Home Finanças Pessoais Seu extrato bancário (e sua agenda) diz muito sobre você!

Seu extrato bancário (e sua agenda) diz muito sobre você!

por Conrado Navarro
0 comentário
Seu extrato bancário (e sua agenda) diz muito sobre você!

“Se você quiser saber no que uma pessoa acredita, apenas olhe sua agenda e seu extrato bancário (cartão e cheque). As coisas com que ela gasta seu tempo e seu dinheiro são aquelas em que ela mais acredita” (Rick Rusaw)

Trabalhar com educação financeira é gratificante não porque o resultado são pessoas mais ricas e cheias de dinheiro, mas porque é possível redefinir, de forma individual e subjetiva, o conceito de riqueza.

Você é rico? A pergunta é comum e tem como expectativa uma resposta totalmente financeira. Se é milionário, é rico e bem-sucedido. E provavelmente infeliz. Mas é rico, e para muita gente é isso que “importa”.

Leia também:

5 hábitos diários dos bilionários que qualquer um pode praticar

Vida e finanças: Por que é preciso considerar que tudo é relativo?

O sucesso? Ah, o sucesso!

Eu prefiro olhar para as coisas de uma forma mais realista, humana e prática: o sucesso é uma entidade que não existe, e portanto é o que nós desejamos que ele seja. Sim, pode ser qualquer coisa, desde ter mais tempo livre até ter um supercarro caríssimo. É pessoal, não enlatado.

Nossas prioridades determinarão nosso grau de sucesso, não as expectativas dos outros ou a pressão que recebemos, da família (principalmente) e da sociedade, para sermos bem-sucedidos do ponto de vista material (ter casa, carro, posses e etc.).

Pensando nisso, seja sincero: se você abrir sua agenda e seu extrato bancário a um estranho (eu, por exemplo), o que é que seus compromissos e suas transações realmente mostrarão sobre você, suas prioridades e escolhas?

Reflexões que ajudam a ver além do óbvio

Compartilho algumas reflexões que registrei em um caderno, há algum tempo atrás, ao realizar o simples exercício do parágrafo anterior:

  • Quanto mais eu procurei pelo sucesso, mais me afastei dele. E errei muito mais. Perseguir o sucesso resultou em angústia, ansiedade e frustração. Veio o estalo: o sucesso acontece quando temos prioridades, ele é um efeito colateral da dedicação pessoal a uma causa (ou mais de uma) maior que nós mesmos;
  • Quanto mais procurei escolher melhor e tomar decisões mais acertadas, mais ansioso e medroso fiquei. Eu queria acertar sempre, então ficava indeciso. Veio o estalo: tomar uma decisão errada não é a pior coisa que pode acontecer; a indecisão é;
  • Sempre que eu me afastava dos valores principais de minha vida buscando algum tipo de aprovação, logo eu me sentia mais triste e vazio, ainda que alguns aplausos fossem ouvidos. Eu me sentia como uma fraude. Veio o estalo: somos mais interessantes quando somos úteis, e não quando simplesmente queremos ser interessantes.

Enfrentar os problemas e definir as prioridades

Diferente do que o cotidiano parece demonstrar, nós somos capazes de escolher o que nós é mais valioso. Talvez não tenhamos nos dado conta de como esse fato muda tudo em termos de sucesso, riqueza e realização pessoal.

Aquele clichêzão de autoajuda cabe bem como um tapa na cara: se você acha que pode, ou se você acha que não pode, de qualquer modo você está certo. O que você quer? Será que sua agenda e seu extrato mostram mesmo isso? Só você sabe…

Vamos juntos!

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.