Home Finanças Pessoais Empréstimo para negativados pode custar até 30 vezes mais

Empréstimo para negativados pode custar até 30 vezes mais

por Igor Oliveira
0 comentário
emprestimo-destaque

emprestimo-postNuma atitude inédita no mercado brasileiro, pessoas com o nome sujo na praça agora podem realizar empréstimos nas financeiras. Para os que estão negativados, porém, os juros podem chegar a 24,68% ao mês (ou 1.311% ao ano). Dependendo do valor do empréstimo, dívidas não pagas podem dobrar em menos de seis meses.

De acordo com a Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças e Contabilidade), a taxa cobrada para quem tem restrição nos cadastros chega a ser 30 vezes maior do que quem tem o nome limpo. Para se ter uma ideia, para quem tem nome limpo o juro anual no crédito pessoal é em torno de 41,58%.

Para um negativado emprestar a quantia de R$5.000, ele deverá pagar ao final do empréstimo (em oito parcelas) algo em torno de R$ 12.000. De acordo com o R7, em São Paulo apenas uma financeira realizava o empréstimo para quem estava negativado e a restrição era de que ele fosse funcionário público.

Exigências

Segundo o coordenador de estudos econômicos da Anefac, Miguel de Oliveira, a exigência de cheques pré-datados é uma medida de segurança das financeiras, já que eles são uma garantia de que o dinheiro será depositado na data e impedem o cliente de fechar a conta sem pagar as parcelas restantes do empréstimo.

Apesar das grandes taxas de juros, Oliveira diz que isso se deve ao maior risco das instituições do que com os bancos.

“Normalmente as taxas das financeiras são mais altas porque os riscos são maiores. A maioria dos clientes [das financeiras] nem sequer tem conta em banco; é um público de renda menor. No banco, o cliente tem uma série de contas que o prendem na instituição, e na financeira não”, afirma.

Oliveira alerta que, caso o consumidor resolva contrair empréstimo numa financeira, pesquisar as melhores taxas é essencial para não perder mais grana. “O problema é que as pessoas não olham as taxas de juros. Elas só veem o valor das parcelas, e não o preço total do empréstimo ao fim das parcelas”, ele enfatiza.

O que você faz quando tem dívidas? Prefere pedir dinheiro aos familiares, ao banco ou usa uma financeira? E o controle financeiro, você já começou? O Dinheirama tem uma ferramenta online gratuita que te ajuda a organizar os gastos de forma simples e fácil, comece a usar hoje mesmo acessando Dinheirama Online

Fonte: R7 | Foto de freedigitalphotos.net

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Faça parte da rede “O Melhor do Dinheirama” com as melhores análises e notícias

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.