Home Carreira 7 Dicas de Como Empreender na Crise

7 Dicas de Como Empreender na Crise

por Simone Costa
0 comentário
Empreender na crise - Dinheirama

Talvez iniciar no universo do empreendedorismo seja um sonho antigo seu, por exemplo. No entanto, a ideia de começar a empreender na crise te gera insegurança. Acertei?

De fato, essa é uma situação pela qual muitas pessoas têm passado. No entanto, ao contrário disso, muitos iniciaram seus negócios durante a crise e estão conquistando resultados jamais imaginados.

Quer seja por paixão, quer seja a única alternativa, não desista do empreendedorismo. Com toda a certeza, existem alguns passos que poderão facilitar muito o início do seu negócio. 

Por isso, neste texto vamos tratar de algumas orientações para facilitar esse início e ajudar a dar clareza a este momento tão importante. 

Como resultado, muitas pessoas podem ter sucesso em seus negócios. Já que, muitas vezes o que falta para realizarem isso é dar o primeiro passo! Então, papel e caneta na mão para as…

7 dicas para empreender na crise

1. Necessidade x oportunidade

Estamos diante de uma situação jamais vivida por esta geração. Dessa forma, muitas necessidades surgiram. 

Portanto, essas necessidades podem se tornar oportunidades para empreender. Afinal, lembre-se: empreender é resolver problemas! 

Então, esteja atento às principais reclamações de pessoas próximas e estude como isso pode ser uma oportunidade de negócio.

Geralmente nossos primeiros clientes são pessoas próximas de nós. Por isso, utilize essa troca de conversas e informações para identificar algum ponto que possa ser o alvo do seu negócio. 

Por exemplo: há pessoas que não estão dispostas a sair para fazer compras, passear com pets ou mesmo se expor na rua. Desse modo, elas podem querer contratar alguém que faça essas atividades do dia a dia para elas.

Empreender na crise - Dinheirama
Crédito: Pexels

2. O básico bem-feito

Outro ponto que pode atrasar quem quer iniciar no empreendedorismo é a insegurança sobre seus produtos e serviços. 

Algumas pessoas esperam reinventar a roda e trazer algo extremamente inovador. Elas acreditam que o mercado está saturado ou mesmo que só assim irão se diferenciar.

Mas a realidade é diferente do que muitos acreditam. O mercado, embora tenha uma grande gama de profissionais, sofre com a escassez de bons serviços e produtos! 

Fazer seu trabalho com excelência, se comprometendo com seu cliente, dando seu melhor e buscando sempre oferecer opções de qualidade, pode ser seu principal ponto de diferenciação.

Qualquer área de atuação possui uma grande oferta de profissionais. No entanto, nenhum deles é você, com suas experiências, sua dedicação e seu empenho. Então, não utilize esse argumento para não começar a colocar a mão na massa.

Cumpra com os prazos combinados e horários, ofereça um trabalho de qualidade e supere as expectativas de seu cliente. Essas são peças fundamentais para qualquer serviço e têm o poder de gerar uma grande diferenciação para o seu negócio.

3. Comece onde está

Se você acredita que precisa de altos investimentos para oferecer um bom serviço/produto, está enganado.

Muitas pessoas prorrogam por anos seus sonhos de empreender por não terem todo o dinheiro que consideram necessário para começar. 

Porém, você pode começar com alternativas mais econômicas, até chegar ao patamar que deseja. 

Comece com o que você tem e se aprimore aos poucos para chegar aonde deseja. A maioria dos profissionais que você admira atualmente, seja na sua ou em qualquer outra, começou pequeno. 

Um erro que cometemos é comparar nossos bastidores com o palco do outro. Quanto mais você se compara, mais difícil fica. 

Por isso, tenha em mente que todos nós começamos algum dia. Precisamos nos arriscar para aumentar as chances de conquistarmos o que desejamos!

Por exemplo: se você deseja vender doces, mas não pode investir nas embalagens que gostaria, comece com alternativas mais simples. Capriche na qualidade do produto e faça o melhor que puder dentro das suas condições. 

Conquistando clientes, vai ficar mais fácil formar uma reserva financeira para melhorar as opções que deseja.

4. Busque parcerias

Todos conhecemos alguém que pode nos ajudar no nosso início empreendedor. Sejam amigos, colegas, familiares, etc. Todos em nosso meio podem nos ajudar e potencializar nosso negócio nesse primeiro momento.

Além disso, você pode buscar outros empreendedores que possam te ajudar a aumentar suas vendas. Procure por oportunidades em que você também os ajude em seus negócios

Por exemplo: se você faz doces, busque organizadores de festas, buffets, cerimonialistas, entre outras empresas e profissionais. Tente propor parcerias que sejam vantajosas para as duas partes.

5. Não tenha receio de experimentar

Outro ponto que te ajudará a melhorar sua experiência como empreendedor é não ter medo de experimentar. 

Faça ofertas diferentes, ofereça seu produto ou serviço de forma diferente e seja você mesmo.A autenticidade faz você se diferenciar ainda mais nos negócios. 

Aliás, hoje em dia, a autenticidade e sinceridade são características muito valorizadas, independente da área ou profissão. As pessoas querem se conectar com outras pessoas verdadeiramente.

Sendo assim, faça o básico bem-feito e esteja aberto para experimentar novas estratégias e alternativas que surgirem. Numa dessas tentativas você pode dar o passo certo para o crescimento que deseja. 

Não tenha medo de errar porque, por mais errado que possa parecer, é um aprendizado valioso para o futuro.

Empreender na crise - Dinheirama
Crédito: Pexels

6. Seja persistente!

O início costuma ser um dos momentos mais desafiadores para o empreendedor. Muitos obstáculos e incertezas surgem. 

Talvez sejam as vendas baixas, a falta de clientes, o cancelamento de contratos, enfim. Muitas coisas podem acontecer. O importante é não desistir de cara!

Seja pela vocação, necessidade ou curiosidade, se você se lançou ao universo do empreendedorismo esteja ciente também que o trabalho será intenso e os resultados podem não ser imediatos. 

Não existem resultados sem esforços. Para aqueles que realmente acreditam nos seus sonhos, é preciso focar em onde se quer chegar. E plantar todo dia na direção desse caminho, é claro.

7. Esteja preparado

Esta dica é justamente uma forma de você não desistir do seu objetivo: esteja preparado! Tenha uma reserva financeira, tenha um plano B e esteja disposto a dar 110% de você. 

Nunca se sabe o que pode acontecer no futuro e por isso é importante se preparar para os diversos cenários.

Quando nos lançamos em novos desafios, é muito provável que a realidade se mostre muito diferente do que imaginávamos. 

Ter algum suporte (financeiro, emocional…) fará com que seus planos sejam também mais resistentes às adversidades que certamente aparecerão. 

Sugestões para empreender na crise

Seguindo as dicas anteriores, você aumentará as chances de empreender e ter muito mais resultados. E não se esqueça: o sucesso é apenas uma parte do resultado, todo o resto é processo.

O primeiro passo desse processo é escolher um ramo de negócio. Por isso, trouxemos aqui algumas sugestões para você se inspirar.

Lembre-se: se arrisque! Talvez o medo de tentar esteja te impedindo de mudar totalmente os rumos da sua história. 

Não acredite que tudo serão flores, pois não serão, mas sua determinação tornará possível. Agora, vamos às possibilidades:

Cozinhar

Se você gosta e tem habilidade na cozinha, pode considerar a venda de doces ou pratos prontos. A área de alimentação tem uma demanda enorme e pode ser uma opção para iniciar.

Nesse caso, foque sempre em qualidade, praticidade e, claro, siga as normas sanitárias necessárias. 

Empreender na crise - Dinheirama
Crédito: Pexels

Consultoria

Outro meio extremamente interessante para atuar é auxiliando outras pessoas ou mesmo empresas. Você pode ajudá-las a resolver grandes problemas ou questões pontuais nas quais você tem experiência. 

Com o auxílio da internet você pode abranger mais clientes e ter um ótimo retorno.

Revenda

Não tem dinheiro para investir na compra de produtos em um primeiro momento? Uma alternativa pode ser a revenda de outros produtos. Há, inclusive, opções em que você não precisa desembolsar nenhum valor.

Esta área pode ter oportunidades em diversas áreas. Desde redes de doces, até produtos de beleza e cuidados pessoais. Encontre a opção que mais te agrada e se adequa a sua realidade e dê o primeiro passo.

Empreender na crise do zero

Se você ainda não conseguiu se identificar com as opções que conhece, considere uma área nova. 

Essa opção, porém, pode demandar um pouco mais de tempo para te dar retorno, já que você precisará se qualificar para iniciar.

Pense em uma área em que você consiga explorar seus pontos fortes e demandas do mercado. Assim, fica mais fácil aprender.

Lembre-se: as sugestões deste texto são apenas algumas das possibilidades para você iniciar ou mesmo se inspirar no empreendedorismo. 

As opções são infinitas, basta deixar a imaginação solta. Sacadas simples fizeram pessoas comuns mudarem para sempre suas vidas.

Conclusão: é possível empreender na crise

Quer ter a oportunidade de uma virada em sua vida? Então esteja atento aos detalhes que, muitas vezes, passam despercebidos pela maioria de nós. 

São nesses pequenos momentos que podem morar grandes oportunidades. Mas, não se esqueça, você não precisa revolucionar um mercado para ter sucesso.

Esteja atento ao que as pessoas precisam e desenvolva uma forma de resolver seus problemas ou dificuldades. 

Fazer um trabalho de qualidade e com personalidade pode ser sua principal forma de diferenciação.

Se o seu objetivo é empreender, coloque em prática as orientações que demos neste texto e vá em busca da sua realização. 

Crie seu planejamento financeiro, esteja atento ao mercado e às suas habilidades e dê o primeiro passo, esse, geralmente, é o mais difícil.

Além disso, continue seguindo o Dinheirama pelo site e pelas redes sociais. Assim você consegue conferir mais dicas e orientações valiosas para empreender e superar este momento de crise. 

Não se esqueça: cuidar das suas finanças é uma forma de cuidar de si mesmo e das pessoas que ama.

Por fim, se ficou qualquer dúvida, entre em contato conosco, ficaremos felizes em ajudar!

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.