5 Hábitos financeiros para mudar sua vida (agora e para sempre)

5 Hábitos financeiros para mudar sua vida (agora e para sempre)

Hábitos financeiros são muitas vezes difícies de alcançar. Separamos 5 hábitos práticos e que farão toda a diferença para mudar sua vida para melhor.

É um erro colocar como hábito financeiro viver um padrão de vida coerente, afinal essa nova realidade será uma das consequências de uma série de novas atitudes em relação ao dinheiro.

Quando falamos de novos hábitos financeiros, estamos falando de práticas simples e cotidianas. O primeiro passo para colocar novos hábitos em funcionamento é simplesmente experimentá-los, independentemente do que você anda fazendo e que não funciona.

Eu gosto bastante da teoria dos ganhos marginais, já ouviu falar? Calma, é bem fácil de entender: melhore 1% por dia/semana em diversos aspectos financeiros e em algum tempo você terá evoluído muito no seu planejamento. Vejamos algumas sugestões:

Porquinho Digital: Na Grão a sua conta é grátis e rende mais que a poupança!

Hábito financeiro 1: Registre tudo de forma objetiva

Dez entre dez especialistas em finanças pessoais sempre reforçarão a importância de controlar suas finanças de maneira simples e prática. O foco é permitir que você tome conhecimento da sua realidade financeira para que possa gastar menos do que ganha.

Por mais lugar comum que isso pareça, não existe outro jeito de começar. Ou você assume a responsabilidade de anotar e categorizar tudo que ganha/gasta, ou continuará escravo de suas (cada vez piores) escolhas.

O hábito financeiro de registrar seus gastos com calma, uma descrição inteligente e no lugar certo ajudará você a enxergar melhor como você usa seu dinheiro. Pode não parecer uma grande coisa, mas isso é tudo que você precisa para parar de desperdiçar tempo e recursos naquilo que não é prioridade.

Controle financeiro em uma planilha, app ou até mesmo caderno, não importa, certifique-se de que você é capaz de não só apontar tudo que tem feito com o seu dinheiro, mas também de analisar e extrair insights e novas ideias a partir do próprio histórico de gastos.

Ouça: DinheiramaCast – O que está acontecendo com o mercado?

Hábito financeiro 2: Guarde assim que receber seu salário

Você e eu sabemos muito bem o que acontece quando você espera sobrar dinheiro para começar a investir, não é mesmo? Não sobra, você não guarda dinheiro e parece que a educação financeira é só papo furado. É frustrante, pode crer.

Juntar dinheiro parece impossível? Hora de colocar em prática um dos hábitos financeiros mais simples e eficientes: separe o dinheiro que vai guardar no momento em que receber sua maior receita mensal. Caiu o salário? Guarde imediatamente!

Eu traduzo essa atitude em uma filosofia de vida: “Recebi, Investi”. Porque o compromisso é sempre comigo primeiro, então nada de deixar para depois. Que tal experimentar a mesma coisa por aí? Funciona, pode apostar!

Leia também: 5 dicas para juntar dinheiro e comprar seu carro

Hábito financeiro 3: Tenha menos cartões de crédito

Não importa quantas vezes eu escreva sobre finanças pessoais e controle financeiro, o hábito financeiro de manter poucos cartões de crédito (dois, idealmente) sempre estará presente.

Um meio de pagamento seguro e amplamente aceito, portanto interessante e cômodo, pode facilmente se transformar em fonte permanente de dor de cabeça quando não controlado adequadamente.

Quanto mais cartões, mais coisas para saber sobre eles. Data de fechamento da fatura, vencimento, juros, programas de benefícios, é impossível saber tudo de todos os cartões e ainda assim definir enquanto compra qual deles é o ideal para o dia do mês.

Quando você tem dois cartões, pode dividir o mês em dois períodos e colocar cada um deles vencendo em uma quinzena. Facilita muito e ainda ajuda você a concentrar suas despesas considerando o período do mês em que terá mais dinheiro.

Leia também: Renda extra: meu respeito àqueles que conseguem fazer acontecer

Hábito financeiro 4: Sempre negocie e pague menos que o anunciado

Há uma forma de encarar o dinheiro que eu acho saudável e gosto bastante: nunca termine uma compra pagando o valor anunciado. A ideia não é desmerecer a loja ou o vendedor, mas negociar um desconto ou outra vantagem na hora de pagar.

Negociar é um hábito e ele pode ser exercitado diariamente, mesmo nas compras mais simples e baratas. Quando você for comprar algo mais caro e cujo impacto financeiro será bem grande no seu dia a dia, praticar esse hábito financeiro fará muita diferença.

Tome cuidado também com a mentira do juro zero, afinal hoje é comum tentar oferecer o parcelamento como uma vantagem, quando na verdade ele é apenas mais uma maneira de permitir que você fique cada vez mais endividado (quase sem perceber).

Porquinho Digital: Na Grão a sua conta é grátis e rende mais que a poupança!

Hábito financeiro 5: Pratique exercícios físicos regularmente

Hum, eu sei o que você está pensando: o que exercícios físicos têm a ver com hábitos financeiros? Parece que eu viajei, não é mesmo? Calma, está tudo certo e vamos entender juntos porque o esporte tem um papel crucial no sucesso financeiro.

Quando somos amadores na prática de atividade física, precisamos muito criar uma rotina favorável aos treinos para não nos sentirmos desmotivados. Seja com uma assessoria, amigos ou até mesmo agenda definida de forma diferente, não é fácil manter-se ativo e eu sei disso.

É justamente aí que entra a conexão com as finanças pessoais. Na vida financeira, também não é fácil manter a disciplina e controle tão exigidos para não sucumbir às tentações, e rotina também faz muita diferença. Incentivo e agenda própria também.

É simples: ao exercitar-se e criar uma rotina de exercícios capaz de mantê-lo em movimento, você logo vai notar resultados e o ciclo virtuoso estará completo. Essa sensação pode ser levada para o bolso, afinal você percebeu o quanto agir com disciplina faz sentido. Faça isso.

Leia também: Dizer não e priorizar a si mesmo pode gerar mais ganhos do que você pensa

Conclusão

Sem essa de que fazer controle financeiro é chato ou complicado. Não ter dinheiro e viver endividado é o que é realmente complicado e deprimente. Novos hábitos financeiros não são “coisa de outro mundo”, mas antes de tudo uma escolha consciente.

Comece simples. Faça o que for mais fácil, mas faça alguma coisa. Anote por um mês o que você gastou; cancele um ou mais cartões; comece a cuidar melhor da própria saúde. Vá com calma, mas sempre dando um passo adiante todos os dias. Conte conosco sempre!

Conrado Navarro Conrado Navarro
Educador financeiro, tem MBA em Finanças pela UNIFEI. Cofundador Dinheirama, AutoVideos e Grão, autor dos livros "Dinheiro é um Santo Remédio" (Ed. Gente), “Vamos falar de dinheiro?” (Novatec), entre outros, investidor-anjo e triatleta amador. No Instagram: @conradonavarro.
Ver artigos de Conrado Navarro >

Atenção: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários

Conheça, navegue e curta! Dinheirama no Facebook

Visite a página do Dinheirama no Facebook! Interação social, informações sobre eventos, chamadas ao vivo com nossos educadores financeiros e convidados, além dos nossos principais conteúdos, que ajudarão você a controlar melhor o seu dinheiro e enriquecer!

Clique aqui Ok