalho mudou muito de uns anos para cá. A forma e a rapidez com que precisamos adquirir conhecimento também mudou.

Desde que fechei minha agência de comunicação, há quase quatro anos, passei a encarar na prática algumas destas mudanças, e estou certa de que se você está desempregado ou pensando em mudar de emprego ou de área, deve perceber isso muito facilmente.

A concorrência parece que aumentou ou se tornou mais visível por conta da internet e, se anos atrás bastava ter faculdade, uma pós-graduação, algo neste sentido, hoje é preciso estar disposto a ser flexível e correr atrás do que falta a qualquer momento.

Afinal, de uma hora para outra parece que o conhecimento se torna obsoleto e é preciso aprender de novo, não é? E como fazer para tirar o atraso ou turbinar a carreira?

Entendo que com a economia em crise, muita gente sequer sabe por onde começar. Sem dinheiro, como estudar? Mas a boa notícia é que há cursos, palestras e eventos online gratuitos, inclusive com certificado, para quem estiver disposto a aprender.

Na área de comunicação e marketing digital, que muda a toda hora, consegui encontrar alguns que me foram super úteis quando precisei dar um gás em meu rumo profissional.

Veja bem: você não precisa pagar, o que é incrível, mas precisa ter disposição para estudar, senão não vai funcionar. E se você fala inglês, pode achar outras opções ótimas também!

Separei algumas dicas muito legais após conversar com algumas pessoas e aqui vai uma lista de 10 cursos online e gratuitos que você pode fazer para turbinar a carreira.

Lembre-se que, normalmente, quando temos dinheiro, não temos tempo de fazer o que queremos. E quando temos tempo, não temos dinheiro, não é mesmo? Mas como estes são de graça, digamos que agora não há desculpa para seguir em frente e fazer a diferença no mercado de trabalho!

Mãos à obra, boa sorte e, caso tenha alguma outra dica para nos passar, fique à vontade para participar da discussão!

Certificação em marketing de conteúdo da Rock Content

Este curso é feito através de algumas aulas online bem legais, e depois você faz um teste para tirar um certificado. É super válido para quem trabalha na área de comunicação e marketing, mas também pode ser útil para quem é empreendedor e gostaria de entender melhor como funciona esta alternativa de marketing.

Acesse: http://curso.marketingdeconteudo.com/

Inbound Marketing, da Hubspot

São 20 aulas online, que abordam os quatro estágios da metodologia Inbound, também super em alta na área de comunicação e marketing hoje em dia.

Feito o curso, é preciso passar no teste e aí você ganha a certificação, além de passar a fazer parte de uma espécie de grupo especial da Hubspot para profissionais certificados.

Antes só havia o curso em inglês, mas recentemente ele está em português também, então aproveite!

Acesse: http://certification.hubspot.com/certificacao-inbound

Coursera

Esta é a plataforma dos sonhos para quem deseja estudar online e de graça através de universidades de todos os cantos do mundo.

São cursos em diversas áreas diferentes, em idiomas diferentes, incluindo português, desde cursos rápidos até especializações mais demoradas, e boa parte deles não custa nada.

Pode ser que você tenha que pagar para adquirir um certificado, mas ainda assim os valores são bem justos. Para ter ideia, há desde cursos sobre Algoritmos, até Design Thinking ou Business Foundations.

Acesse: https://www.coursera.org/

FGV

A Fundação Getúlio Vargas, como membro do OpenCourseWare Consortium (OCWC), oferece cursos e materiais didáticos gratuitamente pela internet.

Entre os cursos estão alguns na área de Finanças pessoais, Sustentabilidade, Direito, Gestão Empresarial e etc.

Acesse: http://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos/

Senai

O Senai oferece cursos online e gratuitos que podem ajudar quem está começando no mercado de trabalho e precisa rechear um pouco o currículo ou, ainda, quem pretende mudar o rumo e ter noções básicas de outras áreas para começar. Há opções como Desenho arquitetônico, Fundamentos de logística e etc.

Acesse: https://eadsenaies.com.br/

Endeavor

A Endeavor tem mais de 20 cursos online e gratuitos focados especialmente em empreendedorismo. Os temas vão desde Liderança, até Estrategia financeira e Inovação.

Acesse: https://endeavor.org.br/cursos/

Veduca

Trata-se de uma plataforma que disponibiliza cursos de diversas áreas gratuitamente. Os cursos foram produzidos por professores da USP e outras universidades ao redor do mundo ou, ainda, em parceria direta com instituições como a BM&FBOVESPA.

Só paga quem quiser o certificado. Dentre as opções estão cursos na área de Responsabilidade Social Corporativa, Probabilidade e Estatística e Engenharia Econômica.

Acesse: http://www.veduca.com.br/index.html

Inglês

Que tal aprimorar a língua através de um aplicativo? O Duolingo oferece opções para quem tem Android, IOS ou Windows Phone, então você pode aproveitar para praticar em qualquer lugar, bastando ter o app instalado no celular. Também há outras opções de idiomas, como o espanhol.

Acesse: https://pt.duolingo.com/

Mandarin

Quer se diferenciar no mercado de trabalho sabendo Mandarin? Dá para aprender o básico através de um curso online e gratuito da The Open University.

Está em inglês, por isso é preciso já ter conhecimento sobre esta língua antes de se aventurar na língua chinesa.

Acesse: http://www.open.edu/openlearn/languages/chinese/beginners-chinese/content-section-0

Italiano 

O Dire, fare, partire!é uma produção do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas e da Área Didática em Língua e Literatura Italiana da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP.

Não se mostra exatamente como um curso à distância, mas como um conjunto de materiais didáticos gratuitos separados por aula pré gravada em vídeo. Trata-se de um recurso excelente para quem se sente bem em aprender sozinho. O 1º módulo tem 16 aulas.

Acesse: http://cursosextensao.usp.br/course/view.php?id=131

Janaína Gimael
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários