DinheiramaCast: Investidores de olho na inflação em 2013O ano de 2013 mal começou e já temos notícias quentes que mexem com nosso bolso. A inflação começou o ano no centro das atenções, especialmente porque mercado e governo andam divergindo sobre seu comportamento ao longo dos próximos doze meses. O fato é que o fantasma do dragão já assusta alguns investidores e “come” parte do dinheiro deixado na caderneta de poupança.

Para conversar mais sobre esse tema, acionei nossos parceiros da Órama. Conversei com Sandra Blanco (clique aqui para ler suas opiniões), consultora de investimentos, autora de livros de finanças pessoais e profissional autorizada pela CVM. Veja o que abordei com ela e ouça nosso papo.

  • Acaba de sair uma matéria que diz que o retorno real da caderneta de poupança foi o menor em 10 anos. Atualmente, sua rentabilidade nominal é menor que a inflação medida pelo IPCA (5% contra 5,4%). O que o pequeno investidor deve concluir a partir desta realidade?
  • A caderneta de poupança é uma aplicação difundida e conhecida, além de possuir uma importância significativa para a oferta de crédito imobiliário. Ainda que sua rentabilidade esteja menor que a inflação, ela ainda rende mais que muitos fundos conservadores do varejo. Para que objetivos e perfis a poupança é indicada? Por quê?
  • Muitos de nossos leitores desejam migrar seus investimentos para alternativas mais rentáveis, mas sem abrir mão da liquidez e comodidade, características da poupança. Que argumentos devemos usar, além da questão do poder de compra e inflação, para tornar outras alternativas de investimento desejáveis?
  • Ouvimos com frequência que opções mais sofisticadas de investimentos costumam ser exclusivas para clientes de maior renda, bem como mais complicados de entender. Olhar para fora dos tradicionais bancos de varejo ainda não é algo comum para o pequeno investidor? Isso tem mudado? Como abordar esta questão?

Ouça o podcast:

[powerpress]

Sandra, obrigado pela participação. Aproveitamos para convidar o leitor do Dinheirama a conhecer o mais recente lançamento da Órama em seu site, um eBook gratuito sobre cenários econômicos e investimentos para 2013 (clique e faça o download). Quem quiser conversar com a Sandra, já sabe: é só acessar o www.orama.com.br e usar o espaço “Fale com a Sandra”.

Fique ligado e ouça sempre nosso conteúdo!
Para que possa receber todos os episódios sem problemas, assine nosso podcast através deste link (clique aqui). Se você gosta de ouvir aos podcasts em seu MP3 Player, iPod ou iTunes, assine o RSS direto dos arquivos via iTunes (Apple Store) clicando aqui ou pelo link https://dinheirama.com/feed/podcast e receba os novos episódios automaticamente.

Obrigado e até a próxima. Crédito da foto para freedigitalphotos.net.

Conrado Navarro
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários