Home Economia e Política Com a força do turismo de experiência, segmento cresce 30% ao ano e estimula desenvolvimento econômico do país

Com a força do turismo de experiência, segmento cresce 30% ao ano e estimula desenvolvimento econômico do país

O Sebrae, reconhecendo o potencial dos pequenos negócios na cadeia do turismo para contribuírem com o desenvolvimento socioeconômico do país, vem investindo há dois anos na atuação dos Agentes de Roteiros Turísticos.

por Agência Sebrae
0 comentário

Propiciar ao turista experiências marcantes deve ser o foco de qualquer empresa que decide atuar no setor de viagens de lazer.

O segmento, cada vez mais decisivo na economia, vem registrando um crescimento anual de 30% ao ano e atualmente já responde por 9% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

O Sebrae, reconhecendo o potencial dos pequenos negócios na cadeia do turismo para contribuírem com o desenvolvimento socioeconômico do país, vem investindo há dois anos na atuação dos Agentes de Roteiros Turísticos (ART).

A ação tem contribuído para estimular o desenvolvimento dos Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) pelo Brasil, com o fortalecimento da governança e ampliação dos roteiros de viagem nos estados.

Os Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) são territórios turísticos sustentáveis e diferenciados que facilitam a interação e integração do turista com o destino, ofertando experiências memoráveis ao longo de toda a sua jornada.

Até o momento, 200 agentes do Sebrae atuaram em 900 municípios de 20 estados, sendo responsáveis pela identificação e mapeamento de ofertas turísticas, capacitação e consultorias específicas, bem como desenvolvimento de produtos diversos.

Rotas

A estratégia marca presença no Fórum Panrotas 2024, um dos principais eventos corporativos do segmento de turismo, que acontece na capital paulista nesta terça (5) e quarta-feira (6). “Nossa intenção é apresentar as diversas rotas que estamos estruturando, por meio da rede de Agentes de Roteiros Turísticos, de forma que os canais de distribuição aqui presentes possam comercializá-las”, afirma Germana Magalhães, analista de competitividade do Sebrae Nacional.

Entre elas está a rota “Viva Veadeiros”, que inova ao explorar o apelo de bem-estar e saúde em um destino de ecoturismo já consolidado: a Chapada dos Veadeiros, em Goiás. “Em parceria com o governo de Goiás, promovemos experiências turísticas conectadas com os locais e que atraem quem busca descanso e relaxamento através de retiros espirituais e terapias holísticas em meio à natureza”, explica Priscila Vilarinho, gestora estadual do Sebrae.

Ao explorar as potencialidades dos territórios, os ARTs fomentam as Indicações Geográficas e incentivam a cultura local, contribuindo para fortalecer pequenos produtores, destaca Daniela Corrêa, gestora de turismo do Sebrae Santa Catarina.

Um exemplo é a linguiça Blumenau, que recentemente foi reconhecida como produto típico catarinense pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial. O embutido de origem artesanal alemã se une a outras sete Indicações Geográficas já reconhecidas no estado: o Vale da Uva Goethe, a Banana de Corupá, o Queijo Artesanal Serrano de Campos de Cima da Serra, o Mel de Melado da Bracatinga do Planalto Sul Brasileiro, a Maçã Fuji da Região de São Joaquim, a Erva-mate do Planalto Norte Catarinense e os Vinhos de Altitude.

No Paraná, a atuação dos ARTs, desenvolvida em 14 municípios, já resultou em cerca de 200 produtos e experiências turísticas, ressaltam as gestoras regionais Nádia Joboji e Fernanda Pesarini. Para saber mais, clique aqui.
sites.pr.sebrae.com.br/experienciasturísticas 

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.