Controle financeiro é um tema que ainda hoje levanta uma série de dúvidas em muita gente! Se o seu planejamento financeiro não funciona, é muito provável que você esteja cometendo dois erros relativamente simples, mas perigosos. Acompanhe!

Quando falamos de educação financeira na hora já começamos a pensar o quanto é importante criarmos mecanismos de controle. Através do controle financeiro começamos a entender a dinâmica de nossas finanças e fica muito mais claro perceber (na prática) qual o verdadeiro padrão de vida.

Mais do que simplesmente anotar os gastos o planejamento financeiro é uma ferramenta de gestão. Anotar por anotar, é uma atividade que vai te tomar um tempo precioso do dia mas que não trará resultados.

Leia também: Planejamento financeiro: “a simplicidade é o último grau de sofisticação

Controle Financeiro: Os Dois Maiores Erros que Você Não Pode Cometer

O Controle financeiro precisa ser feito com disciplina para que possa ser uma ferramenta de gestão eficiente e inteligente para tomada de decisões. Afinal, através do controle eficiente é possível saber onde é possível reduzir gastos entre outras importantes decisões.

Mais do que uma atividade difícil de realizar, o planejamento financeiro é sim uma atividade que requer um cuidado adicional para não sejam cometidos erros que possam comprometer o processo.

EXISTEM 2 (DOIS) erros que são verdadeiros vilões no processo de controle financeiro das famílias, porque a grande maioria das pessoas cometem esses erros.

1. Primeiro Erro: Colocar no Controle uma Categoria Outros

Não existe controle se você não saber exatamente para onde o dinheiro está indo. No médio e longo prazo, ao analisar os gastos uma categoria chamada como “Outros” ou “Diversos” vai comprometer todo o trabalho feito.

2. Segundo Erro: Considerar o Cartão de Crédito como um “tipo de Gastos”

Ainda hoje muitas pessoas no planejamento financeiro consideram o cartão de crédito como um tipo de gasto. O cartão de crédito é uma forma de pagamento. Inclusive, é fundamental acompanhar os gastos com o cartão em um controle a parte.

Existem outros erros importantes que prejudicam o controle financeiro

Confira nosso vídeo e registre sua opinião:

Clique para assistir: Controle Financeiro: Os Dois Maiores Erros que Você Não Pode Cometer

Conrado Navarro
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários