Home Finanças Pessoais Um Brasil melhor? Riqueza e ambição são essenciais

Um Brasil melhor? Riqueza e ambição são essenciais

por Plataforma Brasil
0 comentário
Um Brasil melhor? Riqueza e ambição são essenciais

Por Gustavo Chierighini, fundador da Plataforma Brasil Editorial.

Caro leitor, desta vez preciso deixar claro, antes que inicie a leitura do texto, que irei ferir os corações politicamente corretos.

Sim, vou fazer afirmações que ousarão questionar algumas modinhas e “lugares comuns” sobre como viver em um “mundo melhor”.

Mas, por favor, não lance pedras antes de ler a argumentação, afinal de contas a divergência é saudável. E se você estava desconfiado, vou deixar ainda mais claro: sim, defenderei o valor social da ambição e do enriquecimento.

Baixe grátis: Guia completo sobre investimentos

Porém, estabeleço aqui uma premissa. Pondero que ao defender a contribuição da riqueza individual pela busca de um “mundo melhor”, penso em uma dinâmica onde o processo de acumulação esteja completamente distanciado da ilegalidade.

E é óbvio que espero mais do que isso. Contudo, sempre achei que buscas ardentes por sociedades perfeitas desembocam em totalitarismo sangrento, e assim me conformo com o campo do possível. Seguir as leis, e ponto final.

A bota do pensamento único pouco a pouco nos impõe um molde. Nele não há espaço para críticas, para a real diversidade de pensamento e nem para o contraditório.

E quem tenta fugir do padrão estabelecido da “luta social pela igualdade” imediatamente recebe o seu carimbo, que sempre objetiva o estigma e a discriminação.

Vivemos numa bolha de concepções autorizadas, e essa bolha impede a compreensão de que existem várias formas e mentalidades que podem oferecer contribuição para um legado social. Com isso empobrecemos no campo das ideias, e consequentemente no universo da inovação e do progresso. 

Aproveite! Relatório gratuito do Tesouro Direto com os melhores títulos para você!

Quer saber quais são as consequências?

  • Ninguém ataca a excessiva e complexa regulação que esmaga com burocracia e confusão o cotidiano empresarial;
  • Nada se comenta sobre a solidão e o esforço darwiniano que é colocar um sonho empresarial em órbita e dele tirar o seu sustento;
  • Pouco se comenta sobre a importância do lucro, que é o prêmio pelo risco enfrentado;
  • Atacam a acumulação de riquezas, mas aplaudem as doações feitas por bilionários, como se a fortuna acumulada não tivesse nenhuma relação com a capacidade de doação.

Contudo, não foi dessa forma que as grandes civilizações e as grandes nações se fizeram (e se fazem), inclusive retirando milhares de pessoas da linha de pobreza e penúria material.

Portanto, algumas verdades precisam ser destacadas:

  • Não foi a falta de ganância ou ambição que permitiu o acesso e popularização da tecnologia portátil;
  • Não foi a socialização dos ganhos que fizeram com que empreendedores alemães, suecos e norte-americanos ganhassem espaço e fortunas com a tecnologia aplicada à medicina diagnóstica (que graças a escala crescente torna-se cada vez mais acessível às camadas de baixa renda);
  • Não foi a aversão ao lucro que permitiu os estudos de materiais na indústria, permitindo a popularização sem precedentes de produtos de consumo e acesso ao conforto;
  • Não foi a rejeição ao sucesso econômico que moveu o agronegócio, massificando seu acesso popular;
  • Não foi a aversão à riqueza que nos trouxe o advento das redes sociais, onde empreendedores visionários em busca por lucros transformaram a forma de se fazer política, viabilizaram protestos contra ditaduras sanguinárias, permitiram o exercício de uma liberdade de expressão sem precedentes.

eBook gratuito recomendado: Riqueza pessoal é possível

A verdade é que políticas de combate à desigualdade social são fundamentais em qualquer sociedade moderna, mas de nada adiantam se não houver algumas ponderações:

  • Um Real em uma economia lotada de homens e mulheres cheios de ambição e ganância vale muito mais do que em uma economia autofágica tomada de assalto pelo remanso, acomodação e utopia;
  • O mérito precisa ser valorizado;
  • Não é justo “vilanizar” quem queira apenas ganhar dinheiro e seguir as regras.

Por fim, o enriquecimento não resolve tudo, não se mistura com as responsabilidades do Estado e nem substitui a devida solidariedade em forma de atos concretos. Certo, mas combatê-lo atrapalha bastante, além de atrofiar a distribuição por meio de empregos, oportunidades e espaço para a competição.

Querer enriquecer é bom para todo mundo. Enriquecer é ótimo! Pense nisso! Até o próximo.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.