Ganhar dinheiro extra: seja para comprar algo, pagar dívidas ou até mesmo para começar a reserva de emergência, se o fato é que você está precisando ganhar imediatamente um dinheiro a mais, a hora de começar a tomar alguma atitude e pensar de forma criativa é agora.

Mas saiba que você não está sozinho se o que ganha não é suficiente para pagar as contas e nem para sair do lugar em termos financeiros.

Para ter ideia, um levantamento recente feito pela CNDL/SPC Brasil com apoio da CVM mostrou que 61% dos entrevistados não conseguiam guardar dinheiro no final do mês. A pesquisa considerou uma amostra de 800 pessoas de 12 capitais do Brasil. Complicado, não?

Pronto para ganhar dinheiro extra?

Quando o dinheiro está faltando, e não dá para pensar imediatamente em uma maneira mais duradoura de ganhar um extra, como um aumento de salário por exemplo, o negócio é aproveitar as possibilidades que o mundo de hoje nos oferece.

A economia criativa possibilita o uso da internet e das redes sociais de uma forma muito livre e intensa. Ou seja, você pode e deve usar esse potencial para ganhar mais.

Separei 5 sugestões para avaliar e checar se faz sentido para você. Quem sabe nos próximos dias, você já não estará conseguindo aumentar a renda e dar o primeiro passo para conquistar suas metas, independente de quais sejam. Vamos lá?

Dinheiro extra: 5 formas para conquistar de forma criativa

1. Venda o que não usa

Vou te perguntar uma coisa: você já comprou algo nestes sites do tipo OLX? Eu e várias pessoas que conheço já compramos. E já notou quantas pessoas que estão saindo do país, se separando ou mudando de casa estão oferecendo seus pertences online? Pois bem, digo que minha irmã chegou a mobiliar um apartamento inteiro praticamente dessa forma!

Eu mesma, quando me separei, também vendi uma série de coisas que já não tinham utilidade para mim. O que você está esperando, portanto, para fazer uma boa “faxina” na casa e armários e por à venda absolutamente tudo que não lhe sirva mais?

Tenha certeza de que sempre haverá alguém interessado. Basta negociar. E cá entre nós, um pouquinho aqui e outro ali, é sempre bom e faz toda diferença quando o dinheiro está faltando, não é verdade?

2. Dar aulas

Não há quem não saiba ensinar algo a alguém. Talvez você seja bom em algum idioma e possa oferecer aulas para quem quer praticar. Ou então pode cozinhar divinamente algum prato específico que as pessoas gostariam de aprender a fazer. Ou, ainda, pode se oferecer como professor de dança, já pensou nisso? Há tanto que podemos ensinar e tanto que os outros querem aprender. Aproveite o potencial da internet e ofereça seus serviços.

3. Oferecer serviço como freela:

Talvez você não queira dar aulas, OK. Mas então, o que você sabe fazer e poderia oferecer como freela em um dos vários grupos na internet, tais como Dots e outros do tipo?  Já pensou em alguma coisa que você faça bem e possa te fazer ganhar dinheiro extra?

Além dos grupos, até mesmo sites como o AirBnB já abriram espaço para quem quer oferecer experiências. Não é legal? E também dá para oferecer serviços de todos os tipos: decoração, tradução, terapia, arte, etc.

4. E o AirBnB?

Falando em AirBnB, que citei agora há pouco, se você nunca experimentou, não sabe o que está perdendo. Na plataforma, as pessoas disponibilizam espaços – seja um imóvel inteiro ou apenas um quarto – aos viajantes.

Costuma ficar mais barato para quem precisa de hospedagem, e é sempre uma oportunidade para quem quer ganhar dinheiro extra. Dê uma olhada nas regras e, se você tiver um quarto sobrando em casa, já pode se cadastrar no AirBnB.

5. DogHero:

Se você gosta de animais e pode hospedar algum ou alguns em casa, esta também é uma forma de ganhar dinheiro extra rapidamente. Basta se cadastrar na plataforma ou oferecer seus serviços para conhecidos.

Quem tem animais de estimação e precisa viajar normalmente quer que os bichinhos fiquem da melhor forma possível enquanto estão fora de casa. Você pode aproveitar e oferecer seus cuidados para ganhar um dim dim a mais.

Ganhar dinheiro extra requer atitude

Sugeri algumas dicas rápidas para quem quer ganhar dinheiro extra, mas há muitas outras alternativas. O fundamental é ter atitude e não ter medo nem vergonha de oferecer os serviços.

Hoje caminhei pela avenida Paulista aqui em São Paulo (que é fechada aos domingos), e vi pessoas vendendo de brigadeiro a quadros. É o mundo real, não virtual, mas também oferece oportunidades para quem está disposto a ser criativo e quer ganhar dinheiro extra! Boa sorte!

Janaína Gimael
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários