A Petrobras, que durante boa parte da última década se tornou motivo de orgulho para os brasileiros, atravessa uma grave crise de valores e credibilidade. A cada semana se agravam as denúncias de corrupção e, ainda que a presidente Dilma “segure a bronca”, o mercado duvida da capacidade de Graça Foster de continuar comandando o processo de apuração dos malfeitos realizados por alguns empregados de peso dentro da companhia.

O preço do petróleo despencou em 2014, esse também um componente interessante e importante, que influencia muito no desempenho da empresa, que acumula perda de 75% de seu valor nos últimos 5 anos, conforme gráfico abaixo:

Gráfico - PETR4

Se o valor está baixo, é hora de comprar ações da Petrobras?

Sob o ponto de vista histórico, sim, afinal as ações estão sendo negociadas na casa de 0,3x o valor patrimonial da empresa. Entretanto, existem muitas dúvidas que parecem povoar a cabeça dos investidores na hora de decidir alocar ou não seu capital na empresa, veja:

  • Ainda não se sabe o tamanho do rombo na empresa ocasionado pelo esquema de corrupção;
  • Enquanto não se souber isso, não há parecer de auditores e divulgação de balanços confiáveis pela empresa, que está́ inadimplente de resultados (investidores no escuro quanto aos números da companhia);
  • Enquanto não há divulgação de resultados, a companhia fecha a janela para captações no mercado e corre risco de novo rebaixamento em sua classificação de risco pelas agências de rating.

O perigo maior é que o pequeno investidor tem menor nível de informação e por isso suas decisões se tornam mais difíceis. Neste sentido, é fundamental ter parceiros que ofereçam material de qualidade técnica comprovada.

Mas, afinal, é hora de comprar ações da Petrobrás?

A Empiricus Research, casa independente de análises de ações e parceira de conteúdo do Dinheirama, criou um relatório gratuito (clique aqui para baixar) especialmente para você que quer saber mais informações sobre a Petrobras.

A equipe de especialistas da Empiricus, com base nesse relatório gratuito (clique aqui para baixar), apresenta aos investidores muita informação e dados que ajudarão a tomar a melhor decisão em relação a empresa. Eles possuem uma opinião sobre Petrobras que desejam compartilhar com você neste material gratuito, acesse e leia.

O ano de 2015 exigirá atenção e boas escolhas!

Os investidores de sucesso têm uma característica em comum: rapidez na tomada de decisões e uso inteligente de informações qualificadas e técnicas. Entre para o time dos investidores bem informados na busca de uma vida mais rica e feliz. Aproveite e até a próxima!

Nota: Esta coluna é mantida pela Empiricus, que contribui para que os leitores do Dinheirama possam ter acesso a conteúdo gratuito de qualidade.

Foto de Shutterstock.

Empiricus Research
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários