Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Economia Nova lei inclui mobilidade urbana em estudo de impacto de vizinhança

Nova lei inclui mobilidade urbana em estudo de impacto de vizinhança

O objetivo do estudo é analisar as consequências da instalação de certos empreendimentos, considerados de grande impacto sobre as áreas vizinhas

por Agência Câmara
3 min leitura

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 14.849/24, que exige a análise de mobilidade urbana entre as questões a serem consideradas na elaboração do estudo prévio de impacto de vizinhança (EIV).

Finclass Vitalício Quadrado

Esse estudo é usado para dimensionar os efeitos da construção de empreendimentos.

A lei foi publicada nesta sexta-feira (3) no Diário Oficial da União.

A proposta que deu origem à norma é oriunda da Câmara dos Deputados (Projeto de Lei 5011/16), de autoria do ex-deputado Lúcio Vale (PA) e outros, e foi aprovada nas duas casas do Congresso Nacional.

Não houve vetos presidenciais ao texto.

O EIV é um dos instrumentos da política urbana municipal previstos no Estatuto da Cidade.

O objetivo do estudo é analisar as consequências da instalação de certos empreendimentos, considerados de grande impacto sobre as áreas vizinhas, a fim de minimizar consequências indesejadas.

Finclass Vitalício Quadrado

Atualmente, lei municipal define quais os empreendimentos que precisam do EIV para obter as licenças de construção.

Entre outros pontos, o estudo prévio de impacto de vizinhança deve analisar aspectos como adensamento populacional, uso e ocupação do solo e geração de tráfego.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.