dinheirama-post-cadastro-positivo-comeca-ser-implementadoO Cadastro Positivo, lista com nomes e dados dos bons pagadores, começa a ser implantado em todo o país a partir de hoje, 1º de agosto. Essa novidade pretende melhorar a oferta de crédito para os bons pagadores (juro menor é o que se espera da medida).

Fernando Segato, da Crowe Horwath Macro Auditoria e Consultoria, diz que “haverá um estreitamento da confiança entre as empresas e os bons pagadores”. O Cadastro Positivo vai promover novos meios para a redução das taxas de juros e o crescimento das relações comerciais.

Sagato cita alguns países onde a regra foi implementada, como Chile, México e Estados Unidos, e onde teve um bom desempenho. Algumas experiências obtidas pelo mercado internacional demonstram que os juros caem com o funcionamento do Cadastro Positivo.

De acordo com o site do SPC, os participantes do Cadastro Positivo poderão:

  •  Ter acesso gratuito a todas as informações existentes a seu respeito no banco de dados, no momento da solicitação, inclusive o seu histórico de crédito;
  • Solicitar o compartilhamento de novas fontes a qualquer momento;
  • Pode solicitar a correção ou cancelamento de qualquer informação erroneamente contida no sistema;
  • Solicitar o cancelamento do seu cadastro a qualquer momento.

Para participar do Cadastro Positivo, aproveitando as suas vantagens e possibilitando o acesso dos seus dados pelas empresas, é necessário que você autorize o cadastro de suas informações, mediante o preenchimento de um termo específico. O termo para download encontra-se aqui.

Abaixo você confere um infográfico do SPC bem interessante e que resume o Cadastro Positivo:

passosnovo

Aqui no Dinheirama, nós já publicamos um texto para ajudá-lo a saber se o seu nome está sujo, além de muitas dicas de como limpar o seu nome caso ele esteja sujo. Caso você queira ler mais, acesse o site do SPC Brasil.

 

Fonte: R7.com | Foto: “Credit History Check”, Shutterstock.

Igor Oliveira
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários