Flávio comenta: “Navarro, há algum tempo comecei meu Plano B (um negócio próprio) em paralelo ao meu emprego. Agora quero transformá-lo no plano A. Meu desafio é que eu nunca empreendi e sei que o maior problema está na minha forma de pensar, que está muito acostumada com o modelo empregado-chefe. Você tem algumas dicas de material sobre mentalidade empreendedora para eu estudar?

Empreender está longe de ser algo fácil e corriqueiro. Assim, meus parabéns para você, empreendedor iniciante que reconhece suas dificuldades e mantém-se humilde. Parabéns para você que enxerga que um dos maiores desafios de empreender está em ajustar a sua própria mentalidade para o novo modelo de trabalho.

Como eu costumo dizer, o empreendedorismo é um estilo de vida, ou seja, você estará “ligado” nos negócios praticamente o tempo todo. Essa vida exige muita dedicação, perseverança, construção de novos hábitos e muitas horas de trabalho, inclusive aos fins de semana.

Ah, toda essa responsabilidade não deve ser encarada como algo ruim ou assustador. Pelo contrário, costuma ser prazeroso, pois estamos lidando com algo que gostamos, que é a realização de um sonho.

4 assuntos relevantes para o empreendedor

Aqui no Dinheirama temos alguns conteúdos bem bacanas sobre empreendedorismo, destaco algumas sugestões livros para empreendedores:

No entanto, também quero compartilhar um conteúdo em vídeo que eu produzi em parceria com o projeto Impulso Digital, do portal UOL. É uma palestra online que abrange 4 assuntos que você precisa conhecer sobre empreendedorismo:

  • Os três tipos de empreendedor;
  • Características que o empreendedor deve ter;
  • Erros clássicos que devem ser evitados;
  • Aspectos importantes a se considerar no caminho do empreendedor.

Clique no vídeo abaixo para conferir cada um desses assuntos. No final ainda respondo algumas perguntas que podem coincidir com alguma dúvida sua também.

Espero que o material tenha sido útil. Obrigado e até a próxima!

Foto “Successful female entrepreneur”, Shutterstock.

Conrado Navarro
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários