Os futuros do cacau em Nova York na ICE caíram abaixo do nível psicológico de 10 mil dólares por tonelada nesta sexta-feira com realização de lucros, mas registraram uma quarta semana de ganhos enquanto o mercado continua avaliando um aperto na oferta.
Cacau
O contrato setembro do cacau em Nova York caiu 409 dólares, ou 4%, a 9.701 dólares por tonelada em negociações voláteis, depois de atingir a máxima de seis semanas de 10.308 dólares na quinta-feira. O contrato ganhou 6% na semana.
Os negociantes disseram que houve realização de lucros nesta sexta-feira, mas acrescentaram que o cacau ainda foi sustentado pelas medidas do principal produtor, Costa do Marfim, para interromper as vendas futuras da safra da próxima temporada.
O maior produtor mundial de cacau também suspendeu as compras e exportações para junho e poderá prolongar a suspensão num esforço para reter estoques suficientes para os processadores locais.
O setembro do cacau em Londres caiu 2,1%, a 8.048 libras por tonelada, após atingir a máxima de seis semanas de 8.299 libras na sessão anterior. Ganhou 10% na semana.
Açúcar
O julho do açúcar bruto caiu 0,16 centavo, ou 0,8%, a 19,43 centavos de dólar por libra-peso, tendo ganho 2,26% na semana.
A produção de açúcar do Brasil ficou abaixo do esperado na segunda quinzena de maio, com o mix de açúcar novamente abaixo das estimativas.
Os negociantes disseram que o mercado poderia estar precificando as fases finais da colheita no Brasil, em meio a preocupações com o futuro da produtividade.
Contra isso, porém, o enfraquecimento do real brasileiro está incitando os exportadores brasileiros a venderem açúcar ao preço do dólar, aumentando os retornos em termos de moeda local. O real está sendo negociado perto dos níveis mais baixos desde janeiro de 2023.
O agosto do açúcar branco caiu 0,9%, a 562,10 dólares a tonelada.
Café
O setembro do café robusta fechou com queda de 84 dólares, ou 2,1%, a 4.009 dólares a tonelada. O mercado atingiu um recorde de 4.394 dólares na semana passada. O contrato perdeu 3% na semana.
O setembro do café arábica caiu 0,8%, a 2,244 dólares por libra-peso, e registrou uma perda semanal de 0,2%.