A mágica do dinheiro fácil e rápido! | Dinheirama

23 ago Educação Financeira

A mágica do dinheiro fácil e rápido!

Daniel escreveu: “Bem Navarro, você deve receber milhares de perguntas todos os dias, certo? Vou fazer a minha, vai que eu consigo uma resposta. Qual o melhor tipo de aplicação para um período de apenas 6 meses? Sendo que começaria com mil reais e todos os meses colocaria mais mil reais? Existe alguma que sirva […]

por Conrado Navarro
há 7 anos

Dinheiro fácilDaniel escreveu: “Bem Navarro, você deve receber milhares de perguntas todos os dias, certo? Vou fazer a minha, vai que eu consigo uma resposta. Qual o melhor tipo de aplicação para um período de apenas 6 meses? Sendo que começaria com mil reais e todos os meses colocaria mais mil reais? Existe alguma que sirva para casos como esse? Obrigado”!

Daniel, são em média 10 mensagens por dia, mas a sua fiz questão de publicar. Quase 50% dos e-mails que recebo traduzem o interesse do leitor em ganhar dinheiro rápido, super rápido. Sua intenção é entender quais opções são interessantes e discutir o curto prazo como opção de aplicação, certo? Não me parece daqueles querendo mágica. Ainda bem. Curto ou curtíssimo prazo são palavras comuns na minha caixa de entrada e isso pode ser perigoso.

Mágica é mágica. Dinheiro é dinheiro.
Cuidado com os maus (e falsos) exemplos dados em muitas prosas de bar ou no almoço de domingo. Aquele primo, que ficou rico em um ano porque “está mexendo com essa tal Bolsa de Valores”, pode na verdade estar fazendo algo mais perigoso e que quase ninguém desconfia: mentindo. Acontece. Será que é só isso que ele anda fazendo? Humpf! Achar que algo vai fazê-lo ficar rico assim tão rapidamente pode frustrar suas tentativas de investimento e minar sua auto-estima. Dinheiro é coisa séria.

Vejo muitos leitores se inspirando em Warren Buffet e George Soros. Calma lá pessoal. A história deles é muito bacana, o QI financeiro deles é elevado e a inteligência emocional privilegiada. Ora, eles ganham muito dinheiro do dia pra noite porque movimentam muito dinheiro. Dinheiro com dinheiro se ganha. Deixe a mágica de lado. E não, eu não estou dizendo que não devam ler suas obras e dicas. “Interpretação de texto faz parte da prova”, assim falava um professor meu.

Já falei e repito, seu emprego não vai torná-lo rico, isso é uma opção sua (só sua) e não um dever da empresa. Trabalhar dá dinheiro? Dá! Trabalhar para si mesmo pode dar mais. Aprender a fazer seu dinheiro trabalhar por você dá muito mais. Mas isso sim é assunto para o bar.

A rentabilidade deve ser construída
A melhor opção para você aplicar seu dinheiro é aquela que você escolher. Passado o curto prazo, seja lá o que isso signifique para você, a realidade será essa: sempre haverá alguém que ganhou mais dinheiro que você e sempre haverá alguém que ganhou menos dinheiro que você. Preferimos nos lamentar pelos poucos (ou muitos) “por centos” que deixamos de ganhar a vibrar com os mesmos poucos (ou muitos) “por centos” que conseguimos conquistar.

Não estou sendo hipócrita ou simplista ao dizer que você deve comemorar o que ganhou, ainda que tenha sido pouco. Estou sendo realista. Aprender a multiplicar seu patrimônio requer dedicação e conhecimento e à medida que essa base cresce, cresce também a rentabilidade. Querer ganhar dinheiro à beça em apenas 6 ou 12 meses, a partir de um produto fantástico oferecido pelo colega, é assumir publicamente sua ingenuidade e favorecer o caráter imediatista vivido pela grande maioria da população. Nada justifica a falta de planejamento passado.

Chega de bronca! Vai me ajudar ou não Navarro?
Vou, vou sim. Seu dinheiro não vai se multiplicar tanto quanto você gostaria no curto prazo, isso já ficou claro? Aprender a lidar com suas expectativas é a lição número um. Além disso, há outras coisas a se considerar:

  • Imposto de renda: as alíquotas para movimentação em fundos são altas para períodos de 180 ou 365 dias. Dependendo da rentabilidade acumulada, o dinheiro em conta pode frustrá-lo depois que o governo levar a parte dele.
  • Operar na Bolsa não é só comprar e vender: eu particularmente adoro as histórias de quem ficou rico com a Bolsa de Valores. Sugiro que você também enalteça tais pessoas, mas entre com cuidado e comece devagar. Estude primeiro, tenha boas companhias e invista seu tempo em aprimorar seu senso de negociação. Se notar que o mercado costuma bater mais em você do que você nele, pule para um clube de investimentos ou fundo de ações.
  • O risco: quando o assunto é dinheiro, risco é algo fundamental de se entender. Ao contrário do que todos costumam pensar, risco não é algo necessariamente ruim. Risco é a chance de algo dar errado, mas é também a chance de algo dar certo. No mundo financeiro, quanto maior o risco maior o retorno. Se em 6 ou 12 meses você procura por dinheiro garantido, com poucas chances de evaporar, sua rentabilidade não será das melhores. Mas aprenda que é assim. Ponto.

O que posso fazer então?
Se você é dos que tem dinheiro para investir e não se preocupa com uma eventual queda de patrimônio no curto prazo, procure um bom corretor e trate de entrar no mercado de ações e derivativos. Arrisque, mas assuma as consequências. Se você gosta de andar por estradas mais tranqüilas, prefira aplicações como CDB, fundos referenciados DI, fundos multimercado conservadores ou a boa e velha caderneta de poupança (que está de fôlego renovado).

Qual o melhor investimento?
Pare de procurar resposta para a pergunta do milhão. Que tal procurar pelo melhor investimento para você? Notou a sutil diferença? Quem tem pouca reserva não pode se dar ao luxo de participar do pregão da Bovespa, ainda que eu fale que a Bolsa dá dinheiro. Quem tem muito dinheiro e ainda assim prefere os imóveis e a poupança pode estar perdendo a oportunidade de multiplicar seu patrimônio. Mas isso não interessa quando este alguém está feliz e satisfeito com o que está fazendo.

Créditos da fotografia para Marcio Eugenio

Conrado Navarro

Educador financeiro, tem MBA em Finanças pela UNIFEI. Sócio-fundador do Dinheirama, autor dos livros "Dinheiro é um Santo Remédio" (Ed. Gente), “Vamos falar de dinheiro?” (Novatec) e "Dinheirama" (Blogbooks), autor do blog "Você Mais Rico" do Portal EXAME e colunista da Revista InfoMoney. No Twitter: @Navarro.

Leia todos os artigos de Conrado Navarro
  • Carmen

    Meu filho, mais uma vez você se saiu muito bem e deu uma explicação simplesmente perfeita.
    O domínio das expectativas sem a perda do interesse é assunto sério que requer paciência e dedicação.
    Parabéns pelo blog e pela atenção com que você trata todos os leitores.

  • Krop

    Navarro,
    Parabéns pelo blog. Tenho acompanhado freqüentemente e tenho gostado muito.

    Nesse post me intrigou a sua frase:

    “Quem tem pouca reserva não pode se dar ao luxo de participar do pregão da Bovespa, ainda que eu fale que a Bolsa dá dinheiro.”

    Não sou especialista (muito longe disso por sinal), mas baseado em tudo que tenho lido (incluindo esse blog), acredito que seja preferível utilizar “…quem tem pouco conhecimento e grande aversão à perdas não pode se dar ao luxo de participar do pregão da Bovespa…” . Ou você acha que com mil reais realmente não vale a pena “brincar” um pouco na Bolsa?
    Um grande abraço!

  • Daniel

    Ae, é isso mesmo…

    Eu não tô querendo ficar milhonário em 6 meses não.
    Só tava querendo saber o que fazer com o meu dinheiro nesses 6 míseros meses… só não queria deixar ele no colchão. hehehe.

    Obrigado Navarro.

  • Arthur Gouveia

    Eu optaria pela velha caderneta de poupança. Sem IR, sem taxa de administração, sem CPMF pra sacar, rendimento bruto = rendimento líquido.

    Quanto ao que o Navarro disse sobre a bolsa, creio que quando disse “pouca reserva” acho que ele não quis dizer “pouco dinheiro”. Acho que não há problema brincar na bolsa com mil reais. Eu, por exemplo, estou brincando com apenas dois mil. O problema é se esses mil for todo o dinheiro que você tem guardado! Aí sim, se essa for toda sua reserva para emergências, fuja da bolsa!

  • Navarro

    Mãe, obrigado pelas lindas palavras. Você é tudo!

    Krop, o colega Arthur soube explicar muito bem o que eu quis dizer no artigo. Não se arrisca o pouco que tem para uma eventual emergência.

    Daniel, que bom que gostou do artigo. Espero que possa visitar o Dinheirama mais vezes. Abraço.

    Arthur, obrigado pelo complemento perfeito ao artigo e por esclarecer às dúvidas do colega Krop. Sinta-se em casa.

  • Arthur Gouveia

    Daniel,

    veja só o que saiu na Folha online agora a pouco. Clique aqui.
    Cadernetas de poupança, nesses tempos de crise, estão rendendo mais que os fundos.

    Outra coisa a ser levada em consideração é que se você optar por um fundo com aplicação mínima de R$1.000,00 as taxas de administração são maiores do que um fundo com aplicação mínima de R$10.000,00. Então, como você vai colocar mil reais todo mês, se fosse eu começaria com caderneta de poupança. Depois de acumular um pouco de grana e passada (espero) essa crise do subprime, iria para um fundo multimercado (beeeeeeem mais arriscado que poupança).

  • http://reflexoeseperdadetempo.blogspot.com Enio Luiz Vedovello

    Uma dica interessante é procurar no site de seu banco um teste de perfil de investidor. Diversos bancos oferecem este serviço, gratuito, que ajuda a definir o seu perfil e orientar melhor quanto às aplicações mais adequadas a você. Eu, por exemplo, confirmei com um teste destes que tenho um perfil conservador (o mercado de ações bateu em mim até quando eu tentei a opção de fundos), me conformei com uma rentabilidade um pouco menor, mas mais segura, e vou seguindo a vida.

  • Krop

    Tá certo, agora lendo com mais calma e à luz do dia (observe o horário do meu comentário anterior, eheh), percebi alguns detalhes importantes (como o prazo de 6 meses, etc.).

    Obrigado pelo complemento Artur.

    Alguém de vez em quando tem que ter a ousadia de discordar do senhor professor (ainda que erroneamente e por um período muito curto) ehehe

    Eu sou um recente e pequeno investidor da bolsa. Tive muitas alegrias até 1 mês atrás, antes dessa “turbulência” começar. Com a chegada da “turbulência” tive algumas emoções interessantes, mas foi muito bom para eu cair na real e ter certeza do meu perfil de investidor (que considero moderado-agressivo).

    Desde que comecei a me aventurar no mercado de ações, o que mais escuto das “galinhas pessimistas” é : “Bolsa de valores é só para quem tem muito dinheiro. Com essa pequena quantia você vai perder dinheiro.”. Tenho me empenhado para provar que não é bem assim, que isso é um mito. O engraçado é que essas mesmas pessoas acham que vale a pena comprar um carro 100% financiado em 7 anos pelo triplo (ou mais) do seu valor de tabela. Elas podem estar perdendo mais dinheiro numa operação dessas do que se estivessem “brincando” na bolsa.

    Sim, até então tenho “expectativa” de alguma perda em função dos eventos das últimas semanas, mas considero como um dos melhores dinheiros “perdidos” na minha vida. Aprendi muita coisa e percebi que preciso aprender muito mais.

    É claro que o perfil da pessoa é muito importante. Todos tem que descobrir o seu e de preferência o mais cedo possível. Tô certo mestre?

    Um grande abraço, Navarro e leitores!

  • Navarro

    Arthur, muito boa a observação, inclusive escrevi um artigo sobre a força da poupança nestes últimos tempos. Valeu.

    Enio, é exatamente esse o cerne da questão. Seu testemunho é o resumo do que tentei expressar no artigo. O que importa é sua estratégia de investimentos e, portanto, não há nada melhor ou pior. O importante é você e seus objetivos. Muito obrigado.

    Krop, que professor e mestre que nada. Aqui o espaço é livre para discussões sadias e que agreguem valor e sua observação foi perfeitamente normal. Aliás, gostaria mesmo de estimular este tipo de conversa e fico feliz por ter deixado suas opiniões. O perfil é importante para definir o que você espera diante de seus investimentos e só assim você pode planejar seu futuro financeiro. Viver achando que vai ganhar dinheiro com a Bolsa pode ser pior que viver tendo a certeza de que ganhará dinheiro na renda fixa, ainda que mais timidamente. Ensinar certo e errado é inútil. O importante é fazer o que acredita ser certo e evitar o que julga errado. Grande abraço.

  • http://www.weblocal.com.br/hospedagem Hopsedagem

    Meu conselho é quem um dia poder fazer um curso de mercado de capitais, faça… Bolsa de valores sempre foi e sempre vai ser o melhor investimento.

  • Felipe Cypriano

    Olá Navarro,

    Depois que descobri o seu blog que comecei a pensar em ter um patrimônio, nunca tinha pensado nisso antes. Ainda bem que descobri cedo, tenho 20 anos e 2,5 anos no mercado de trabalho.

    Hoje estou começando a minha poupança, e estudando para investir na bolsa.

  • Navarro

    Hopsedagem, obrigado pelo comentário. Sem dúvida, a Bolsa é uma excelente alternativa.

    Felipe, parabéns pela atitude. Pode ter certeza de que isso fará muita diferença em sua vida. Sinta-se em casa. Um abraço.

  • Arthur Gouveia

    Felipe, tinha mais ou menos a sua idade quando começei a juntar dinheiro. Já gastei um monte pois me casei, mas tô juntando de novo.

    Quando começei, fiz alguns fundos multimercados. Fiquei maluco quando vi que depositei 200,00 e tinha só 190,00!!! Logo que subiu acima dos 200,00 de novo, saquei. Fiquei sem rendimento quase nenhum devido a IR e taxa de administração. Recomendo entrar na bolsa sim, mas vá devagar. Faça fundos de renda fixa, fundos de ações e outras alternativas para verificar qual o seu comportamento diante da variação. Pois é, renda variável varia! Entre na bolsa, mas com visão de longo prazo. Pense que o dinheiro aplicado na bolsa você perdeu, mas quando achar de novo depois de alguns anos ele vai estar bem maior.

  • Felipe Cypriano

    Valeu pelas dicas Arthur, antes de começar estou querendo saber bastante mesmo.

    O que mais me “preocupa” são os impostos. Como calcular o que realmente é rendimento, quando que o imposto vai ser descontado, essas coisas.

  • Fabio Monteiro

    Olá Navarro,
    Ainda não sou um investidor, mas sempre foi preocupação minha saber como aumentar meu patrimônio e manter uma vida financeira saudável… Neste blog tenho encontrado dicas preciosas, e que com certeza contribuirão para o bolso de minha família, já que pretendo me casar no próximo ano!
    Parabéns por este trabalho e pela forma com que trata aos demais leitores.
    Até mais

  • Thiago

    Navarro veja se você opde me ajudar, tenho 21 anos preciso de um investimento com baixo aporte 100~200 reais por que me traga um bom rendimento para poder casar daqui a uns 2, 3 anos, obrigadio, suas dicas são excelentes por sinal.

  • Navarro

    Fabio, eu que agradeço pela visita e compromisso com o comentário. Sinto-me muito feliz podendo ajudar e quero que sinta-se sempre em casa. Abraço.

    Thiago, três anos compreendem um investimento de médio prazo e nesse período não há como multiplicar seu dinheiro sem arriscar. Isso significa que fazê-lo aumentar significativamente vai exigir de você conhecimento e muita disposição. Aplicações de maior risco, como a Bolsa, dão bons resultados, mas é necessário conhecimento. Infelizmente com aportes baixos assim essa opção não é tão interessante. O melhor é capitalizar um pouco e diversificar, investindo parte em fundos de renda variável e multimercado conservadores. Analise antes e veja se estão dentro do seu objetivo. Forte abraço e obrigado pela visita.

  • Letícia

    Olá Navarro,
    descobri hoje seu blog e achei muito interessante. Quero aproveitar esse espaço e tirar uma dúvida.
    Tenho 20 anos e comecei a aplicar na bolsa em agosto com o incentivo de meu irmão mais velho, apliquei 3000 e espero retorno a longo prazo aplicando ainda 1000 por ano.
    Pensei em um futuro próximo investir um pouco em ações de alto risco e quero saber qual o tempo que demora para nosso investimento sair da bolsa assim que notamos uma queda e pedimos para ser retirado.Horas?Dias?
    Até mais.

  • Navarro

    Letícia, obrigado pela visita e pelas palavras. Pela forma como está falando, imagino que tenha aplicado em algum fundo de ações ou através de clubes de investimento, estou certo? A liquidez dos ativos depende da procura. Em casos de fundos de ações, os prazos para resgate estão descritos no prospecto e variam de 1 a 4 dias. Se estiver operando direto na bolsa, lança a ordem de venda e assim que alguém se interessar pelos seus papéis, eles são vendidos. Até mais. Volte sempre.

  • Krop

    Oi Letícia,
    Deixa eu tentar te ajudar..
    Sobre a sua pergunta, a resposta é : depende.
    Você precisa ler os prospectos que explicam isso direitinho. Aconselho vc a ler o artigo sobre fundos do Navarro (Fundo de Investimento – Raio X (I) – http://dinheirama.com/blog/2007/09/10/fundo-de-investimento-raio-x-i/).
    Você deve procurar as informações sobre o resgate.
    Nos fundos de ações geralmente o valor da quota para resgate é D+1 e o crédito na sua conta no máximo em D+4. Ou seja, você pede o resgate na segunda e receberá no máximo na sexta-feira (são 4 dias úteis) pelo valor de fechamento da quota de terça (1 dia útil depois).

    Se você está operando diretamente no Home Broker, é um pouco diferente, mas geralmente o prazo para o dinheiro estar “fisicamente” na sua conta é D+4. Mas note que aqui depende muito de ter alguém querendo comprar as suas ações ao preço que você pediu… Algumas ações são fáceis de vender outras nem tanto..

    Mas Letícia, a sua frase “…que demora para nosso investimento sair da bolsa assim que notamos uma queda e pedimos para ser retirado..” me preocupou.. Geralmente não é assim que funciona..Isso pode te fazer perder dinheiro..

    Te aconselho a ler mais.. estudar.. O blog do Navarro é um ótimo lugar para se infomar. Tem outros sites/blogs que são mais específicos sobre o mercado de ações tbm..

    Krop.

  • Pingback: Pague a si mesmo… « Endinheirado

  • Cícero

    Navarro, meu perfil e agressivo. Como não tinha dívidas, fiz um empréstimo bancário de R$ 40.000,00 (juros dde 1,60%, consignado, prazo de 24 meses), em maio desse ano, e apliquei todo o dinheiro na bolsa. Comprei papéis da Vale quando o preço estava baixo (no início da crise do subprime). Logo depois a Vale desmembrou o preço de suas ações e aconteceu uma valorização surpreendente. Fiz algumas operações de curto prazo (uma semana) e hoje, 7 meses depois, já tenho dinheiro suficiente para quitar o empréstimo que fiz e continuar com o dinheiro que apliquei inicialmente na bolsa. Tenho estudado muito o mercado de ações. Usei o dinheiro do banco para ganhar dinheiro. So entro na baixa e IPO’s interessantes. Não aconselho ninguém a fazer isso, o risco é grande. Abraços.

  • Krop

    Cícero.
    Que sangue-frio hein! Eu não faria isso, mas você conseguiu dar uma boa alavancada no seu patrimônio.
    Devo alertar: “Meninos e meninas não façam isso em casa”.. eheh

    Cícero, mercado de capitais é muito bom. Mas mais do que isso é preciso investir em educação financeira. Acho que a educação financeira é a diferença entre simplesmente ganhar dinheiro (o mais fácil na minha opinião) e conseguir manter o dinheiro conquistado (isso é que é difícil).

    Um grande abraço!

  • José Antonio Fuchs

    Navarro,
    Parabéns pelo blog! Tem conteúdo e vc trata a todos com muita atenção.
    Se possível, gostaria de obter sua opinião a respeito da seguinte situação. Eu fechei um Acordo Trabalhista, no qual vou receber um valor significativo, porém, parcelado de jan/08 até mai/09. Sei que o melhor investimento é diversificar as aplicações, mas, em se tratando de imóveis, vc recomendaria? Vc acha que é um bom negócio a longo prazo ou o mercado de ações é mais vantajoso? Ou, por receber parceladamente este dinheiro, não seria melhor ir aplicando em caderneta de poupança e, quando tiver um valor maior, fazer alguma aplicação mais ousada?
    Agradeceria muito se vc pudesse ajudar a tomar uma decisão.
    Grande abraço,
    Zeca

  • http://naotenho carlos ribeiro

    gostaria de saber como se fica milionario de uma forma rapida e segura

  • http://www.hayanentre.com.br hayan

    legal para entrar no meu site clique aqui

  • http://www.peeple.com.br Almir

    OLHA IGUAL A http://www.peeple.com.br nunca vi é bom demais e da resultado eu ja estou faturando.

  • Jordan

    Sei que deve receber diversos e-mails parabenizando pela atitude de compartilhar conhecimento relacionado a educação financeira, de qualquer forma, sinto-me bem em participar de tais opiniões e mencionar que leio quese que diariamente os artigos postos no blog. Vejo a importânica de disponibilizar meios (informações) para que as pessoas entendam melhor suas finanças e as tratem com maior respeito.Espero que continue obtendo sucesso em sua jornada.

  • Eric William

    Excelente matéria, e excelente site. Era o que eu procurava. Foi emocionante ler a matéria, e excitante ler os comentários. Tenho 29 anos, não aprendi educação financeira em casa, estou aprendendo sozinho. A 10 meses atras comprei duas cabeças de gado do meu sogro por 800,00, esta semana consegui vender por 1000,00. Sei que não foi um grande lucro, mas estou “vibrando com os poucos por centos que consegui conquistar”. Desejo aprender muito sobre educação financeira, mercado e essas coisas. Tenho aproximadamente 2000,00 reais, e queria investir. Não quero mágica, mais quero aprender a ganhar. Quero também saber onde estou pisando. Por favor, aceito sugestões, visto que sou marinheiro de primeira viagem. Onde começo?

  • Celeste Almeida

    Oi Eric,

    Se você tem a oportunidade de comprar boi, não faça cerimônia, compre novilhos que sempre é um bom investimento, mas, na dúvida, compre antes o livro do Navarro ” VAMOS FALAR DE DINHEIRO?” que tem dicas preciosas.

    Boa sorte.

  • Eric

    Celeste, acabei de comprar o livro “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos”, assim que terminar de ler vou comprar o livro do Navarro. Obrigado pela dica.

  • Nestor Silva Salles

    Gostei muito do artigo do Dinheirama. Realista. Sem propor o “céu” em um dia. E ainda dá dboas dicas. Sites assim que dão gosto de visitar. Continuem nesse nível!

  • http://nãotenho carlos fernando

    quero saber como ajuntar 15 reais em um dia.
    alguem me ajude estou perdido!!!!!!!

  • http://www.moradasdf.com.br NERES

    Parabéns pelo site!

    Olá tenho 37 anos e investir sempre foi uma grande paixão na minha vida.
    Guardar dinheiro é um grande desafio e a disciplina tem que ser ferrenha.
    Não confundam em serem miseráveis e sim sábios.
    Eliminem da vida de vocês cheques e cartões de crédito,comprem somente a vista.
    Hoje eu tenho 6 imóveis onde 4 deles são alugados e 2 eu faço o dinheiro se multiplicar reformando e vendendo.
    Sou gerente de vendas de uma imobiliária onde meus rendimentos não irão me levar a lugares altos.
    USEM A CABEÇA DEIXEM A FORÇA UM POUQUINHO DE LADO.

    Grande Abraço!!!
    NERES

  • ELIENE EDIVANIA DA SILVA

    OLÁ, TENHO PLANOS DE ME CASAR EM 4 ANOS , E ESTOU PROCURANDO UM MEIO DE MULTIPLICAR MEU DINHEIRO, POREM NÃO CONHEÇO NADA EM RELAÇÃO A INVESTIMENTOS E CAPITALIZAÇÃO , ACHO QUE A POUPANÇA RENDE POUCO DE MAIS, QUERIA ALGO QUE RENDE SE MAIS
    .
    TENHO A INTENÇÃO DE INVESTIR R$100,00 POR MÊS.

    OBRIGADO

  • PAULO CESAR CASARINO

    Li todos os comentarios e todo mundo fica em cima do muro é bom a poupamça.fundo,bolsa. Mas ninguem arrisca dizer. Aplica em fundos durante tanto tempo que da mais que a poupança por exemplo, com exeção da bolsa é claro que vc deve saber operar e ler muito sobre o mercado. A minha opinião desculpe a sinceridade voces não tem muita certeza do que falam,para não dizer que não sabem nada.

  • Pyetro_21

    GANHE DINHEIRO FÁCIL, NA MAIOR MOLEZA E SE DIVIRTA

    Ola! O meu nome é “PETTY JÚNIOR” e tenho ótimas notícias que devem demorar uns três minutos para ler, mas
    tenha certeza que voce não se arrependerá! Você alguma vez pensou “Como eu posso faturar alto em pouco
    tempo???” , ou esteve devendo muita grana, pronto a realizar quase qualquer coisa para conseguir grana para
    pagar as contas. Então, pegue uma cerva, uns salgadinhos, se arrume em sua cadeira e leia este texto realmente
    interessante, um verdadeiro achado. (E foi achado por acaso na Internet). Vou começar dizendo que EU
    FINALMENTE ACHEI A SOLUÇÃO!! É isso mesmo, eu descobri! E EU ODEIO ESTES ESQUEMAS DE
    FICAR RICO EM POUCO TEMPO!! Eu tentei de tudo nos últimos 4 anos. E de alguma forma acabei aparecendo
    em uma lista de pessoas procurando fazer dinheiro (mais certo dizer pessoas desesperadas e burras que tentam
    qualquer coisa por dinheiro (Como as do programa do Silvio Santos)!!). Bem, quando eu era adolescente, estes
    apelos de “Me fará rico rapidamente” pareciam irresistíveis! Eu pagava $14,95 aqui, $29,95 ali, outros $49.95
    acumula. Eu estava no limite dos meus cartões de crédito… Eu estava desesperado por dinheiro!!

    Então, eu dei uma chance para todos os sistemas, mas todos falharam! Talvez eles tenham funcionado para alguns,
    mas não para mim. Por acaso, eu estava dando uma vasculhada no meu lixo quando eu li uma mensagem.
    Reconheci logo. Podia farejar um esquema de grana fácil furado a um quilometro devido a minha situação
    financeira. Então eu pensei… “Eu posso evitar de entrar num destes esquemas facilmente. Mas eu estava errado
    !!!EU ADORO A INTERNET!!

    Eu estava lendo umas mensagens na rede quando eu vi um artigo que começava dizendo CONSIGA GRANA
    FÁCIL!! Eu pensei… “Aqui na Internet?? Que tipo de esquema de grana fácil poderia haver na Internet? Eu tenho
    que ver” . O artigo descrevia um modo que dizia MANDE CINCO REAIS PARA APENAS CINCO PESSOAS E
    FAÇA $50.000 EM DINHEIRO VIVO EM APENAS 4 SEMANAS! Bem, quanto mais eu pensava nisso, mais eu
    ficava curioso. Porquê?

    Por causa do modo de funcionamento desse sistema e porque SO IRIA ME CUSTAR 25 reais (E
    CINCO SELOS), E ISSO SERIA TUDO A PAGAR… PRA SEMPRE!!! Tudo bem, os $50.000 em grana poderiam
    ser uma grana dificílima de alcançar, mas eram possíveis. Eu sabia que poderia ter um retorno mínimo de $1.000,
    ou mais. Então eu o fiz!! Como diziam as instruções do artigo, eu mandei cinco reais para cada um dos cinco da lista
    contida no artigo. Eu inclui uma pequena nota, junto dos reais que dizia “Por favor me coloque em sua lista” Então eu removi o primeiro nome dos cinco da lista e movi todos os outros uma posição
    acima, e pus o “meu nome na quinta posição da lista”. É deste jeito que a grana começa a rolar! Então eu peguei
    este texto revisado, agora com o meu nome na lista e O MANDEI PARA QUANTAS REDES DE MENSAGEM E
    ÁREAS DE MENSAGEM LOCAL DE BBS QUE EU CONHECIA. Então eu esperei para ver a grana entrar…
    preparado para receber entre $1.000 e $1.500 em dinheiro vivo ou um pouco mais… Mas que incrível surpresa
    quando aqueles envelopes continuaram a aparecer!!!. Eu sabia o conteúdo deles no momento em que eu vi o
    endereço de pessoas de todo o Brasil!! E quanto eu recebi de retorno? $1.000? $5.000?

    Que nada!!! Eu recebi um total de $23.340!!! Eu não podia acreditar!

    Agora eu comprei uma BMW zera ( Aqui nos EUA o dinheiro dá), comprada somente com a grana que ganhei!!!
    Agora, após quase 8 meses, estou pronto a fazer tudo de novo!!! Então talvez seja realmente possível faturar
    $50.000 em dinheiro, SÓ DEPENDE DE VOCÊ!!!!!!

    Você deve seguir as instruções e mandar este artigo para todos os lugares que você puder e imaginar! O quanto
    você mandar vai determinar a quantidade de dinheiro que ira chegar em sua caixa de correspondência!!

    É simplesmente muito fácil de se realizar!!! Vamos revisar agora os motivos que você tem para fazer isso: O custo
    e de somente 5 selos, 5 notinhas de cinco que você manda para os nomes da lista pelo correio. Então simplesmente mande este arquivo (COM O SEU NOME ADICIONADO A ELE) para tudo quanto e
    Rede de mensagens e BBS que conheça e possa. Depois se sente, ironicamente, de um passeio até a sua caixa de
    correspondência :) e pegue a sua recompensa!!

    Todos nós temos R$ 25,00 para colocar em tal investimento com RETORNO REALÍSTICO DE R$15.000 A
    R$25.000 entre 3 a 5 semanas! Então deixe a loteria um pouco de lado, coma em casa ao invés de gastar os 25 reais
    comendo fora e utilize esta fortuna :) neste espantoso sistema de fazer dinheiro!!! Não tem como
    perder!!!!!!!!

    Você então pergunta:

    -Como fazer isso exatamente, sem dar problemas?

    E eu te respondo:

    -Eu cuidadosamente escrevi da forma mais detalhada, as instruções mais fáceis de entender possível de como
    encaminhar a grana para você. ENTÃO, VOCÊ ESTA PRONTO PARA GANHAR DINHEIRO? ENTÃO AI
    VAMOS NOS!!!

    *** A LISTA DE NOMES ESTA NO FINAL DESTE ARTIGO. ***

    Ok, leia tudo isso cuidadosamente. Imprima estas informações, se quiser, para que você possa facilmente utilizada
    como referencia quando precisar.

    INSTRUÇÕES:

    1.1. Pegue um pedaço de papel e escreva nele o seguinte:

    “Por favor me coloque na sua lista”. Isto cria o serviço a partir do sistema de ganhar
    dinheiro e o torna TOTALMENTE LEGAL. Se você não gosta da idéia de mandar $5,00 para alguém, tenha em
    mente que você esta pagando esta quantia para um serviço legal. Tenha certeza que você incluiu o seu nome e
    endereço. Eu asseguro a você, novamente, que isso é completamente legal! Apenas por diversão, escreva também
    em qual numero a pessoa estava: “Você estava no numero 3″. Isso é o chama ganhar dinheiro enquanto se
    diverte, ou unir o útil ao agradável.

    2.2. Agora dobre este pedaço de papel em volta da nota que você vai mandar (nada de cheques ou vales),os
    coloque em um envelope e mande para as cinco pessoas da lista. Dobrar o papel em volta da nota assegura que o
    dinheiro vai chegar ao seu devido destinatário. ESTE PASSO É FUNDAMENTAL!!!

    3.3. Agora leia cuidadosamente, que ESTA É A PARTE QUE FALA COMO O DINHEIRO VAI CHEGAR ATE
    VOCÊ. Olhe a lista das cinco pessoas; remova o primeiro nome da lista e mova todos os outros uma posição para
    cima. A posição 3 vai de tornar 2, a 4 vai ser 3, a 5 vai ser 4. Agora coloque o seu nome , endereço, CEP E PAÍS na
    posição 5, a última da lista.

    4.4. Agora faça o Upload (Mande) do arquivo para quantas Áreas de Redes de Mensagens e áreas de arquivos
    forem possíveis. Coloque como descrição algo como: “Precisa de grana urgente? Aqui esta a solução!” ou
    “Precisa de dinheiro para pagar o que deve??”, etc. E quanto mais Uploads você fizer, mais grana você vai ganhar,
    e é claro, mais grana os outros da lista vão ganhar também. O SEGREDO DESTE SISTEMA É A
    HONESTIDADE DOS PARTICIPANTES E CONSEGUIR 4.000% DE LUCRO NESTE SISTEMA!! Você vai se
    maravilhar com os benefícios, pode crer!! Determine um número concreto de Uploads que vai fazer, como 20 ou 30
    Uploads. E tenha sempre em mente que quanto mais Uploads você fizer, mais dinheiro você ganhara. E não altere o
    modo em que este arquivo foi editado, deixe-o como um texto de modo MS-DOS, sem alterações em sua estrutura
    de texto. O melhor modo de testar e utilizando o Bloco de Notas (Notepad) do Windows 3.x ou do Windows 95/98.
    Se as margens estiverem sendo visualizadas corretamente, sem distorções, você fez tudo correto, e esta pronto
    para faturar!

    5.5. Se você tiver problemas em fazer Uploads, pega ajuda ao SysOp da BBS que vc estiver, que ele terá prazer em
    te ajudar. E jamais coloque descrições milagrosas como “Consiga uma enchente de um milhão saindo de sua caixa
    de correspondência em apenas dois dias!”. – Você nunca terá respostas de ninguém!!!

    6.6. Este é o passo que eu mais gosto. APENAS SENTE-SE E APROVEITE A VIDA PORQUE A GRANA ESTA’
    A CAMINHO!! Tenha em mente que geralmente apenas uns trocados aparecem em 2 semanas, mas na 3 e 4
    semanas, uma tempestade de GRANA VAI DESTRUIR A SUA CAIXA DE CORREIO, de tão cheia!!!! E tudo o
    que você precisara fazer é pegar a grana e tentar não gritar muito alto, quando perceber que FINALMENTE
    CONSEGUIU ALCANÇAR OS SEUS SONHOS, e ficou cheio a grana!!!!!!!!!!!!

    7.7. Agora PAGUE AQUELAS CONTAS ATRASADAS E SUAS DIVIDAS, e compre algo que você sempre
    sonhou, ou algo para aquela pessoa especial (ou aquela que você tanto desejou por toda sua vida) um presente que
    ela jamais esquecera. APROVEITE A VIDA!!!

    8.8. Sempre que você acabar de gastar a grana que conseguiu, simplesmente reative o sistema. Para isso, tenha
    sempre duas cópias de segurança deste arquivo com você. Uma em disquete, outra no seu HD. O mais incrível é
    que você pode usar este sistema quantas vezes você necessitar!!!!!

    A HONESTIDADE É O QUE FAZ ESTE PROGRAMA FUNCIONAR!!!

    LISTA DOS NOMES

    1. Paulo Felipe.

    Rua Arapurus, 152 – João Paulo

    São Luís – Maranhão – Brasil

    Cep: 65041-440

    2.Cleison Fernandes Lopes

    Rua Francisco Assis de Souza, N° 1056, Parque do Horto.

    Franca – SP – Brasil

    Cep: 14409-348

    3. Maritony Lopes

    Rua Vila Nova Esperança, 32 – Caju

    Rio de Janeiro – RJ – Brasil

    Cep: 20930 – 382

    4. Mário Rabelo Filho

    Rua Paulo Frontim, 1157 – Retiro Natal

    São Luís – Maranhão – Brasil

    Cep: 65031-360

    5- Amós Cardial Gomes

    rua do plator n 180 compensa 2 Amós Cardial Gomes

    Manaus-Am

    CEP: 69035-125

    Lembresse: A HONESTIDADE É O QUE FAZ ESTE PROGRAMA FUNCIONAR!!!

    *!!!! Copie este texto para quantos lugares puder!!!!

  • DouglasRibiro56

    quero comprar uma bike que custe 500.00 $ não para economizar sim pala qualidade daniel

  • Gabriela Arse

    Navarro, tenho cerca de 12 mil na poupança, mas rende muito pouco. Gostaria de fazer algum outro investimento. Fico com vontade de me aventurar na bolsa, mas não entendo nada, já li alguns livros e artigos, mas continuo sem entender nada. O investimento pode ser a longo prazo, o que você me recomenda?