Home Finanças Pessoais A questão não é quanto ganha, mas sim quanto gasta!

A questão não é quanto ganha, mas sim quanto gasta!

por João Kepler
0 comentário
A questão é quanto você gasta

Pelas minhas andanças tenho conversado com muitos empresários e profissionais liberais e empreendedores que aparentemente progrediram de vida nos últimos anos, porém infelizmente, muitos deles ainda não entenderam a regra básica de sobrevivência, que é gastar menos do que ganha.

O que quero alertar hoje é que tudo é uma questão de Perspectiva e de Padrão de Vida. Para muitos, o que ganha é o suficiente para se manter, se divertir e poupar, para outros,  precisaria de quase duas vezes o que ganha para continuar mantendo o que ele acha importante ter, mostrar e fazer.

Eu sei que muitos se apresentam de forma que não podem bancar, simplesmente porque precisa ser socialmente ou profissionalmente igual ou melhor que seus pares. Eu entendo e tenho pensado muito sobre isso em relação aos Empreendedores.

Outro dia li um texto do Tony Robbins que dizia que somos como uma “máquina de fazer dinheiro“. Se você parar de trabalhar, a máquina para, o fluxo de caixa para, sua renda para,  ou seja, você recebe de volta apenas o que você colocar nela.

Mas a questão principal é: Sua máquina NÃO pode continuar trabalhando até que você tomar a decisão financeira mais importante da sua vida: 1) Qual parte do que você ganha você vai usar para se manter? 2) Quanto você vai reservar? 3) Quanto você vai usar para pagar gastos extras? Mesmo que seja variável, transforme tudo em percentual e tem que seguir isso.

A ideia é simples e básica, passa por fazer um orçamento das despesas, avaliar o que é necessidade mesmo e só gastar aquilo que for preciso. Agora, se as suas necessidades são maiores do que você ganha, trate de reduzir rapidamente o seu PADRÃO DE VIDA. A menos que você esteja disposto a trabalhar mais só para rolar e pagar juros bancários ou do cartão de crédito. Não adianta por exemplo, ganhar R$ 3 mil e gastar R$ 5 mil.

Acredite, o Padrão de vida é uma questão de costume, você vai se acostumar rapidamente ao enquadramento do seu orçamento, basta começar. Ahh, lembre-se que no mundo real, Show off não é investimento!

A questão NÃO é relativa a deixar de fazer todas as coisas que te dão prazer só pra economizar, mas deixar de fazer algumas coisas que você faz só pra “aparecer”. O ideal é gastar menos e apenas em que for necessário.   Por exemplo: Por que morar em um lugar que não se encaixa no seu orçamento? Por que tem um carro que o IPVA e o seguro são caros e pesam no seu bolso? Por que usa roupa de marca, se você pode usar um Fast fashion?

Não adianta viver só para trabalhar e sei que não podemos abrir mão de todos nossos pequenos prazeres, porém, como disse, o importante não é quanto você ganha, mas como gasta seus recursos.

Uma boa notícia é que os valores estão mudando, hoje a sociedade e o mercado dá muito mais valor ao capital intangível, o intelectual, do que em outras épocas. Coisas como colaboração, compartilhamento e reciprocidade são as moedas mais valiosas deste século. Portanto, se quer ou precisa aparecer, economize seu suado dinheiro com bens materiais e  “Show off“ de outra forma.

Se você se identificou com o que eu relatei aqui, aproveite e comece agora a olhar por outras perspectivas e a repensar suas despesas, pois o homem só tem valor na área intelectual pelo o que ele sabe e, na área financeira, pelo o que tem no caixa e não pelo o que ele aparenta ter.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Faça parte da rede “O Melhor do Dinheirama” com as melhores análises e notícias

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.