33dias Topo
Home Economia e Política Câmara debate normas de segurança para veículos elétricos

Câmara debate normas de segurança para veículos elétricos

É necessário que as edificações estejam preparadas para atender às demandas de estações de carregamento para veículos elétricos

por Agência Câmara
3 min leitura
Carro elétrico aguardando a recarga da bateria

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados promove, nesta quinta-feira (13), audiência pública sobre normas de segurança para recarga de veículos elétricos.

O debate atende a pedido dos deputados Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ) e Vinicius Carvalho (Republicanos-SP).

O debate será realizado às 10 horas, no plenário 8.

O deputado Aureo Ribeiro explica que dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) mostram o número de veículos elétricos e híbridos foi de 32.798, em 2019, para 291.089, em 2023.

Segundo o parlamentar, embora a maior parte da procura de carregamento seja satisfeita pelo carregamento doméstico, são cada vez mais necessários carregadores acessíveis em áreas urbanas densas, em particular, onde o acesso ao carregamento doméstico é mais limitado.

“É necessário que as edificações estejam preparadas para atender às demandas de estações de carregamento para veículos elétricos, de forma que sejam ao mesmo tempo viáveis para aplicação em alta escala e ofereçam toda a segurança necessária para os usuários”, defende.

O  deputado Vinicius Carvalho acrescenta que a falta de pontos de carregamento adequados tem gerado longas filas e dificuldades logísticas para esses condutores, impactando diretamente em suas atividades diárias.

“A escassez de opções confiáveis de carregamento e os relatos de equipamentos inoperantes evidenciam a necessidade urgente de melhorias na rede pública de abastecimento”, avalia.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.