Home Economia e Política Governo prevê R$ 1,7 tri em investimentos em Novo PAC

Governo prevê R$ 1,7 tri em investimentos em Novo PAC

O governo federal não informou a duração do plano

por Reuters
0 comentário
Governo

O governo federal anunciou nesta sexta-feira que o novo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) terá investimentos de 1,7 trilhão de reais, considerando recursos da União, estatais e setor privado. Do montante total, o governo estima aplicação de mais de 1,3 trilhão de reais até 2026.

O plano, que o governo federal afirma incluir áreas como saúde, infraestrutura, saneamento, transição energética e defesa, prevê que os investimentos da União serão de 371 bilhões de reais; de estatais, 343 bilhões; financiamentos, 362 bilhões; e setor privado, 612 bilhões.

O Estado do Rio de Janeiro, governado por Claudio Castro, que apoiou Jair Bolsonaro nas eleições do ano passado, receberá o maior montante de investimentos do plano: 342,6 bilhões de reais. As principais obras previstas no Estado serão ligadas ao setor petrolífero, apesar das promessas do governo de incentivar a descabornização da economia.

As obras previstas no Rio de Janeiro no Novo PAC incluem 16 novas plataformas para desenvolvimento da produção de petróleo e gás natural, 11 gasodutos interligados e 1 gasoduto de escoamento Rota 3, Refinaria Duque de Caxias e moradias do programa Minha Casa Minha Vida.

O Estado de São Paulo, também governado por aliado de Bolsonaro, Tarcísio de Freitas, receberá o segundo maior montante do plano: 179,6 bilhões de reais. Os principais projetos paulistas incluem túnel Santos – Guarujá, Extensão da Linha 2 Verde do Metrô – Vila Prudente – Penha – Guarulhos, Trem de Passageiros São Paulo – Campinas e moradias do programa habitacional Minha Casa Minha Vida.

Minas Gerais, do também aliado de Bolsonaro, Romeu Zema, terá 171,9 bilhões de reais dedicados a projetos que incluem concessão/duplicação da BR 381 – Gov. Valadares – Belo Horizonte; concessões das BR 153, 262 e 040; construção da BR 367 – Salto da Divisa – Almenara; construção da BR 135 – Manga – Itacarambi e moradias do Minha Casa Minha Vida, segundo comunicados do governo federal.

Em seguida, aparece o Estado de Sergipe, como maior recebedor de recursos do Novo PAC: 136,6 bilhões de reais. Segundo o governo federal, Sergipe terá como principais obras o gasoduto do Projeto Sergipe Águas Profundas, duplicação da BR-101 – Sul e Norte; e moradias do programa Minha Casa Minha Vida.

No Amazonas, o governo afirma que serão investidos 47,2 bilhões de reais pelo plano, com as principais obras sendo restauração da BR-174, ampliação do Terminal Manaus Moderna, Porto de São Raimundo, aeroportos de Coari, Fonte Boa, Parintins e São Gabriel da Cachoeira; o programa Luz para Todos, além de moradias do Minha Casa Minha Vida.

Obras criticadas por ambientalistas e membros do próprio governo federal como o a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, como o asfaltamento de um trecho de cerca de 400 quilômetros da BR-319, que corta o meio da floresta Amazônica e liga Porto Velho (RO) a Manaus (AM), não apareçam citadas nos documentos publicados nesta sexta-feira pelo governo.

No Pará, que receberá 75,2 bilhões de reais em investimentos, o governo lista como obras principais a ponte sobre o Rio Xingu BR-230, duplicação da BR 316 (Castanhal – Trevo de Salinas), pavimentação da BR 308 (Viseu – Bragança), derrocagem do Pedral do Lourenço e também projetos do Minha Casa Minha Vida.

O projeto bilionário da Ferrogrão, ferrovia que pretende ligar a produção de grãos do Centro-Oeste com portos no norte do Pará e que é outro alvo de críticas de ambientalistas, também não é citada entre os principais projetos no Pará. O projeto também não é citado como um dos principais do Novo PAC no Mato Grosso, onde o governo afirma que serão investidos 60,6 bilhões de reais e que terá como maiores empreendimentos as construções da BR-158 – Contorno da Terra Indígena e BR-242 – Gaúcha do Norte – Santiago do Norte.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.