Uma alternativa para empreender, normalmente associada a riscos menores do que criar uma empresa desde o zero, é comprar a totalidade de uma empresa pronta com o intuito de fazê-la crescer.

As principais vantagens de adquirir uma empresa pronta são:

  1. Risco limitado. Uma vez que o início das operações, marketing, prospecção de clientes, etc, já terá sido superado, o empreendedor tem maior chance de êxito.
  2. Contabilidade existente. Você consegue entender antes de começar a empreender se a sua sociedade estará no lucro ou no prejuízo.
  3. Clientes ativos. Uma vez que a clientela já existe, não será necessário procurar os clientes do zero.

De outro lado, comprando uma empresa pronta você também terá alguns desafios:

  1. Empresas em operação podem ter problemas trabalhistas, tributários, ambientais, etc. Eis o motivo pelo qual é importante contratar assessores para identificar e quantificar esses problemas.
  2. O valor que você precisa investir em uma empresa pronta pode ser bem maior do que você precisa para iniciar uma empresa do zero. Depois de tudo, o menor risco e o tempo que você ganha tem um “preço”.
  3. Outro fator que você precisa avaliar é a forma como a sociedade era gerenciada. A transição para uma nova gestão deve ser gradual, pois funcionários, fornecedores e clientes estão acostumados ao modelo anterior.

O ideal é que você avalie várias alternativas de empresas para aquisição e ainda a alternativa de criar uma empresa de zero. Ponderando as vantagens e desafios de cada uma delas você poderá empreender limitando seu risco.

Capital Invest
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários