Está se aproximando a hora de acertar as contas de 2015 com o leão. O prazo para a entrega das declarações do imposto de renda 2016 para a Receita Federal será iniciado em 1º de Março e ser encerra em 29 de Abril de 2016. Todo contribuinte que recebeu rendimentos passíveis de tributação, que somados, totalizam um valor acima de R$ 28.123,91 no ano de 2015, deverão realizar a declaração.

Este é um momento que surgem muitas dúvidas em relação aos lançamentos dos investimentos, em especial para as pessoas que começaram a investir em produtos financeiros até então desconhecidos para elas:

  • Ações na bolsa de valores;
  • Títulos do Tesouro Direto;
  • CDB, RDB e Letras de Câmbio;
  • LCI e LCA;
  • Fundos imobiliários; e
  • Previdência privada.

Qualquer erro poderá representar algumas dores de cabeça, incluindo desde a retificação da declaração até o pagamento de multas.

Dessa forma, o Criando Riqueza, que é o canal de educação financeira da Empiricus, nossa parceira de conteúdos, preparou um guia explicativo contendo detalhes importantes sobre o lançamento desses investimentos na declaração do imposto de renda, além de explicar como são aplicadas as alíquotas de impostos sobre estes produtos financeiros.

É um material muito útil para os investidores, e recomendamos que você compartilhe com seus familiares e amigos para facilitar o trabalho de todos.

Para acessar o guia, basta clicar aqui para ser direcionado para uma página exclusiva do Criando Riqueza, onde há instruções para acessar o documento.

Bom trabalho e até a próxima!

Nota: Esta coluna é mantida pela Empiricus, que contribui para que os leitores do Dinheirama possam ter acesso a conteúdo gratuito de qualidade.

Foto “big lion”, Shutterstock.

 

Criando Riqueza
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários