Home Finanças Pessoais Planejamento financeiro para mulheres: organize as finanças

Planejamento financeiro para mulheres: organize as finanças

por Lav√≠nia Martins, CFP¬ģ
0 coment√°rio

O que é planejamento financeiro? Como ele é feito e para que serve? A educação financeira está na moda e compreende diversos assuntos que precisamos aprender para lidar melhor com as finanças pessoais.

Isso vai desde produzir e gerenciar nosso dinheiro, at√© saber priorizar e fazer escolhas para us√°-lo da melhor forma. √Č sobre decidir quando e como gastar. E quando e como guardar e investir.

Nesse contexto, o planejamento financeiro é o ato de pensar e colocar em prática tudo o que se aprende com a educação financeira.

Mas como fazer um planejamento financeiro efetivo para deixar as contas em ordem? Veja agora um passo a passo com as dicas para todos, mas, especialmente, para as mulheres.

O que vem antes do planejamento financeiro?

Antes de planejar, √© preciso sonhar! Sonhar com os objetivos de vida e quebr√°-los em pequenas metas realiz√°veis ao longo do tempo. 

São os nossos objetivos que dão cor à vida. E o exercício de realizar cada meta traz a felicidade de estar cada dia mais próximo da realização dos sonhos!

Planejamento financeiro para mulheres - Dinheirama
Crédito: Unsplash

Com os sonhos e metas estabelecidos, é preciso olhar para o lugar onde se está hoje. Você precisa ter consciência da situação financeira atual.

Qual é a sua renda líquida? Ou seja, quanto dinheiro entra na sua conta-corrente bancária mensalmente?

Al√©m disso, tamb√©m se questione: 

  • Quais s√£o as suas despesas mensais?; 
  • Voc√™ sabe para onde vai o seu dinheiro?;
  • Quais s√£o as suas d√≠vidas?; 
  • Como anda a sua constru√ß√£o de patrim√īnio pessoal e/ou familiar?

Para um planejamento financeiro efetivo, √© importante mapear as d√≠vidas. E entender o quanto da sua renda atual serve para pagar as parcelas dessas d√≠vidas. 

Aqui, alguns pontos importantes precisam ser observados:

  • A fatura do cart√£o de cr√©dito tamb√©m √© uma d√≠vida. Afinal, ela sempre compromete uma parte da renda do m√™s para pagar gastos realizados em meses anteriores;
  • Tendo em mente o t√≥pico anterior, √© necess√°rio olhar para tudo o que vem na fatura do cart√£o de cr√©dito. Separe por tipo de gastos, e n√£o considere a fatura somente como um √ļnico gasto;
  • Se houver o comprometimento de mais de 30% da renda mensal para pagar d√≠vidas, voc√™ se encontra em uma situa√ß√£o de superendividamento. O que pode comprometer o pagamento dos outros gastos correntes do m√™s;
  • No caso de superendividamento, procure ajuda para renegociar as d√≠vidas. Tente, principalmente, reduzir seu custo e diminuir o valor da parcela mensal.

A educação financeira como chave de sucesso para mulheres

Em primeiro lugar, é preciso saber onde você está. Ou seja, qual é a sua situação financeira atual. Em seguida, aonde você quer chegar, ou quais são os seus sonhos e objetivos para o futuro. Depois disso, é o momento de se planejar de fato!

Logo, é hora de pensar sobre quais são as estratégias de educação financeira que você pode usar.

Sim, você vai ter que refletir sobre quais são as atitudes que deve tomar para sair de onde está hoje e chegar onde deseja no futuro.

Em termos de gestão das finanças pessoais, o mais saudável é, primeiramente, construir reservas financeiras

Depois, com segurança, você construirá reservas próprias para serem gastas para realizar os objetivos de vida.

Entretanto, se for necessário usar crédito, o ideal é procurar sempre tomar emprestado um valor pequeno de dinheiro em relação ao tamanho do bem que será adquirido com esse valor.

Al√©m disso, uma boa op√ß√£o √© procurar pela menor taxa de juros do mercado. Al√©m de fazer um contrato de cr√©dito pelo tempo mais curto poss√≠vel. 

Assim, opte por um parcelamento mensal que comprometa, no m√°ximo, 20% da sua renda mensal.

Sonhando alto, mas com o pé no chão

Caso o seu sonho tem um valor financeiro muito elevado, por exemplo, a compra de um imóvel, veja se será necessário se endividar para conquistá-lo.

Ter d√≠vidas n√£o √© nenhum pecado. Desde que elas sejam pensadas com anteced√™ncia, sejam feitas para construir patrim√īnio (e n√£o para consumo).

Além disso, elas não devem comprometer mais do que 30% da renda mensal por um curto período de tempo. Em hipótese alguma, ok?

No caso da compra de um imóvel, o ideal é construir uma reserva financeira de por volta de 80% do valor do imóvel. Assim, você vai financiar apenas 20% do valor.

Com esse planejamento financeiro, voc√™ consegue pagar seu im√≥vel no menor tempo poss√≠vel. E com parcelas que representem, idealmente, no m√°ximo 20% a 30% da sua renda mensal.

Planejamento financeiro para colocar as contas em dia

No processo de reorganiza√ß√£o das contas e educa√ß√£o financeira, considere usar como estrat√©gia a renegocia√ß√£o e o pagamento das d√≠vidas atuais. 

Dessa forma, é possível fazer sobrar mais dinheiro para guardar e investir.

Planejamento financeiro para mulheres - Dinheirama
Crédito: Pexels

Do mesmo modo, procure desenvolver novas fontes de renda para ganhar mais. Ou, ainda, cortar gastos para sobrar dinheiro e conseguir colocar as dívidas em dia.

Com essas táticas de organização de contas, também fica mais fácil conseguir acelerar o processo de pagamento das dívidas atuais.

Assim, você conseguirá iniciar a construção de reservas financeiras!

Definindo prioridades, realizando sonhos

Outro ponto importante a ser observado √© a cria√ß√£o de listas com as suas prioridades. 

Muitas vezes, n√£o conseguimos realizar todos os projetos de vida de uma vez e ao mesmo tempo. 

Por isso, √© importante pensar sobre o que se quer construir. Assim voc√™ consegue definir prioridades e criar uma linha do tempo quando cada projeto ser√° realizado. 

Conforme for definindo suas prioridades, como resultado, voc√™ ver√° que isso ajudar√° a desenvolver o foco naquilo que √© realmente importante para seus projetos de vida. 

Além disso, concentrar esforços para conquistar cada coisa no seu tempo é um ponto importante. Faz parte de qualquer planejamento financeiro.

Cartão de crédito: regras importantes

Estabeleça regras para o uso do cartão de crédito e outros meios de pagamentos e instrumentos de crédito.

Isso ajuda a colocar no modo autom√°tico a tomada de decis√£o sobre o que fazer ou n√£o com o dinheiro no dia a dia.

Em primeiro lugar, por exemplo, é possível determinar como um dos critérios realizar todos os pagamentos no débito.

Planejamento financeiro para mulheres - Dinheirama
Crédito: Unsplash

Para pagamentos de bens com um valor mais elevado, e dos quais você não quer ou não pode fazer o pagamento à vista, utilize o modo de pagamento parcelado no cartão de crédito.

Da mesma forma, outro crit√©rio importante na educa√ß√£o financeira e relacionado ao cart√£o de cr√©dito √© fazer sempre o pagamento do valor total da fatura. Bem como nunca usar o limite do cheque-especial. 

Caso utilizá-lo, procure cobrir o valor do cheque-especial imediatamente após seu uso. Isso ajuda a reduzir ao mínimo o valor que será gasto com o pagamento de juros.

Você sabe quais são suas despesas no futuro?

Outro instrumento importante da educa√ß√£o financeira √© fazer um or√ßamento do que se deseja. 

Assim, você consegue colocar as contas em ordem projetando as receitas e as despesas para o futuro.

Ao fazer isso, considere, inclusive, o valor que ser√° destinado √† constru√ß√£o de reservas financeiras e patrim√īnio. Esses n√ļmeros s√£o muito significativos ao estipular as proje√ß√Ķes.

Essa proje√ß√£o deve ser na base mensal, incluindo os gastos pontuais, como impostos (IPVA e IPTU, por exemplo). E tamb√©m os sazonais (como as f√©rias e os feriados). 

Depois, √© importante somar o valor total do ano para encontrar os grandes n√ļmeros!

Conclusão: planejamento financeiro é todo dia

Muitas vezes, o valor mensal n√£o chama tanto a aten√ß√£o das pessoas quanto o valor anual. 

Por isso, √© transformador ver os n√ļmeros na base anual. Assim voc√™ consegue ter consci√™ncia de quanto dinheiro voc√™ produz e quanto dinheiro passa pela sua m√£o.

Al√©m disso, fica mais f√°cil saber quanto desse dinheiro voc√™ est√°, efetivamente, guardando para construir o seu pr√≥prio patrim√īnio!

A √ļnica certeza que temos sobre o planejamento financeiro √© que a realidade ser√° sempre diferente daquilo que planejamos. Mas o exerc√≠cio de se planejar √© o que nos prepara para viver a realidade.

Esse fator nos ajuda a tomar melhores decis√Ķes financeiras no dia a dia e ao longo da vida. 

Portanto, √© importante ter paci√™ncia com o processo, e revisitar o planejamento financeiro de tempos em tempos. Assim voc√™ consegue ajust√°-lo √† nova realidade. 

O planejamento financeiro n√£o √© uma coisa est√°tica, ele √© din√Ęmico. Precisa estar sempre adaptado aos novos contextos e realidade para ser realmente efetivo!

Reflita sobre estas quest√Ķes para, ent√£o, escolher o seu caminho no mercado imobili√°rio. Bons investimentos!

Lav√≠nia Martins, CFP¬ģ
Fundadora e CEO da FLUXO Planejamento Financeiro
Instagram @lavinia-martins
Twiter @lavimartins
[email protected]

O Dinheirama √© o melhor portal de conte√ļdo para voc√™ que precisa aprender finan√ßas, mas nunca teve facilidade com os n√ļmeros.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informa√ß√£o e atesta a apura√ß√£o de todo o conte√ļdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que n√£o faz qualquer tipo de recomenda√ß√£o de investimento, n√£o se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.