Home Economia e Política Comissão aprova projeto que beneficia indústria de reciclagem brasileira

Comissão aprova projeto que beneficia indústria de reciclagem brasileira

O substitutivo engloba o PL 1800/21, do deputado Domingos Sávio (PL-MG), e o apensado (PL 4035/21)

por Agência Câmara
0 comentário
(Imagem: Freepik/@freepik)

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou proposta que permite à indústria receber créditos de  PIS/Cofins na compra de sucatas e materiais recicláveis, como resíduos de papel ou metal.

A medida beneficia as empresas tributadas com base no lucro real que compram os insumos recicláveis para utilizá-los como matéria-prima.

A proposta visa pacificar a tributação do setor de reciclagem, afetado por uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de 2021.

A proposta tramita em caráter conclusivo e, portanto, seguirá ao Senado, a menos que haja recurso para votação em Plenário.

O relator do projeto, deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO), deu parecer favorável. “A reciclagem é atividade essencial para preservação do meio ambiente e para busca do desenvolvimento sustentável, sendo, assim, imprescindível a concessão de tratamento diferenciados e favorecidos”, disse.

Ayres recomendou a aprovação do substitutivo da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que analisou a matéria anteriormente, e é de autoria do deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES).

O substitutivo engloba o PL 1800/21, do deputado Domingos Sávio (PL-MG), e o apensado (PL 4035/21).

O texto aprovado tem ainda uma medida que beneficia as cooperativas de catadores que vendem resíduos e produtos reciclados para empresas industriais submetidas ao lucro real. Essa venda será isenta do PIS/Cofins.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.