01 ago Finanças Pessoais

Título de capitalização, round 2!

Jacson comenta: “Gostaria de mais informação sobre Títulos de Capitalização. Leio muito sobre esta forma de aplicação. O que estranho é que todos dizem que não é um bom negócio. Li seu artigo e aceito certos comentários, porém certas palavras não foram bem colocadas, principalmente a “BALELA”. Você afirma que nunca viu ninguém ganhar neste […]

por Conrado Navarro
há 7 anos

Tome conta de seu dinheiro!Jacson comenta: “Gostaria de mais informação sobre Títulos de Capitalização. Leio muito sobre esta forma de aplicação. O que estranho é que todos dizem que não é um bom negócio. Li seu artigo e aceito certos comentários, porém certas palavras não foram bem colocadas, principalmente a “BALELA”. Você afirma que nunca viu ninguém ganhar neste tipo de aplicação. Então o que é a Tele Sena? Isso considerando que ela devolve somente 50% do aplicado. Não estou defendendo os Títulos de Capitalização, só gostaria da verdade”!

Olá Jacson, obrigado pela visita. Títulos de Capitalização são motivo de muita discussão. Pior, são motivo de muito dinheiro perdido. Falei bastante sobre a questão no passado, mas tenho certeza de que alguns novos argumentos serão importantes para uma decisão mais segura. Antes, concordo que certas palavras foram fortes demais. Tratarei de retratar-me através deste artigo e torço para que nenhum novo deslize aconteça (confesso que ao falar sobre esse assunto acabo ficando nervoso e algumas gafes podem mesmo escapar).

Cuidado com a confusão
O nome costuma confundir e esse é seu principal objetivo. Capitalizar significa acumular, reunir, mas não é isso que o produto em questão faz com a imensa maioria de seus usuários. Paradoxalmente, não é isso que a imensa maioria dos clientes busca ao aderir ao plano de um título de capitalização. Todo mundo quer mesmo ser sorteado, levar para casa uma bolada e ainda por cima debochar da minha cara. Até hoje ninguém apareceu por aqui com esse argumento. Ufa.

Título de Capitalização não é investimento.
Acredite em mim. Acredite em meus argumentos. Nos primeiros depósitos, pouquíssimo dinheiro vai para a reserva matemática, que compreende os valores corrigidos e que serão devolvidos ao final do período de aportes. Os planos normalmente sugam os primeiros depósitos e depois ainda pegam 10% do valor que você coloca todo mês para cobrir “despesas do plano de capitalização” e para “pagar o prêmio aos vencedores”.

Você deposita um dinheiro todo mês e eles pegam um pedaço. Devolvem parte dele corrigido no final, é verdade, mas usando uma taxa ruim, baixa. Passados os 60 meses você recebe o dinheiro “de volta” e uma oferta para participar de um novo programa de capitalização com prêmios. Não dá tempo nem de você cair na real. Você não ganhou quase nada, não levou a bolada, mas cinco anos se foram. Advinha? Os cinco anos não voltam mais. Como já deve estar concluindo, neste mesmo período você poderia ter investido a quantia dos depósitos em algo melhor. Por que não fez isso?

Acreditar é importante
Acredita em mim ou na lábia do seu gerente? Acredita na chance de ganhar sei lá quantos mil ou no poder do seu dinheiro? Eu não sou melhor que seu gerente e não sou seu amigo, mas como bom destruidor de lares (o pessoal gostou desse bom humor), fica o alerta. O que me deixa chateado é que a maioria das pessoas que compram títulos de capitalização são pessoas com baixa renda. Na esperança de ganhar a bolada elas esquecem da razão. No fundo, elas sabem que será difícil ganhar, mas insistem. Quem sou eu para julgar uma decisão deste tipo?

A verdade
Título de Capitalização não é investimento, é jogo! Sim, você faz suas jogadas (seus depósitos) e torce para ser sorteado. Como funciona uma roleta? Não é exatamente assim? Não há nada que se possa fazer para melhorar suas chances de vencer e isso já caracteriza esse produto como um simples e desnecessário jogo. Sorteio é jogo. De novo, essa é a minha opinião e para mim a verdade é simples e está muito clara: procuro passar longe destes produtos. Nunca fiz, nunca vou fazer.

Outras opiniões
Recebi de um leitor uma opinião, dada pelo matemático José Duarte Sobrinho, que ilustra bem o que penso:

“O Tïtulo de Capitalização é o pior produto financeiro que existe. Como aplicação financeira, ele oferece a menor rentabilidade do mercado e, como jogo, as chances de ser sorteado são menores que apostando na loteria federal. Ou seja, é ruim tanto como jogo quanto como investimento”.

Também recebi um quote sensacional de um artigo do especialista Paschoarelli:

“A modalidade deveria chamar-se, na verdade, título de descapitalização. É o pior dos investimentos, pois exige, em geral, carência de cinco anos e rende menos que a caderneta de poupança”.

O desafio
Se você conhece alguém que ganhou a tal bolada através de um Título de Capitalização, faça questão de pedir-lhe que venha até aqui me provocar. Penso eu que, ao conhecer alguém que já ganhou, suas chances de também vencer diminuem ainda mais. Matematicamente falando, as chances serão sempre as mesmas, é verdade. Mas será que você conhece mais de uma pessoa que já tenha colocado as mãos nessa grana toda? Ou será que conhece alguém sorteado duas vezes? Felizmente, a matemática nem sempre explica tudo. Cuidado.

Conrado Navarro

Educador financeiro, tem MBA em Finanças pela UNIFEI. Sócio-fundador do Dinheirama, autor dos livros "Dinheiro é um Santo Remédio" (Ed. Gente), “Vamos falar de dinheiro?” (Novatec) e "Dinheirama" (Blogbooks), autor do blog "Você Mais Rico" do Portal EXAME e colunista da Revista InfoMoney. No Twitter: @Navarro.

Leia todos os artigos de Conrado Navarro
Importante: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.
  • Pingback: domelhor.net()

  • http://brandizzi.googlepages.com Adam Victor Nazareth Brandizzi

    Uma vez eu já ganhei dinheiro no sorteio de um título de capitalização do Banco do Brasil: foram meros R$ 100, mas já são um contra exemplo :)

    Mesmo assim, hoje vejo que não foi uma boa idéia contratá-lo: precisei do dinheiro mais cedo que o esperado, e perdi mais da metade no resgate. Como jogo, talvez sirva a quem interessar; como investimento, é péssimo.

  • Jacson Jose Fink

    Acho que captei a memssagem… Claro que o artigo não esta induzindo a pessoal não poupar, isto é: Se eu quero alcaçar algo, devo economizar, e com a minha econimia aplica-la em qualquer outro inventimento, com possibilidades de ganhos reais e não na quase virtualidade. E jamais aderir financiamentos por mais barato que sejam as taxas de juros. Assim, economizando, ganho no rendimento e aguardo a melhor momento de utiliza-lo, garantindo um redimento duplo: “NO RENDIMENTO E NA BARGAMHA DA COMPRA A VISTA”.

  • http://www.felixcosta.org Felix Costa

    Navarro, tem todo o meu apoio. Acredito que pessoas mais humildes e/ou que estão com alguma necessidade financeira acabam focando muito mais em ficar rico da noite para o dia ao invés de Economizar, Poupar e Investir para construir um patrimônio mais sólido no futuro. Na expectativa de serem sorteadas, ficam cegas e não conseguem analizar a canoa furada que estão entrando.
    Um abraço e sucesso com o Dinheirama.
    Está contribuindo e muito em meu aprendizado.

  • http://videotutoriais.blogspot.com Rodrigo Maia

    Tem que tomar cuidado com esses produtos que os gerentes oferecem. Recentemente fui no banco saber de um investimento mútuo (Hiperfundo), perguntei o rendimento mensal e o gerente falou que era de acordo com a taxa SELIC e que rendia um pouquinho mais que a poupança, coisa de 0,68….0,71.
    Perguntei sobre as taxas que são de 4,5% a.a. e que na hora de retirar tinha o imposto de renda que ia desde 15% até 22,5%

    Então falei para o gerente que aquilo ali rendia menos que a poupança já que tem os 4,5% a.a. e ainda contava com o IR, coisa que poupança não tem.

    Ele ficou quieto e eu fui embora haha.

    Não pode cair na lábio dos gerentes não e também não conheço ninguém que ganhou na tele sena.

    Só o meu pai que uma vez ganhou 100 reais em uma raspadinha.

    Abraço.

  • Ana Paula

    Eu lembro ter ganhado, quando criança, apenas uma raspadinha que era o valor de outra raspadinha… lógico que perdi na segunda. (Raspadinha comprada na DelPrete… diretamente do fundo do bau..rs). Conclusão, não ganho nem em bingo… até parece que vou perder dindin com Titulos de capitalização.
    Com o blog estou aprendendo a diversificar os investimentos.

    Parabéns pelo artigo.

    Abs… Paulinha

  • reverson

    Meu primeiro investimento foi em capitalização, isso à quatro anos atrás, tenho até hj e o prazo vence em dezembro, como foi meu 1o. investimento, não estudei muito a respeito de como aplicar o pouco que sobra do salário todo mês. Hj não me arrependo pois já fui sorteado e o prêmio que ganhei cobre meu preju e os juros de uma renda fixa convencional, porém não indicaria para alguém que está começando a investir esse tipo de aplicação, a não ser que a pessoa tenha consciência de que pode ela não ganhar nenhum prêmio e ter que resgatar a grana sem muitos prejuízos somente ao final do plano, se resgatar antes a soma do dinheiro que se perde é muito grande, assim que eu terminar de pagar o meu título, migro imediatamente a soma acumulada para o tesouro direto e continuo contribuindo como se estivesse ainda na capitalização, essa vai ser a minha previdência privada… parabéns pelo blog, espero que esteja rendendo bons frutos, um blog de utilidade pública… :)

  • Jacson Jose Fink

    Gosto de ler sobre finanças, por estar diariamente envolvido por esta questão. Fico especulando (palavra já e desuso no cotidiano financeiro, devido à dita estabilidade econômica a qual acredito existir.) Mesmo com as novas dicas de Navarro ainda não entendi o porquê de tanto desconforto em poupar (refiro-me não a Poupança Financeira e sim o que não é gasto e é guardada para ser usada num momento futuro). Outra coisa que me intriga é que todos que o tem os ditos TC’s, na maioria são pessoal que tem uma situação financeira saldável, talves humildes na pessoa. estou argumentando por que acho que niguém segues os conselhos financeiros que são postados na internet: a) Todos dizem para diversificar as aplicações. B) Cuidado, não aplique seu dinheiro em tal produto, tal aplicação… Vê a Incoerência… Agora uma crítica, espero construtiva: Olha só o que o Navarro coloca em seu BLOG. “DISCLAIMER: Toda e qualquer decisão tomada após a leitura deste blog é de única e exclusiva responsabilidade do leitor. Você concorda que o autor, Conrado C. Navarro, não deverá ser, em nenhuma hipótese, responsabilizado por qualquer eventual perda de patrimônio ou redução de fluxo de caixa.” Se as pessoas não botam fé no que falam porque falar?

  • http://www.sgd.com.br/content/view/38/1/ Há algo de podre no reino da Blogosfera

    Seu Blog foi citado no artigo http://www.sgd.com.br/content/view/38/1/

    Para o seu conhecimento. Este é um trackback manual, já que o Joomla não faz automaticamente…

  • Navarro

    Caro Jacson, a questão não é colocar ou não fé no que falamos. EU faço tudo que falo e as dicas são todas compartilhadas de boa fé. Mas, como se trata do SEU dinheiro, escrever os artigos e colaborar com as palavras é TUDO que posso fazer. Seu dinheiro é sua responsabilidade e está ai o grande segredo da coisa. Eu seria por demais egoísta se soubesse de tudo, portanto deixo as decisões para cada um dos leitores. Simples assim.

    Além disso, não posso me responsabilizar pelas mudanças econômicas do país e das instituições nele situadas. Uma dica hoje pode não valer amanhã. Se procurar em alguns sites, verá que há menos de 3 anos a caderneta de poupança era massacrada. Agora há um certo flerte com sua rentabilidade. No fundo, sei que entendeu bem o propósito do site e tenho certeza de que as dicas serão válidas no seu dia-a-dia.

    Antonio, obrigado pela citação.

  • Jacson Jose Fink

    Espero que não se aborreça com meus comentários. Claro que não quero deforma alguma, deixar de ler e até ser influenciado pelos artigos de sua autoria. ////// com certeza, se não fossem bons eu não estaria participando \\\\ – Como você mesmo disse, o que é bom hoje precisamente não terá que ser amanha. Baseado nisso é que fico melindrado. Como formar uma opinião sobre métodos de finanças/investimento quando as maiorias do blog difamam qualquer produto a toda hora. Vejamos:Você mesmo disse que jamais comprara um TC, e se as coisas mudarem! Que jamais viu alguém ganhar neste tipo de aplicação – clemência, mais acredita que já. Ou que, quem aplica nos TC’s sempre perdem seus montantes. Também não acredito. E assim sucessivamente… Sei que este assunto se esgotará ou já se esgotou. Teremos outros embates, lógico. Gastaria de fazer um singelo agradecimento pela sua paciência.

  • http://reflexoeseperdadetempo.blogspot.com Enio Luiz Vedovello

    Adam Victor Nazareth Brandizzi on Agosto 1st, 2007 8:23 pm
    Uma vez eu já ganhei dinheiro no sorteio de um título de capitalização do Banco do Brasil: foram meros R$ 100, mas já são um contra exemplo :)
    […]”
    Tá, você ganhou R$100, mas quanto você investiu para poder ganhar esses R$100? E se tivesse aplicado em uma poupança ou fundo, durante o mesmo período, quanto teria? E veja que nem estou levando em conta a questão de custo de oportunidade que você citou…

  • http://videotutoriais.blogspot.com Rodrigo Maia

    “Como você mesmo disse, o que é bom hoje precisamente não terá que ser amanha. Baseado nisso é que fico melindrado. Como formar uma opinião sobre métodos de finanças/investimento quando as maiorias do blog difamam qualquer produto a toda hora”

    Como em qualquer profissão você deve sempre estar atento as novidades, novas técnicas, ficar atualizado. Acredito que no mercado seja assim também, você deve ver o que é melhor pra você no momento que irá agir e não se basear em notícias, ou dicas antigas.

    Abraço.

  • Vida Nova

    Fala sério, vocês acham que se alguém ganhar o prêmio máximo, independente do banco, ficará anunciando na internet? Ela provavelmente teria outras coisas pra fazer os quais a nova quantia na cc proporciona. Pensem bem!

  • Arthur Gouveia

    Se o ganhador vai ficar anunciando, eu não sei, mas o banco certamente anunciaria, assim como as lotéricas o fazem quando alguns cliente fatura, ao menos a quina, da megasena.
    Você já viu algum banco anunciar a freqüência de premiações de um TC? Acho que não….
    Será que é freqüente alguém ganhar? Acho que não….

  • Marcia

    Olá…pesquisando na Net sobre titulo de capitalização…cheguei até aqui…bem minha pesquisa se deu ao fato de meu titulo de capitalização ter vencido semana passada,após 5 anos de aplicação… fiquei “bege”…e enraivadecida,na hora que soube do rendimento, sim isso mesmo, rendimento, pois é assim que nos vendem o produto,acredito que na grande maioria das vezes…dizendo que o produto rende pela tr, e para os leigos assim como eu tr que dizer taxa aplicada a caderneta de poupança…e ainda temos a vantagem de de repente sermos sorteados…e mudarmos de vida da noite para o dia !!!!!!!!! Pois quando “bege” liguei para saber informações sobre o titulo de capitalização, como se fosse uma nova cliente…foi essa a colocação da atendente! Bom e agora José ?!! Pelo que andei lendo…como fui ludibriada a 5 anos atrás…e não tive uma oferta clara a respeito do produto…terei mesmo que por minha viola debaixo do braço e me conformar com o prejuizo ou existe alguma medida que posso tomar junto ao Procon ou algo que o valha ?!!!!! O que mais me deixa indignada é saber que tal investimento continua sendo oferecido de maneira completamente capciosa e outros tantos, assim como eu…continuarão engordando os já poupudos lucros de nossas instituições financeiras !

  • http://endinheirado.wordpress.com Arthur Gouveia

    Marcia,

    Infelizmente o mesmo aconteceu com minha esposa. Deve ter acontecido também com milhares de brasileiros e continuará acontecendo. Culpar os bancos? Não é possível. Acioná-los no Procon, também acho impossível. Os prospectos e as chamadas “condições gerais” esclarecem tudo isso, mas quem lê????

    Por exemplo, no site do BB BrasilCap http://www.brasilcap.com/produtos.asp?src=2&prd=2 estão descritos os objetivos do título de capitalização entitulado “Ourocap Milionário”. Segue uma parte:

    “Art.2º- O título tem por objetivo a capitalização de um percentual do pagamento único, na forma do capítulo VI, pelo prazo de 36 meses.”

    Ou seja, apenas parte do seu dinheiro irá render! Isso está claro no documento que ninguém lê!

    O problema é que o banco vende a possibilidade de mudar de vida, de ficar rico da noite para o dia, de ganhar dinheiro fácil sem fazer absolutamente nada. E isso é o grande sonho dos brasileiros. Ninguém quer ter quer suar para ficar rico, estudar, investir, aprender…

    Repito, minha esposa já caiu nesse conto. Não te culpo, é normal. Agora, o que talvez seja uma alternativa é culpar a propaganda dos bancos alegando que você não conseguiu resistir à idéia de ficar milionária. Semelhante aos processos dos fumantes juntos às indústrias de cigarros…

  • José Geraldo

    É possível, na via judicial, anular o contrato de compra de título (com devolução do dinheiro aplicado) tendo em vista lesão sofrida (contrato extremamente desfavorável ao consumidor?

  • Anderson

    E para quem já adquiriu um plano de capitalização, e por enquanto pagou poucas parcelas?
    Efetuar o resgate e realizar o prejuízo o quanto antes, ou se conformar e esperar terminar o contrato?

  • Navarro

    José, isso não é possível porque você aceitou os termos contratuais e assinou o documento de adesão. Ainda assim, visite o Procon e conte a história. De repente, há algo a ser feito.

    Anderson, o começo é o momento mais desfavorável ao aplicador do TC. Se tirar agora vai perder (mais) dinheiro. Deixe quieto, leve até o final e na próxima vez, fuja. Abraço.

  • Dr. Olim

    Saudações, gostei do seu artigo, mas infelizmente tenho que discordar.

    No meu caso a capitalização foi um ótimo negócio, paguei 26 parcelas de R$ 10,00, e ganhei R$ 7306,00, fora o que o imposto de renda ladrão me levou, pois o prêmio bruto era de R$ 10.200,00, e infelizmente constava no contrato que o leão ladrão iria abocanhar a sua quantia.

    Qual o fundo ou carteira de ações, que iria me pagar um dividendo desses.

    E mais um detalhe, mercado de ações vive de especulação, tem que ser muito insipiente para acreditar em tudo o que falam. A maioria pensa que investindo um pouquinhos digamos no máximo R$ 100.000,00, terá a mesma chance dos grandes investidores, pura utopia.

    Vocês acham que grandes investidores não possuem informações privilegiadas.(santa ingenuidade)

    Tem que ser muito leigo, para pensar que terá grandes chances de ver o seu capital crescer no mercado de ações, como o de grandes investidores, que sempre obterão informações de forma antecipada e inclusive por meios obscuros custe o que custar.

    Vejo muita propaganda em cima de fundo de ações, e clube de investimentos & Cia, como se fossem um oásis.

    Quem vai investir em ações, deve assistir ao filme: “Wall street poder e cobiça” com:Michael Douglas , Martin Sheen, Charlie Sheen, Daryl Hannah. O filme é de 1987, mas continua atual sobre o que é a realidade do mercado de ações.

    A realidade do mercado não é muito diferente do que ocorre neste filme.

    Só um exemplo:
    Uma amiga investiu no começo deste ano de 2007, R$ 8000,00, em ações, e a hoje ela tem somente R$ 3200,00, ou seja sempre irão falar que ela não soube aplicar, ou era inexperiente. Mas, a verdade é que os grandes investidores sempre terão informações privilegiadas.

    Enfim, a capitalização não é um bom negócio, mas os R$ 260,00 (pagando 26 parcelas de R$ 10,00), que investi não me fizeram falta,e ainda tive a sorte de ser sorteado, e ganhei os R$ 7306,00, foi um ótimo investimento. Eu também não acreditava na capitalização, já tinha quitado um título anteriormente de 120 meses, e retirei no final R$ 3600,00, pelos meus cálculos se tivesse deixado na poupança teria uns R$ 250,00 a mais, mas no fim não foi mau negócio monte um PC de ponta e ainda guarde o resto.

    Eu somente acredito em trabalho duro, e com o meu pé de meia irei investir em estudos, e galgar cargos mais altos.

    Pois, ficar dando dinheiro na mão de especuladores sempre será um mau negócio.

    Talvez compre mais uma capitalização de R$ 10,00 para ver o que irá dar, pois já ganhei uma vez, e posso ganhar outra.
    Pior é a mega sena,loto, que já gastei muito dinheiro, e só fiz uma quadra, cheguei a gastar até R$ 40,00 por semana, mas hoje nem quero saber de loteria do governo.

    Abraços.

  • Dr. Olim

    PS: Concorria com 50 números toda as semanas, e sempre pensei que fosse tudo armação e que nunca iria ser sorteado.

    O gerente me deu os parabéns, várias vezes, aí percebi que realmente deve ser bem difícil ser sorteado na capitalização.

    E quando me ligou para falar que eu tinha ganho, pensei que fosse trote, e depois pensei que estavam querendo me vender alguma coisa. rs.

    Enfim, tive um final feliz, e desejo a mesma sorte para todos, mas fiquem atentos, pois no mercado de ações é um ninho de serpentes, “Naji Nahas”, por exemplo serve para refrescar a memória !!!

    Abraços.

  • http://www.dinheirama.com Arthur Gouveia

    Olim, a bolsa de valores vive de especulação? Pode ser, mas apostar em um título de capitalização que não rende quase nada na esperança de ganhar em um sorteio mágico não é???

    O quanto você já investiu em um fundo de ações? O quanto você já investiu na bolsa de valores? Você fala como quem tem muita propriedade no assunto. Seu exemplo de quem aplicou 8k em ações e hoje só tem 3,2k é um exemplo, mas você está analisando o curto prazo (menos de 11 meses!) e nesses casos a bolsa realmente pode não trazer bons resultados. Eu tive uma variação em meu patrimônio em ações de mais de 20% em 3 meses!

  • Dr. Olim

    Saudações caro Arthur, li os seus comentários anteriores, e vi que possui um bom nível de informação.

    Concordo contigo,que no curto prazo os resultados na bolsa são ínfimos, mas quando observamos que a situação não esta favorável, a primeira reação é dar um stop.

    E a maioria dos pequenos investidores, não possuem tanto sangue-frio para suportar a baixa.

    Bem eu já brinquei um pouco no mercado financeiro, e comprei um imóvel, e decidi sair fora do mercado. Fiz o papel do jogador comedido, peguei o meu quinhão, e não quis mais correr os riscos, pelas explicações que dei acima.

    Tudo bem como vc disse : “mas apostar em um título de capitalização que não rende quase nada na esperança de ganhar em um sorteio mágico não é???”.

    Mas, veja que eu estou investindo em TC no máximo 0,6K, agora quando falo em ações estou falando no mínimo: 20K a no máximo 50K, ou seja é uma situação totalmente diferente.
    E o risco de perder muito aumenta proporcionalmente. Pois, investir menos do que isso é mais um hobby, do que querer alcançar bons dividendos.

    Enfim, eu não sou o dono da verdade, e nem quero ser, mas quem pensa investir na bolsa, é bom saber que esta pisando em um terreno para profissionais, e que possui as suas peculiaridades.

    O meu conselho é que os futuros investidores, não invistam todas as suas economias, ou reservas em bolsa.

    É aquela dica de ouro que sempre recomendam, invistam o dinheiro: da pizza,cerveja,etc, e não concentrem todos os ovos na mesma cesta.

    Pois, eu não confio em um mercado especulativo e a realidade imita a ficção como vimos no Filme: Wall Street poder e cobiça.

    Para quem esta no topo da pirâmide, é muito fácil dizer compre a: ” x “, e venda a: ” y “, antes do período “z”.
    Possuem informações privilegiadas, poder de manipular mercados, influências políticas,etc.

    Enfim, eu posso até estar errado, mas para quem não esta no topo da pirâmide, sempre estará em uma posição disprivilegiada.
    Eu particularmente gosto de jogar no mesmo nível, pois já basta às mazelas que temos que aturar da nossa catastrófica política Brasileira.

    Abraços.

    Abraços.

  • http://www.dinheirama.com Arthur Gouveia

    Dr. Olim, por que não se cadastra no fórum do Dinheirama? Lá a discussão fica mais livre.

    Quanto ao volume de investimentos, minha primeira incursão à bolsa foi de R$2.000,00. Ainda hoje estou bem abaixo do valor que você define como mínimo (R$20.000,00)

  • Vivian

    Olá.
    Sou novata por aqui e aorei o site.
    Sobre os Titulos de Capitalização, concordo que não seja um investimento. Estou no final de um titulo e prestes a resgatar uma quantia equivalente a dois mil reais, gostaria de saber qual o melhor investimento que posso fazer com este dinheiro ou parte dele?
    Agradeço desede já.

  • Ferreira

    O melhor investimento é vc aplicar na bolsa, te aconselho a estudar AT e AF, para entrar no mercado no link abaixo vc encontrará vários ebooks que irão te ensinar os meandros:
    http://gupobahia.4shared.com/

    Abraços e Bons negócios.

  • WATCHER

    Srs, é a primeira vez que entro no site e gostei muito do calor das discussões. Acredito que com as divergências possamos encontrar um norte. Existe uma frase muito interessante que diz “UMA GUERRA É UM CONFLITO ONDE OS DOIS LADOS ESTÃO CERTOS”, ou seja, não existe verdade absoluta, o que existem são perfis diferentes.E no mundo financeiro não é diferente. O Dr. Olim se mostrou um jogador sábio e cauteloso, que sabe a hora certa de começar e parar, sem pensar muito,somente confiando no instinto. Já nosso amigo Arthur, que possui grande conhecimento do assunto, é mais racional e confiante em análises específicas, joga sim, mas de forma que possa ter as rédeas do destino, sem depender única e exclusivamente da sorte.
    Um grande abraço aos dois e espero que continuem travando batalhas inteligentes como essas, que nos enriquecem suas experiências empíricas e formais.

  • Dr. Olim

    Agradeço mesmo caro amigo WATCHER, pela sua opinião são pessoas como vc observadoras que nos fazem crescer cada vez mais.

    Mas, não pense que eu sou algum xiita, que odeia a bolsa, estudo AT, e sempre que noto um movimento favorável entro no barco.

    Os meus trades são esporádicos, mas são certeiros.

    Afinal um dindin a mais sempre é bem vindo.

    Abraços e Sigamos Confiantes.

  • Lucas

    Ola, estou acessando o site pela 1º vez, e fiquei assustado com o que li.

    Pelo que pude entender, o TITULO DE CAPITALIZAÇÃO não é um bom investimento?

    Na minha opinião, pode até ser que não seja um grande investimento, porem, foi uma maneira que eu encontrei para guardar o meu dinheiro sem poder retira-lo num prazo de cinco anos.

    EXEMPLO: BESCAP – BANCO DO ESTADO DE SANTA CATARINA
    – se você pagar mensalmente R$ 200,00 (duzentos reias) , no final do titulo voce terá R$ 12.000,00

    Para quem não consegue controlar os seus gastos, isso é uma boa maneira para economia.

    Agradeço a atenção, e peço a opinião de quem quiser contribuir, criticar, minha idéia.

  • Vivian

    Que o Titulo de Capitalização não é um bom investimento eu já entendi. Agora eu gostaria de saber de vocês, qual seria uma melhor opção para quem quer guardar dinheiro por um tempo, investir uma quantia não muito alta por mês, e ter bons rendimentos?? A poupança seria uma melhor opção?

  • Akika Tanno

    Concordo que o TC nao eh um investimento, mas sim uma aplicacao com intuito de poupar e concorrer a premios. Tenho 6000 reais aplicados em TC e nao me arrependo. Fiz as contas e eh como se eu estivesse jogando (os juros) na loteria todas as semanas. Li e entendi bem o contrato e nao pretendo resgatar o dinheiro antes do vencimento. Acho um absurdo os TC serem considerados um investimento aparecendo como tal nas paginas de internet banking. Parabens ao Navarro por alertar os leitores sobre esse tipo de engano. Um grande abraco.

  • R$afael

    Vivian utilize aplicações de RF ou DI, principalmente por estar começando agora…Abraço.

  • Christian Carlo Bove

    ´Tbm virei refém do tal título. A quantia é pouca, Vinte Reais, mas adquiri por influência do gerente da caixa (que eu nem tenho conta) para poder sacar meu FGTS. É aquela velha história da venda casada. Gerentes incompetentes com metas intangíveis lhe estorquindo pelo que é seu de direito. Enfim, passaram os 5 anos e eis a surpresa. Dos vinte Reais poderei sacar 22,20, é isso mesmo, não é piada. Ainda tive que vir em casa ligar para o 0800, esperar 20 minutos para dar baixa no tal título para poder efetuar o resgate daqui a 7 dias. É mole ?
    Título da Capitalização ? Fuja disto.

  • Pingback: Ainda o Título de Capitalização? : Canal do Investidor()

  • Márcio Serra

    já possuo 11 parcelas pagas do TC. SuperXcap. o saldo no momento está R$ 64,20. quero clareza no assunto como sabem no XCAP vc investe R$ 10 REAIS TODO MÊS COM O PLANO DE 60 MESES, ACREDITO QUE RESGATAREI MAIS DE 600 REAIS, ESTOU CERTO OU ERRADO, GOSTARIA DE ESCLARECEMENTO

    GRATO PELA ATENÇÃO DE TODOS!

    marciodesign3d@hotmail.com

  • Pela Saco

    Ja tive 10 títulos de capitalização, nunca ganhei nem um algodão doce, pelo contrario, sempre tive que resgatar antes do prazo.
    Resalvo que nessa instituição conhecida que me vendeu os títulos eles tem um programa “pontos de relacionamento” e comprei o título mais barato, no final ficou como uma poupança.
    Mas prêmio que é bom . . . só no sonho.
    resumo: FURADA.

  • DOUGLAS ALIBERTI

    Olá amigos!

    É a primeira vez que acesso este site e estou gostando muito, são debates muito inteligentes parabenizo aos idealizadores.
    Bom o assunto é TC e não podia ficar fora disto pois tenho 2 titulos (Real e BB) no começo foi com intuito de criar algum relacionamento com o Banco que o fiz, mas com o passar dos meses vi que era furada total . Seu dinheiro é desviado descaradamente, é um sentimento de perca total. Quero a opnião de voçês o que devo fazer já paguei 12 parcelas (Real 60,00) e 9 no outro(80,00BB) sei que se tirar agora perco metade, devo esperar e retirar tudo no final? Outra dúvida: No final do Plano voçê resgata realmente todo valor aplicado? Muito obrigado!

  • Rachel

    Oi gente! Adorei o site!!
    Acabei de receber uma carta do Banco Bost… do Brasil (aquele amarelinho)dizendo que meu TC iria terminar, e queriam saber onde depositar a “minha fortuna”. Pois é, vocês sabem quanto é minha fortuna depois de 3 anos do valor capitalizado??? R$4.79!!! É revoltante!! Não é nada de investimento! é só enrolação!!! E tbm não conheço Zé ninguém que tenha ganhado alguma coisa nesses sorteios. Se tiver alguém por aí que tenha ganho, que me diga para eu morrer logo de raiva e inveja! 3 anos gente! 3 anos!! R$4.79!! se eu tivesse esquecido esse dinheiro na poupança talvez tivesse menos arrependida! não caio nessa de novo! E antes de fazer qualquer outro tipo de transação com o meu pouco dinheirinho, estarei sempre de olho neste site! Adorei! Simples, claro e objetivo! Parabéns!

  • Marcela

    Gente, fiquei preoucupada.
    Em maio de 2008, adquirir um titulo de capitalização do bb, o multi chance, com depositos mensais de R$50,00 durante 48 meses. Sei que as chances de ganhar são minimas, porém fiz o titulo no intuito de poupar com disciplina, e no final dos 48 meses ter 100 % do valor depositado no caso R$2.400,00. De acordo com a discussão acia então provavelmente vou receber um pouco mais da metade, e se eu resgatar antes o prejuizo é pior ainda. É isso mesmo, ou entendi errado?

  • Antonia

    Por que eu não li esse comentário de vc’s antes?!
    Caçarola!Acabei de fazer um título de capitalização, 50,00 por mês durante 60 meses.Não acredito, tarde demais!

  • Pingback: Podcast: título de capitalização é um investimento? | Dinheirama - Economia, Investimentos e Educação Financeira ao alcance de todos()

  • http://yahoo marta

    agradeço a Deus por existir pessoas tão especias,como Conrado Navarro,que se disponabiliza em orientar pessoas que ñ tem grande conhecimento em certos investimentos.ainda bem que antes de cair nessa busquei informações neste site.te agradeço de coração valeu mesmo.embora ter feito seguro de acidente pessoal com sorteio,já me arrependi após ter lido varias reclamações da financeira.acho eu ,que tudo isso é para tirar o pouquinho que ganhamos com tanto esforço.e na realidade me baseio nas palavras do Felix Costa,postada no inicio dos comentários.mais uma vez te agradeço.POR FAVOR Ñ PARE,JAMAIS DE NOS AJUDAR COM SUA VALOROSA ,SABEDORIA.obrigada abraços!

  • Ranielder

    Eu fui sorteado com R$ 350,00 no BB, eram 48×60 reais, no final deveria dar 2880,00, só irei conseguir resgatar isso pelo valor do sorteio, é a mesma coisa do meu dinheiro nunca ter saído do bolso.

  • Pingback: Ainda o título de capitalização? | Dinheirama - Economia, Investimentos e Educação Financeira ao alcance de todos()

  • JOSE RICARDO

    Navarro,

    Descobrir que não há rendimento ou se existir é mínimo não é o maior problema. O pior é ter que ligar para um 0800 para solicitar o resgate… que SOFRIMENTO1!!!!!!

    Título de Descapitalização NUNCA MAIS!!!!!….

  • Diego

    Ola, eu ganhei no titulo de capitalizacao, não foi dificil.
    Ta bom, ta bom, o que eu ganhei mesmo foi experiencia para nunca mais comprar um. heheheh
    Hoje em dia estou pondo na poupança e estou abrindo um negocio.
    Tomara que de certo :)

    abraço a todos

  • PHILLIPE

    Descobri a pouco tempo esse blog mas já está nos meus favoritos.
    Com relação aos titulos de capitalização me restou uma dúvida, se alguem puder me ajudar.
    Fiz um (heheh, acho q ja vi que nao fiz bom negocio) de 20,00 durante 60 meses -20,00 x 60 = 1200,00 certo.
    Minha duvida é a seguinte, no final desses 60 meses vou resgatar um valor menor do que R$ 1200,00??

    Já estou no 31°, seria melhor resgatar, mesmo perdendo um pouco e aplicar nem que seja na poupança?

    Mais uma vez, mto bom esse blog.

    • http://dinheirama.com/navarro Conrado Navarro

      Phillipe, você vai resgatar o valor total somado dos seus aportes, talvez um pouquinho a mais. Mas nunca menos.
      Um abraço.

  • http://rosilene.gms@hotmail.com Rosi

    Não acredito,…acabei de fazer um Ourocap 30.00 por 72 meses, paguei somente uma parcela….será que posso desistir????
    Deveria ter lido esse site antes da burrice, e agora Navarro , o que faço????

    Obrigada
    Rosi, Campinas- SP

  • http://google Victor

    Se ao final dos 60 meses o total der um exemplo,R$ 3000,00 .No mínimo esse dinheiro volta pra mim? obrigado

  • Thomas

    Não tem como comparar título de captialização com investimento.

    Experimenta comprar 30 reais em dólar, ou Comprar 30 reais em ações.

    No fim de 60 meses não vai ter nada mesma coisa com capitalização, só que na capitalização vc concorre a prêmios e pega a grana de volta pra tentar denovo depois de 5 anos.

    É só não usar a capitalização como válvula de escape como muitos fazem e compram vários títulos.

    Compre só 1 e seja feliz.

  • Thomas

    O pessoal compara errado as coisas aqui:

    O Título de capitalização mais barato é 10 reais por mês

    Qual outro lugar vc aplica 10 reais mensais e transforma em 100.000 ou 500.000 em 5 anos?

    Eu não conheço.

  • Thomas

    Óbvio , o pessoal fala que quem tem 2.000 reais melhor aplicar na bolsa, isso é óbvio, mas quem aqui seria idiota de investir 2.000 reais por mês em título de capitalização? Só se a pessoa for muito burra mesmo, temos que comparar 1 título com 1 aplicação, se fossemos aplicar 2.000 por mês em título de capitalização daria 200 títulos, ai o negócio começa a ficar ruim mesmo, pois na bolsa vc poderia ganhar bem mais do que com os títulos de capitalização, isso supndo que vc entenda de analise tecnica ou fundamentalista e tenha comprado a empresa certa, porque senao pode acabar com um pepino tipo TecToy, ou Kepler, o que daria na mesma que comprar títulos de capitalização, a única diferença é que no fim de 5 anos vc teria seu dinheiro de volta, na bolsa vc só poderia rezar pra ação subir de volta.

  • Johnson

    Só não entendi pq a chance de ganhar pelo título de capitalização é menor do q na loteria federal.

  • Adriano

    Concordo que não é investimento, é jogo. Mas acho uma boa opção pra variar um pouco os investimentos, desde que a pessoa tenha certeza de que não vai precisar tão cedo deste dinheiro. Afinal, se o valor não for alto, mesmo na poupança não vai render grande coisa. Repito, acho uma boa opção pra quem tem um bom valor aplicado, de forma a diversificar esses investimentos, mas um percentual pequeno deve ser aplicado. Isso não vai impactar no ‘rendimento total’ de forma significativa, e existe a possibilidade de ser sorteado, que certamente é maior do que na loteria federal.

  • Estenio de Oliveira Leitão

    Eu achava os títulos de capitalização uma forma interessante de se juntar dinheiro, ao ponto de comprar 5 títulos… Fui parar para pensar no que tinha feito, analisei as condições gerais e vi que tinha feito uma grande bobagem, que na verdade, eu estava dando dinheiro ao banco.
    Dos mais de R$ 3100,00 que eu tinha pago, ao longo de 2 anos e meio, eu consegui resgatar apenas R$ 2335,00, ou seja, tive uma perda em torno de R$ 765,00 (dinheiro esse que ficou para a Cia Itaú de Capitalização).
    Sei que a culpa é minha, pois eu ja sabia que perderia percentuais dos valores pagos, caso resgatasse antes o saldo da provisão matemática. Mas uma pessoa leiga, que não tem tanta informação quanto eu tive, uma vez que procurei me informar antes de adquirir o produto, certamente cairá na conersa do gerente de sua conta, sempre tentando vender títulos de capitalização e outros produtos financeiros para cumprir a sua meta mensal.
    Para aqueles que pensam em adquirir esse tipo de produto, aqui deixo a dica: não o faça. Indico que abra uma caderneta de poupança e mensalmente deposite o valor que você estaria disposto a aplicar em planos de capitalização, e para fazer isso, discipline-se, ponha esse depósito mensal como meta, considere-o como uma conta que você terá que pagar todos os meses. Desta forma, você estará fazendo um excelente negócio, diferente de adquirir títulos de capitalização.

  • Geane Brizzola

    Eu fiz um titulo de capitalização no Banco do Brasil, 150,00 mensais, já paguei 5 parcelas e o meu saldo é de 367,00 reais, porque nos dois primeiros meses somente foi capitalizado em torno de 14,00 reais, a partir do terceiro foi capitalizado 140,00 reais. Não sei mas não parece um bom negócio

  • Roberto Marins

    O que voce pode me dizer dos titulos de capitalização da CEF, porque uns são mensais e acima de R$ 200,00 passam ser anuais até o valor de R$ 5.000,00. E pelo que já li para ce ser uma grande furada. Eu quero fazer um investimento com meu dinheiro que não é muito, mais é hora de começar, e o que você me diz das novas regras da caderneta de poupança, é um bom negócio ainda?

  • http://profiles.google.com/dellasavia Daniel Della Savia

    A questão é bem simples: capitalização não é investimento. É jogo com a possibilidade de receber de volta boa parte do dinheiro apostado. Entre jogar na loteca e fazer um desses títulos, eu fico com a 2a opção.

  • 100004005713799

    A gerente do banco do Brasil fez de tudo para me vender um titulo de capitalizaçao em troca do desbloqueio da minha conta que estava bloqueada por motivos cadastrais, como eu estou morando em Londres eu nao vi outra opçao a nao ser aceitar que ela fizesse tudo confiando no nome do banco do Brasil. Depois que eu sai da agencia do banco do Brasil em Londres, quando cheguei em casa ainda liguei para ela e tentei cancelar, mas ela disse que esta capitalizaçao era um otimo investimento, e ficou insistindo, fazendo pressao mesmo. ela disse incluso que tinha uma amiga que ganhava premios toda semana.. agora eu nao sei o que fazer, ela retirou R$2,000 da minha conta sem eu assinar nada, eu nao sei nem que tipo de capitalizaçao ela fez, imagino que fixa. pois eu moro fora do Brasil, ela me disse que eu enviasse ao e-mail dela minha indentidade, cpf e comprovante residencia de um parente no Brasil. eu ainda enviei minha indentidade e meu cpf escaneados,entao pesquizando sobre isso em internet eu vi que foi uma furada! Agora eu te pergunto como posso cancelar esta capitalizaçao? cuanto tempo tenho de prazo para cancelar? isso aconteceu ontem sexta feira, me pegou o sabado e domingo para esperar… e na segunda feira vou ligar para ela e vou tentar cancelar este abuso! Por favor me ajudem urgente!!!

  • Alexandre Gouveia

    Isso mesmo. Apliquem durante 5 anos 40 reais por mês na poupança e vejam a FORTUNA que terá rendido.

  • http://dinheirama.com/blog/sobre Conrado Navarro

    Marcela, você vai receber ao final o valor todo corrigido por uma pequena parcela. A grande questão é que se você tivesse, nestes mesmos 48 meses, depositado o mesmo valor dos aportes mensais em uma aplicação mais interessante (e também muito segura) teria ao final do período um valor acumulado muito maior. Se não acredita que pode ganhar nos sorteios, fuja de títulos de capitalização. Abraços.