Home Mercados Dólar hoje: veja o valor da moeda em relação ao real agora

Dólar hoje: veja o valor da moeda em relação ao real agora

Lidar com dólar é algo que certamente exige muita atenção. Isso porque o preço da moeda é atualizado todos os dias, a todo momento

por Redação Dinheirama
0 comentário

Vai viajar e precisa saber o preço do dólar hoje para conseguir fazer a melhor cotação? Ou tem investimentos dolarizados e precisa acompanhar o comportamento da moeda?

Se você respondeu sim para uma dessas duas perguntas, então está no lugar certo. Vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre a cotação da moeda norte-americana.

Onde acompanhar o dólar?

O órgão oficial que divulga a cotação do dólar todos os dias é o Banco Central brasileiro. Assim, você pode acompanhar a cotação da moeda no site do BC.

Entretanto, se você pretende comprar dólar para turismo, é importante ver o preço das casas de câmbio. Isso porque, nesse caso, existem taxas de serviço atreladas ao preço da moeda.

Dólar hoje em tempo real

Apesar de o dólar hoje, ou seja, a cotação diária, ser a mais utilizada em casas de câmbio, existe ainda a cotação em tempo real.

Isto é, ao longo do dia, o valor do dólar varia. E isso é principalmente notado por quem investe em bolsa de valores, em especial pelos daytraders.

Day Trade são operações em bolsa que buscam lucro com a compra e venda de ativos em um mesmo dia. 

Dessa forma, se um ativo é dolarizado, é bom para esse investidor comprar em uma queda do preço. Assim, ele consegue vendê-lo na primeira subida da moeda.

Para ter acesso a essas informações, é preciso buscar o home broker da sua corretora de investimentos.

O que influencia a cotação?

Lidar com dólar é algo que certamente exige muita atenção. Isso porque o preço da moeda é atualizado todos os dias, a todo momento. 

O valor da moeda depende, principalmente, do desempenho da nossa economia. Por isso, influenciam a cotação do dólar:

– taxas de juros;

– turismo internacional;

– superávit ou déficit comercial, entre outros fatores

O preço da moeda americana está diretamente ligado às expectativas relacionadas à nossa economia. E também à oferta e procura. 

Isto é, se muitas pessoas estão comprando dólares no Brasil, o preço da moeda tende a subir.

Qual o valor do dólar hoje?

Cotação de dólares

A cotação da moeda é diferente para compra e venda da moeda. Além disso, há ainda o dólar turismo e o comercial, que explicaremos mais abaixo. 

Tudo isso deve ser avaliado com cuidado na hora que você for verificar a cotação da moeda.

Dólar hoje para compra

O câmbio para compra é o valor em reais que deve ser pago na compra de um dólar naquele dia.

Assim, para saber quanto você pagará em 100 dólares, por exemplo, basta multiplicar 100 pelo valor do câmbio de hoje na compra.

Dólar hoje para venda

O dólar hoje para venda é o valor em reais que você receberá ao vender um dólar naquele dia.

Assim como na compra, para saber quando você vai receber, basta multiplicar a quantidade de dólares que deseja vender pelo valor de hoje da moeda americana de venda.

Onde comprar dólares no Brasil?

Se você deseja comprar o dinheiro físico, para viajar, você pode procurar por casas de câmbio ou correspondentes cambiais. 

Um exemplo é a Cotação, que oferece tanto as cédulas de dinheiro, quanto cartões de débito pré-pagos em moeda americana.

Agora, se o seu objetivo é comprar dólares para fazer uma reserva de patrimônio, o melhor é comprar um ETF de dólar. Isto é, comprar cotas de um fundo de investimento em moeda americana por meio de uma corretora de investimentos.

Essa alternativa vale também para quem deseja investir em dólares em meio a um cenário de expectativa de valorização futura da moeda.

Comprar dólar hoje vale a pena?

Essa é uma pergunta muito relativa. Se você deseja comprar para investir em moeda americana, precisa buscar cotações mais baixas e ficar atento no curto prazo.

O câmbio hoje tem ficado em torno dos R$5,50. Se a expectativa é de aumento desse valor até o fim do ano, pode ser um bom investimento. Agora, se a expectativa é de queda da moeda, não é a melhor opção.

Hoje a expectativa do mercado é de leve subida até o final do ano, mas isso não é uma certeza.

A moeda como investimento é, assim como o ouro, uma reserva de valor. Ele é um ativo para onde as pessoas correm quando temem que o real se desvalorize.

Você não vai ter grandes ganhos comprando dólares. Porém, pode assegurar que não terá seu patrimônio dilapidado pela inflação, caso ela suba.

Já se você pretende comprar dólar turismo, pesquise sobre o histórico de preços nos últimos meses. Então, fique atento e compre aos poucos, nas baixas.

Assim você consegue garantir uma média dos menores preços do câmbio ao longo dos meses.

Qual a diferença entre dólar comercial e dólar turismo?

Existem dois tipos de cotação para a moeda americana: o comercial e o turismo. Entenda a diferença:

– Comercial: utilizado para definir as taxas do mercado, pagamento de produtos ou serviços importados ou exportados;

– Turismo: compra ou venda da moeda física, negociada em casas de câmbio ou correspondentes cambiais.

O dólar comercial é sempre um pouco mais barato do que o turismo.

Dólar no cartão de crédito

Se você realiza compras em dólar no cartão de crédito, precisa ficar atento às taxas cobradas. Além disso, atente-se às regras de cotação do seu cartão de crédito.

Aqui no Dinheirama nós já publicamos uma matéria completa sobre como calcular compras em moeda estrangeira no cartão.

Conclusão

Saber o valor do dólar hoje é muito importante para fazer uma boa compra ou venda da moeda e de ativos dolarizados. Porém, não só para isso.

O preço da moeda americana diz muito sobre a nossa economia e nossa competitividade global. Quando o câmbio está baixo, por exemplo, nosso país tem maior capacidade de importação de produtos.

Já quando a cotação está alta, o real se torna atrativo para muitos outros países, que importam mais produtos do Brasil. Além disso, o turismo de pessoas de outros países no Brasil também é favorecido.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.