Home Economia e Política Audiência discutirá impacto da plataforma X no processo democrático brasileiro

Audiência discutirá impacto da plataforma X no processo democrático brasileiro

A tecnologia deve obedecer a imperativos humanos, não o contrário

por Agência Senado
0 comentário

A Comissão de Defesa da Democracia (CDD) vai debater, em data a ser definida, a atuação da plataforma X, antigo Twitter, e seu impacto no processo democrático do Brasil.

O requerimento (REQ 2/2024 – CDD) para a audiência pública, apresentado pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA) foi aprovado nesta quarta-feira (10).

Nenhuma empresa e nenhum empresário, sobretudo quando instalados em um país estrangeiro, pode se contrapor frontalmente ao Estado democrático. E no Brasil temos um Estado profundamente democrático — argumentou Eliziane.

No debate, os senadores vão analisar o papel das grandes empresas de tecnologia e redes sociais na disseminação de fake news e a manipulação da realidade.

O requerimento destaca a importância de se discutir a influência das chamadas big techs no contexto democrático, especialmente diante do avanço da inteligência artificial.

(Imagem: Divulgação/Internet)
(Imagem: Divulgação/Internet)

Para a senadora maranhense,  essas novas tecnologias permitem que as máquinas desempenhem atividades e funções humanas em uma escala gigantesca e, muitas vezes, incontrolável.

Ela considerou  “muito graves” as declarações recentes do empresário Elon Musk, sul-africano radicado nos Estados Unidos, dono da plataforma X, que acusou o Supremo Tribunal Federal (STF) de praticar censura e tomar decisões autoritárias.

“A democracia e as nações não podem naufragar diante dessa avalanche tecnológica. A tecnologia deve obedecer a imperativos humanos, não o contrário”, asseverou.

Palestra

Também foi aprovado um requerimento (REQ 1/2024 – CDD) autorizando a senadora maranhense a participar como palestrante de audiência pública na Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, no dia 18 de abril.

O tema do evento é a “importância da democracia para o povo brasileiro”. A Comissão gaúcha vem realizando uma série de debates chamada “Descomemoração dos 60 anos do golpe militar”. 

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.