Ter uma renda extra pode ser uma boa alternativa para conseguir fechar as contas no final do mês. Ou ainda fazer sobrar e assim começar a investir.
- Lula troca marqueteira aliada de Janja, por estrategista de João Campos
- Banco Central anuncia primeira intervenção no câmbio em 2025
- Dólar avança 0,2% de olho em Trump, mas recua 0,6% na semana
- Ibovespa: Veja os destaques de hoje; Yduqs desaba mais de 5%
- Mercado ainda não precificou a JBS (JBSS3), aponta Santander
Além disso, ter mais de uma fonte de renda é muito saudável e recomendado. Assim, você não fica 100% dependente de uma só fonte e, em caso de desemprego, terá menos problemas.
Para te ajudar nisso, separamos 10 dicas para ganhar um dinheiro extra de forma rápida e sem muito investimento inicial.
Como fazer renda extra?
Para que possa fazer uma renda extra, é preciso ter em mente que você estará vendendo um produto ou serviço seu.
Por isso, o primeiro passo talvez seja se autoconhecer. No que você é bom? Como você pode contribuir para a vida das pessoas?
Quanto mais a sua fonte de renda estiver alinhada com uma habilidade sua, mais fácil será executar o trabalho e ter retorno.
Além disso, leve em consideração também a clientela que você deseja atingir. Do que eles de fato precisam? E de que forma?
Geralmente, fazer o simples bem-feito já é meio caminho andado para ter sucesso. Escolha aquilo que o maior número de pessoas precisa e descubra qual a melhor forma de atendê-los.
Ideias de renda extra online
Um dos jeitos mais fáceis de arranjar uma renda extra é pela internet. Assim, você não precisará nem mesmo sair de casa para fazer dinheiro.
Entretanto, tome cuidado com sites que “vendem” a ideia de dinheiro fácil. Certifique-se de que a plataforma é confiável e lembre-se: dificilmente você vai conseguir dinheiro nesta vida sem algum tipo de esforço.
Confira algumas ideias de como ganhar renda extra online:
Loja virtual
Ter uma loja hoje em dia é certamente muito simples. Você pode começar a vender seus produtos pelo Instagram, por exemplo.
Em primeiro lugar, escolha que tipo de produto você quer vender, prepare uma primeira leva e tire fotos para divulgar no Instagram. Não se esqueça de tirar fotos em boa qualidade.
Em seguida, defina um nome para a sua loja, os preços dos produtos e crie um pequeno estoque para começar a vender.
Você pode utilizar o Instagram para empresas, que tem o seu marketplace. Além disso, você pode criar contas em sites grandes de marketplaces, como no Mercado Livre.
Se o produto que você vende for algo que as pessoas tendem a procurar no google, então apostar em marketplaces é melhor.
Agora, se forem coisas mais visuais e que variam de estilo para estilo, como roupas, por exemplo, prefira o Instagram.
Se você tiver um pouco mais de recursos para investir, pode ainda criar o seu próprio site. De qualquer forma, é sempre bom ter aquela divulgação no Insta, ok?
Redator para blog
Você escreve bem? Tem algum conhecimento técnico específico? É criativo? Então, pode conseguir uma renda extra escrevendo para blogs ou até redes sociais de empresas.
Muitas empresas buscam profissionais freelancers para fazer esse tipo de trabalho com texto.
Além disso, existem diversos cursos online gratuitos ou pagos para você se especializar na escrita.
Vídeos no YouTube
Se você deseja ser um criador de conteúdo, por exemplo, fazer um canal no YouTube é um ótimo começo. Pense sobre o que você pretende falar no seu canal e que público quer atrair.
Comece produzindo vídeos com temas que possam ser usados em palavras chaves bastante buscadas. Você pode fazer essa busca por palavras no Google Trends.
Use a abuse das hashtags do YouTube para o seu conteúdo viralizar e tenha paciência. Aos poucos, os seguidores chegarão.
Geralmente leva um tempo até você conseguir monetizar seus vídeos e quem sabe atrair marcas patrocinadoras. Por isso, esse não é o melhor caminho para quem tem pressa.
Outra opção é oferecer serviços de vídeo para creators. Se você tem habilidade com edição e roteirização de vídeo, por exemplo, pode fazer esse tipo de trabalho freelancer.
Investir
Outra forma de conseguir renda extra sem precisar sair de casa é investindo. Se você já tem alguma grana e pretende ter lucro com ela ao longo da vida, essa é uma ótima opção.
Para conseguir renda por meio de investimentos, foque em ativos de renda fixa com rentabilidade periódica. Por exemplo o Tesouro Direto prefixado com juros semestrais.
Outra opção é investir em ações ou fundos de investimentos que pagam bons dividendos. É o caso de fundos imobiliários, por exemplo, ou empresas de setores tradicionais e pouco voláteis, como os de energia e saneamento.
Ganhar dinheiro extra home office
Está com algum tempo livre e quer colocar a mão na massa fazendo algo em casa? Então a melhor opção de “bico” para você conseguir uma renda extra pode ser:
Faça e venda doces
Se você cozinha bem, pode começar a fazer e vender doces no seu prédio ou bairro. Faça um cardápio com preços e então divulgue.
Se você mora em um prédio, pode entregar folhetos nos apartamentos ou anunciar em algum quadro de comunicação.
No bairro, que tal deixar folhetos em estabelecimentos comerciais que não sejam concorrentes? E também distribuir nas casas e prédios da região.
Essa dica vale para qualquer alimento, ok? Marmitas, tortas salgadas… Utilize a sua criatividade e o seu talento para oferecer o melhor aos clientes.
Crie e venda artesanato
Quem tem habilidades manuais pode se dar bem vendendo artesanato. Procure criar itens úteis e que podem ser desejados pelas pessoas do seu círculo social.
Mais uma vez, a divulgação é a chave: tire fotos bonitas e espalhe pelas redes sociais. Você pode também participar de feirinhas de artesanato aos fins de semana.
Renda extra com revenda de produtos
Outro jeito fácil de conseguir uma renda extra é por meio da revenda de produtos. Muitas empresas de cosméticos, por exemplo, utilizam esse método de revenda.
O ponto de atenção aqui é se tornar revendedora de produtos que fazem sentido para o seu círculo social ou bairro.
Se você mora em uma região de classe média, dificilmente vai conseguir vender itens de luxo, não é mesmo?
Você pode revender também: roupas, utensílios domésticos, bijuterias ou jóias etc.
Brechó / OLX / Enjoei
Faça uma limpa na sua casa e selecione todas as coisas que você não usa e que estão em bom estado. Então, que tal vendê-las em classificados?
Hoje, muitos sites oferecem esse recurso de venda de objetos de segunda mão, como OLX e Enjoei. Você também pode recorrer aos brechós físicos ou no Instagram.
Renda extra com pouco investimento
Você não tem muita grana para investir em um novo negócio que te proporcione uma renda extra? Calma, não precisa se desesperar.
Muitas das opções citadas nos itens acima dependem de pouco ou nenhum investimento inicial. Mas aqui vão algumas outras opções:
Entregador ou motorista de aplicativo
Se você tem um carro ou moto, que tal se cadastrar em um aplicativo de entrega ou serviço de motorista?
Você pode fazer esse tipo de trabalho nas horas vagas, aos fins de semana, na ida ou na volta do seu trabalho.
Para se cadastrar é bem simples e você só precisará desembolsar com o combustível, que será pago quando você receber os pagamentos.
Passear com cachorro também gera renda extra
Muitas pessoas têm pets mas não têm tempo para passear todos os dias com eles. Por isso, se você gosta de animais, pode oferecer esse tipo de serviço.
Não será preciso desembolsar nenhum real. Você só precisa divulgar o serviço no seu bairro e/ou prédio e colocar a mão na massa.
Conclusão
Existem diversas opções de como conseguir uma renda extra todo mês. Por isso, busque realizar a tarefa com a qual você mais se identifica.
Além disso, ser autônomo pede ainda mais controle financeiro. Não esqueça de anotar tudo o que entra e sai e ter certeza de que realmente está sendo um negócio lucrativo.
Estudar um pouco de marketing, independentemente da função escolhida, vai te ajudar a “vender seu peixe”. Aos poucos, você vai conquistar uma cartela fiel de clientes. Boa sorte!