Home Finanças Pessoais Por quanto tempo trabalhar na mesma empresa?

Por quanto tempo trabalhar na mesma empresa?

por Bernadette Vilhena
0 comentário

Por quanto tempo trabalhar na mesma empresa?Acompanhar o movimento das organizações e as novas tendências gerenciais é importante em um mercado de trabalho que está de olho no nível de empregabilidade dos trabalhadores. É preciso saber para ser mais atuante, pois só o conhecimento[bb] traz consigo liberdade. Cuidar bem da carreira profissional é algo que não pode ser deixado de lado em nenhuma circunstância.

Nesse sentido, trouxe para vocês uma reportagem do Jornal da Tarde, edição de 17 de fevereiro, intitulada “Aumenta a fidelidade do trabalhador à empresa”. Alguns aspectos relevantes abordados por especialistas em Gestão de Pessoas serão comentados a seguir.

A inclusão de mais políticas de valorização do trabalhador adotadas pelas empresas promove a permanência no mesmo emprego por em média 6 anos e meio, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em 2002, a média ficava em torno de 5 anos e meio; alguns anos atrás era comum encontrar funcionários com 20, 30 anos de casa.

Há um consenso entre os especialistas ouvidos: é preciso ter equilíbrio em relação ao tempo de permanência em uma mesma empresa. Ressalto alguns itens importantes:

  • É preciso cuidado com um currículo recheado de empregos “fast”. Trocar muito de empresa pode significar instabilidade e falta de comprometimento e soma pontos negativos na busca pela recolocação no mercado[bb];
  • Muitos anos dedicados a uma empresa, na mesma função, pode parecer acomodação e há o perigo de ficar defasado em seus conhecimentos e habilidades técnicas. Isso aumentaria as dificuldades na hora de buscar um novo trabalho;
  • Vale a pena permanecer em uma mesma empresa caso ela ofereça oportunidades de atualização e plano de carreira, por exemplo. O principal é se sentir feliz e realizado;
  • O ideal é que a permanência gire em torno de 8 anos na empresa, orienta a professora do MBA da Brazilian Business School, Irene Azevedo.

O que se percebe é que as empresas passarão a ficar atentas, reconhecendo e valorizando seus talentos. Assim, investirão cada vez mais em cursos de atualização, treinamentos e planos de carreira. Elas sabem que sai caro perder um ótimo funcionário, além do risco de levar tempo para encontrar outra pessoa que se encaixe no mesmo cargo.

Mas há o outro lado da moeda no aumento do índice de permanência nas empresas. Os funcionários também passarão a cuidar melhor de suas carreiras, escolhendo empresas mais adequadas aos seus valores e objetivos profissionais. Além disso, a crise internacional trouxe o medo do desemprego, fazendo com que os funcionários arriscassem menos na procura de um novo trabalho.

A decisão de permanecer ou não no mesmo emprego é muito pessoal. É preciso estar atento ao mercado de trabalho e suas demandas. O importante é cuidar bem da carreira, se reciclar sempre que possível e, sobretudo, buscar alternativas para ser feliz no seu trabalho[bb]. Compartilhe conosco sua experiência: Você está mais para funcionário de carreira ou é um tipo “fast”? O que acha destes perfis? O que futuro das empresas reserva para os profissionais?

Crédito da foto para stock.xchng.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.